10 melhores jogadores que passaram por Sporting e Braga

    Uma rivalidade que é, novamente, posta à prova, em campo, neste fim de semana, mas fora dele também já deu que falar. Contudo, não existe nenhuma relação oficial entre ambos os emblemas, mas é inegável a quantidade de jogadores que já estiveram nos dois lados e as negociações, difíceis ou não, que já sucederam. No total, mais de 20 atletas já passaram por Braga e Lisboa para representar o Sporting e o Braga.

    Neste top 10 estão, na minha opinião, os melhores jogadores, sem uma ordem específica, que já desfilaram na “Pedreira” e em Alvalade.

    10.

    Wilson Eduardo num jogo entre o Braga e o Benfica
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Wilson Eduardo – Atualmente no Apoel, Wilson Eduardo, irmão de João Mário, é uma das personagens que rapidamente nos chega à memória nesta relação entre o Sporting e Braga.

    O avançado de 33 anos foi formado nos verdes e brancos e chegou a ser uma peça no elenco principal da equipa sportinguista, no entanto, foi nos bracarenses que foi mais impactante, sendo um jogador muito utilizado durante os cinco anos que esteve por lá. Foram 154 jogos nos arsenalistas e 45 golos.

    9.

    Bruma Fredrik Aursnes Benfica Braga
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Bruma – Surgiu no Sporting como um relâmpago, mas rapidamente desapareceu. Contudo, demonstrou a sua melhor versão, no Braga, quase 10 anos depois.

    Formado em Alcochete, chegou à equipa principal onde “só” se apresentou por 25 vezes na temporada 2012/13, altura que os leões viviam um momento conturbado da sua história. Em Braga, já em 2022/23, veio por empréstimo oriundo do Fenerbahçe e, logo, logo, António Salvador e Artur Jorge quiseram contar com os seus serviços, após uma meia época que fizeram “brilhar o olho”.

    Atualmente, Bruma está lesionado e os bracarenses, apesar da conquista recente da Taça da Liga, sentem falta de um criativo no último terço, face ao seu afastamento. O “7” do Braga, reencontrou-se na cidade de Braga.

    8.

    Ricardo Esgaio continua a ser opção no Sporting
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Ricardo Esgaio – Saiu de Braga, após quatro épocas no clube, como um dos principais defesas direito da liga portuguesa e no Sporting é visto, pela maioria dos adeptos, como um jogador que não dá garantias. Contudo, a par do período “Pedro Porro”, é sempre a primeira escolha para a posição.

    Cumpre a terceira temporada de leão ao peito, sendo que na atual temporada já leva 30 jogos disputados, duas assistências e 1710 minutos jogados.

    7.

    Abel Ferreira – Jogou uma temporada e meia em Braga e rumou no mercado de inverno de 05/06 a Alvalade, onde jogou até ao final da sua carreira e conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

    Como treinador é dos melhores do mundo, mas como jogador nunca foi um craque. No entanto, era muito regular e não compromete, sendo dos atletas que qualquer técnico gosta de ter e que dá sempre tudo em campo.

    6.

    Luís Filipe – Para os mais saudosos, é um dos nomes desta lista que vai criar mais nostalgia. Eu não o vi a jogar, mas é daqueles nomes que já se ouviu falar em algum momento, principalmente na relação entre o Sporting e o Braga.

    Uma das maiores promessas dos anos 2000 surgiu nos arsenalistas sobre grande expectativa, mas nunca chegou a ser o que se pensava vir a ser. Nos leões foi campeão nacional, em 2001/02, contudo não vingou e foi emprestado para a União de Leiria. Curiosamente, foi o autor do primeiro golo no novo Estádio José Alvalade, naquele jogo que mudou a vida de Cristiano Ronaldo.

    Anos mais tarde, em 2005 foi mesmo comprado pelo Braga, onde cumpriu duas temporadas com um bom rendimento.

    5.

    João Vieira Pinto – Um dos nomes mais lembrados do futebol português, João Vieira Pinto, também jogou nos dois “Sportings”. Um talento inegável que o levou a ser internacional A por 81 vezes.

    Formado nas escolas do Boavista, mas mais relembrado pelos oito anos no Benfica, o avançado/extremo perfilou-se de leão ao peito de 2000 a 2004. No fim da carreira desportiva foi até Braga e completou duas temporadas para encerrar o seu capítulo no futebol.

    4.

    Hugo Viana – O atual dirigente do Sporting Clube de Portugal, Hugo Viana é um ex-futebolista que jogava a médio centro. O jogador que chamava à atenção por ser muito elegante e inteligente com bola esteve presente numa das melhores gerações dos respetivos clubes.

    No Sporting foi campeão em 2001/02 e no Braga foi à final da Liga Europa na época 2010/2011, jogo que acabou por sair derrotado para os compatriotas do FC Porto, por uma bola a zero. No entanto, não apaga, de todo, os grandes momentos que viveu, principalmente na “Cidade dos Arcebispos”.

    3.

    Jogadores do Sporting celebram golo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Paulinho – O avançado do Sporting rendeu aos cofres do Braga 16 milhões de euros no mercado de inverno na época 2020/21 e tem vindo a escrever uma história com muito sucesso pelos leões.

    Em Braga, venceu uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal (contribuiu apenas em parte da campanha), mas foi em alvalade que conquistou três títulos. Uma Liga Portuguesa, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Além dos títulos, já completou 127 jogos e faturou por 45 vezes ao longo destes três anos.

    Um avançado com características diferentes e que, em momentos, divergiram as opiniões dos adeptos leoninos face à sua qualidade, mas, sem dúvida, que é e foi um jogador importante no método como Rúben Amorim “joga o jogo”.

    2.

    Palhinha campeão Taça da Liga pelo Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    João Palhinha – Foi um dos símbolos da célebre campanha da Liga Portuguesa do Sporting. Em 2020/21, passou, por empréstimo, no Braga entre 2017 e 2020 e deixou a sua marca com a conquista da Taça da Liga.

    Sem dúvida que é um dos melhores médios defensivos do futebol atual e teve um impacto imediato na Liga Inglesa, sendo um dos jogadores com mais desarmes em Inglaterra e no mundo. Demonstra bem a forma como as equipas portuguesas conseguem lapidar os atletas portugueses.

    1.

    João Moutinho com a camisola do Braga
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    João MoutinhoUm dos melhores jogadores portugueses do século foi formado no Sporting e está nos últimos anos de carreira a ser um dos principais ativos do Braga.

    Entre a formação e o futebol profissional dos leões foram 13 temporadas na equipa de alvalade, sendo que chegou a ser capitão dos leoninos. Em Braga, chegou na atual temporada, após ter estado com um “pé e meio” no FC Porto, e já conquistou uma Taça da Liga.

    Elegância e longevidade são as duas palavras que melhor definem este jogador que já deu e dá tanto ao futebol português.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Cruzeiro interessado em jogador com passagem fugaz pelo Benfica

    O Cruzeiro quer contar com Deyverson, atleta que já...

    Real Madrid: Ancelotti revela que Courtois vai ser titular no próximo jogo

    Carlo Ancelotti esteve presente na conferência de imprensa de...

    Fim de uma era: Marco Reus diz adeus ao Borussia Dortmund

    Marco Reus vai deixar o Borussia Dortmund no final...
    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.