Recordar é Viver: A carreira lendária de Ticha Penicheiro

- Advertisement -

A magia tem o dom de encantar o ser humano. Alguns mágicos usam a varinha e a cartola para nos iludir e deixar sem palavras, mas, neste caso, toda a arte era feita com a intervenção de uma jogadora e a bola de basquetebol. A simplicidade e o virtuosismo também podem transparecer nos passes e nos malabarismos, e neste caso a bola sorria quando tocava nas suas mãos.

Na Figueira da Foz nasceu uma estrela que atravessou o mar para tentar, como muitas outras, realizar um sonho. Numa altura em que a liga de basquetebol feminina americana (WNBA) começava a dar os primeiros passos, Ticha Penicheiro rumou a um mundo novo, ainda sem grandes certezas de que poderia ser o melhor passo para a, então, jovem jogadora.

Depois dos primeiros toques na bola laranja e preta no Ginásio Figueirense, a base portuguesa transferiu-se para a União Desportiva de Santarém. Nos Scalabitanos sagrou-se campeã nacional, venceu a Taça de Portugal e ainda conquistou a Supertaça. Depois de um arranque positivo na sua carreira, era hora de partir e aumentar os horizontes.

Com isso, surgiu a oportunidade de jogar na NCAA (campeonato universitário americano) pela Universidade de Old Dominion, onde se formou em comunicação ao mesmo tempo que podia jogar basquetebol. Pelas Monarchs, Ticha Penicheiro realizou quatro anos de bom nível, e levou a equipa à final universitária por uma vez, onde ganhou um lugar no melhor cinco da competição.

Com a maior naturalidade, a WNBA chamava pelo talento de Ticha. No draft de 1998, as Sacramento Monarchs depositaram toda a esperança na capacidade da portuguesa, e acabaram por a escolher com a segunda escolha da primeira ronda. Não é preciso dizer que a escolha foi certeira, porque os números falam por si.

Até o franchise de Sacramento deixar de fazer parte da liga, a base portuguesa estabeleceu-se como uma das melhores jogadoras da competição, e inclusivamente ajudou a formação a vencer um título da WNBA. A lenda de que uma varinha mágica tocava a atleta antes dos jogos começou a surgir devido à espontaneidade e magia que colocava em todos os courts onde passava.

Mesmo depois de rumar às Los Angeles Sparks, e mais tarde às Chicago Sky, o profissionalismo e a qualidade mantiveram-se intactos. As dez épocas na maior liga de basquetebol feminino no mundo não passaram ao lado de quem ama a modalidade, e inclusivamente Magic Johnson chegou a dizer a Ticha que a conhecia e admirava.

Conhecida pelos passes certeiros, e alguns menos ortodoxos, Penicheiro foi durante alguns anos a recordista de assistências na competição – ultrapassada por Sue Bird em 2017. Além de alguns recordes, a portuguesa fez parte da lista de 15 e 20 melhores jogadoras nos primeiros 15 e 20 anos da WNBA, e faz parte do Hall Of Fame do basquetebol feminino americano.

Ticha Penicheiro é uma das atletas que cria nos adeptos e amantes da modalidade a inocência e a alegria de quando éramos crianças. Digo é, porque no presente continua a inspirar milhões de jovens em todo o mundo, e o legado da portuguesa sai além das fronteiras de Portugal e dos Estados Unidos da América. Recordar é viver e, neste caso, é também motivar.

Foto de Capa: WNBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fulham de Marco Silva derrota Aston Villa e regressa aos triunfos na Premier League

O Fulham de Marco Silva venceu o Aston Villa por 1-0 em Craven Cottage. Os cottagers subiram à 10.ª lugar da Premier League.

Podcast Fora do Ringue #34 – Análise à Wrestlemania 42

A Wrestlemania trouxe novos campeões e nós analisámos tudo neste episódio. O build up, os combates e as próximas storylines em mais um "Fora do Ringue". Com o André Conde, Bernardo Figueiredo e João Fontes.

Podcast À Prova de Bola #26 – Sporting e Torreense com encontro marcado no Jamor

O “À Prova de Bola” desta semana entra a fundo nas meias-finais da Taça de Portugal: o empate no Dragão, o duelo histórico em Torres Vedras e tudo o que marcou a semana no futebol português.

Podcast Sair a Jogar #22 – Ponto de situação da Bundesliga, Eredivisie e Ligue 1

O “Sair a Jogar” desta semana faz um ponto de situação de três das principais ligas do top 6 europeu: Bundesliga, Eredivisie e Ligue 1. Em análise estão a luta pelo título, as vagas europeias e a zona de despromoção.

PUB

Mais Artigos Populares

Nova lesão afasta Éder Militão do resto da temporada e do Mundial

Éder Militão vai ser operado ao bíceps femoral da perna esquerda e vai parar cerca de quatro meses, ficando afastado do Mundial 2026.

Revelados os planos de Ruben Amorim para 2026/27

Ruben Amorim deve continuar ausente dos bancos por mais uma temporada. O técnico português quer fazer um ano sabático e não pretende também voltar a Portugal, para já.

Leixões derrota Portimonense e soma terceira vitória consecutiva na Segunda Liga

O Leixões recebeu e venceu o Portimonense por 2-0, no encontro referente à 31.ª jornada da Segunda Liga.