Os 10 tipos de laterais direitos

- Advertisement -

A posição de lateral sofreu evolução ao longo dos anos, tendo também aumentado o seu nível de complexidade. Primeiro, porque as regras mudaram, o que torna a agressividade mais limitada, segundo porque devido à evolução do futebol, o extremo tradicional está em extinção. Olhemos para o caso da Premier League, em que os supostos extremos são Salah, Mané, Sterling, Bernardo Silva e marcam praticamente todos mais de 15 golos por época. O conceito está a mudar e o lateral tem uma função diferente de momento.

O lateral da atualidade destaca-se pela qualidade ofensiva e pelo jogo interior, no entanto seria importante não desvalorizar o que faz um lateral a nível defensivo, tendo em conta a velocidade do jogo e principalmente as características dos melhores extremos. Cafú e Roberto Carlos tiveram uma influência gigante nesta posição e mudaram a forma como ela é vista, por serem demasiado ofensivos e triunfarem no futebol mundial.

Na atualidade, é possível que os dois revolucionem o futebol, embora essa resposta só consiga ser dada daqui a uns anos. Alexander-Arnold e Andy Robertson são fruto do trabalho de Klopp, que os desenvolveu e tornou-os completos em quase todos os aspetos.

Guardiola pode também considerar-se um inovador neste sentido, quando surpreendeu o mundo e posicionou os laterais no meio-campo, quando treinava o Bayern de Munique e mais tarde o Manchester City. Essa tática tinha como função ajudar na construção e prevenir um eventual contra-ataque perigoso do adversário.

Saiba quais são os melhores laterais direitos a desempenhar determinadas funções.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Youssef Chermiti bisa e Rangers goleia Falkirk para manter pressão ao Hearts na Liga Escocesa

Mais uma exibição de luxo de Youssef Chermiti e novo triunfo do Rangers. Desta feita, goleada sobre o Falkirk.

Ivan Toney atira-se à arbitragem na Arábia Saudita e ataca Al Nassr de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo: «Nós sabemos quem beneficia»

Ivan Toney deixou críticas à arbitragem do Al Fayha x Al Ahli. Avançado inglês falou em benefícios e atacou postura do árbitro.

Frederico Varandas revela comentário de André Villas-Boas a Rui Costa acerca dos casos Apito Dourado e e-mails: «Gostava de saber se também faz publicamente…»

Frederico Varandas prestou declarações à comunicação social no final do Torneio Aurélio Pereira. Lê as declarações do presidente do Sporting.

Frederico Varandas reage a declarações de André Villas-Boas e diz: «Há um clube que agrediu e outro que foi agredido»

Frederico Varandas prestou declarações à comunicação social no final do Torneio Aurélio Pereira. Lê as declarações do presidente do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas comenta campanha do Sporting na Champions League: «É um orgulho»

Frederico Varandas prestou declarações à comunicação social no final do Torneio Aurélio Pereira. Lê declarações do presidente do Sporting.

Bernardo Silva aconselhado a histórico: «O jogador a contratar é o Bernardo Silva»

Ciro Ferrara acredita que Bernardo Silva é o reforço ideal para a Juventus, já que vai ficar livre no mercado de transferências.

Jorge Jesus ataca arbitragem: «Não gostei deste árbitro»

Jorge Jesus criticou a arbitragem, mesmo após o Al Nassr somar a 16.ª vitória consecutiva frente ao Al-Akhdoud.