Os 10 tipos de laterais direitos

- Advertisement -

A posição de lateral sofreu evolução ao longo dos anos, tendo também aumentado o seu nível de complexidade. Primeiro, porque as regras mudaram, o que torna a agressividade mais limitada, segundo porque devido à evolução do futebol, o extremo tradicional está em extinção. Olhemos para o caso da Premier League, em que os supostos extremos são Salah, Mané, Sterling, Bernardo Silva e marcam praticamente todos mais de 15 golos por época. O conceito está a mudar e o lateral tem uma função diferente de momento.

O lateral da atualidade destaca-se pela qualidade ofensiva e pelo jogo interior, no entanto seria importante não desvalorizar o que faz um lateral a nível defensivo, tendo em conta a velocidade do jogo e principalmente as características dos melhores extremos. Cafú e Roberto Carlos tiveram uma influência gigante nesta posição e mudaram a forma como ela é vista, por serem demasiado ofensivos e triunfarem no futebol mundial.

Na atualidade, é possível que os dois revolucionem o futebol, embora essa resposta só consiga ser dada daqui a uns anos. Alexander-Arnold e Andy Robertson são fruto do trabalho de Klopp, que os desenvolveu e tornou-os completos em quase todos os aspetos.

Guardiola pode também considerar-se um inovador neste sentido, quando surpreendeu o mundo e posicionou os laterais no meio-campo, quando treinava o Bayern de Munique e mais tarde o Manchester City. Essa tática tinha como função ajudar na construção e prevenir um eventual contra-ataque perigoso do adversário.

Saiba quais são os melhores laterais direitos a desempenhar determinadas funções.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC e Alverca empatam para a Primeira Liga

O Vitória SC e o Alverca empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Ligue 1: PSG faz o mínimo e vence Le Havre

O PSG bateu o Le Havre por uma bola a zero durante este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Ligue 1.

Atlético Madrid vence Real Oviedo no último minuto e iguala Villarreal

O Atlético de Madrid foi às Astúrias vencer o Real Oviedo por uma bola a zero este sábado, em jogo da 26.ª jornada da La Liga.

Inter Milão vence Genoa na ressaca da eliminação da Champions League

O Inter Milão recebeu e venceu o Genoa por duas bolas a zero na noite deste sábado, num encontro da 27.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez já é o reforço mais caro da história do Sporting

Luis Suárez passou a ser o jogador mais caro do Sporting, ultrapassando o valor que foi pago por Viktor Gyokeres.

Segunda Liga: Torrense é derrotado em casa por FC Porto B e pode ver o Académico de Viseu a fugir cada vez mais na...

FC Porto B venceu o Torrense por 3-0. A equipa de Torres Vedras pode ver o Académico de Viseu decolar na classificação caso vença o líder Marítimo.

Cristiano Ronaldo falha penálti mas Al Nassr acaba por vencer o Al Fayha de Pedro Emanuel: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 24.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr deu uma reviravolta no terreno do Al Fayha e venceu por 2-1. Cristiano Ronaldo falhou um penálti aos 10 minutos.