10 Craques do CM 96/97 – Edição Portuguesa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Chegados os meados de Novembro, é altura de muitos adeptos de futebol colocarem de lado a sua vida pessoal, deixando-se levar por um vício que já terá destruído muitas relações e, quem sabe, algumas vidas. Os divórcios nesta altura do ano, bem como as notas final do primeiro período do ano letivo e do primeiro semestre e os resultados do último trimestre de muitas empresas, refletem-no. Há estudantes e trabalhadores mergulhados num mundo virtual onde lá são aclamados como os treinadores que admiram na vida real ou onde vêm ser legitimadas as críticas aos treinadores das suas equipas – eles, de facto, fariam melhor.

Esse vício têm um nome e chama-se Football Manager (FM), mas já se chamou Championship Manager (CM). Uma droga que começou a entrar, com especial incidência, em Portugal, no ano de 1996, quando foi lançada a primeira versão do jogo traduzida e com o campeonato português.

Essa versão não tinha tanto glamour como as atuais. O desenrolar de cada jogo estava limitado a um conjunto de frases pré-formatadas (e algo confusas), não havia cláusulas negociáveis nos contratos dos jogadores, as táticas eram muito limitadas (não havia lugar a instruções individuais, por exemplo) e as mensagens que o treinador virtual recebia apareciam no mesmo ecrã das condições das transferências ou dos resultados das outras equipas do jogo.

No fundo, o jogo era muito mais simples que os de hoje, mas não quer dizer que fosse menos viciante. Reformulando: o jogo É muito mais simples que os de hoje, o que não quer dizer que não SEJA menos viciante. É que ainda há quem o jogue, 21 anos depois do seu lançamento. O redator deste artigo, acusa-se.

Aproveitando o lançamento do FM 18, decidimos não deixar cair no esquecimento o nascimento do vício imposto pelo cargo de treinador virtual, começando, neste artigo, uma viagem pelos primórdios deste flagelo, e que terá continuidade em edições especiais no podcast 120s de Bola.

O pontapé de saída será dado pelos 10 melhores jogadores do campeonato português que muitos dos primeiros “agarrados” tentaram adquirir para os clubes com que iniciaram esta jornada decadente… mas cuja eventual contratação fazia merecer a pena todos os minutos gastos nela.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Seleção Nacional Futebol de Praia: Eis os convocados para a Superfinal da Liga Europeia

Selecionador Bruno Torres anunciou a lista de convocados da Seleção Nacional de Futebol de Praia para a Superfinal da Liga Europeia

Já é conhecido o próximo clube de Stephan El Shaarawy e é em Itália

Stephan El Shaarawy já tem próximo passo definido: Genoa. Avançado de 33 anos continuará, desta forma, a jogar em Itália.

Central brasileiro que foi associado a Benfica e Sporting continua na Serie A

Juan Jesus foi oficializado como reforço do Venezia até ao final da temporada. O central brasileiro chegou a ser associado a Benfica e Sporting.

Estoril Praia recusou saída de Yanis Begraoui e abdicou de potenciais 13 milhões de euros

O Estoril Praia travou a saída de Yanis Begraoui para a Lazio no fim do mercado. Negócio envolvia empréstimo com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Trabzonspor: Mohamed Salah e Sidny Lopes Cabral ficam sem treinador na Turquia

O Trabzonspor de Mohamed Salah e de Sidny Cabral demitiu o treinador Fatih Tekke após os maus resultados neste início de temporada.

Tomás Araújo acaba de assinar novo contrato com o Benfica: eis a duração

Tomás Araújo assinou um novo contrato com o Benfica. Vínculo é válido por cinco temporadas até junho de 2031.

Leeds United reforça o lado esquerdo do ataque e da defesa com dupla francesa

O Leeds United fechou o mercado de transferências com os empréstimo com opção de compra de Melvin Bard e Jean-Mattéo Bahoya.