📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

10 histórias do Futebol português que davam uma série da Netflix

- Advertisement -

1.

Fonte: FPF

Doze anos de luta pela consagração europeia: Tem mesmo de ser o número um desta lista. Neste período, a armada lusa alcançou duas finais (2004 e 2016) e uma meia-final em 2012, o que cimentou a posição de Portugal como uma potência nas competições europeias de seleções. 2004 foi o ano da tragédia grega na Luz, em que Luís Figo, Rui Costa, Pauleta e companhia desperdiçaram uma oportunidade de ouro para conquistar o Europeu, para profunda tristeza de um povo que nesses 12 anos tremia sempre que ouvia falar no nome Charisteas.

Se em 2012 a lotaria das grandes penalidades impediu o regresso a uma final, 2016 terminaria com um rumo diferente: em França e frente à Seleção da casa que era um dos adversários que costumava levar sempre a melhor, o pontapé de Éder aos 109 minutos ajudou a mudar a história do “triste fado português” e Portugal finalmente conquista a Taça Henri Delaunay, nome pelo qual é conhecido o troféu em disputa nos Europeus.

(Nota: Em 2006, Portugal alcançou a meia-final do Mundial alemão, mas o foco principal é o percurso da seleção nos campeonatos da Europa)

 

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.