5 jovens a observar na Liga Portuguesa 24/25

- Advertisement -

Jovem é o termo dado àqueles que pouca idade possuem, àqueles que estão em fase de crescimento, aos novos. No mundo do futebol, todos os anos, por volta desta altura, surge a necessidade de equacionar quem vão ser os jovens a emergir no meio que tanto movimenta. Para fortuna de muitos, a Liga Portuguesa tende a ser um palco promotor de novas figuras que se apresentam consecutivamente perante maiores holofotes.

Tendo chegado essa exata altura, é hora de perceber quais os cinco jovens que podem emergir na próxima edição da Liga Portuguesa 24/25.

5.

Rodrigo Mora – Já conhecido por muitos, o jogador de 17 anos formado nos Dragões renovou contrato com o Porto até 2027, já sob o mandato de André Villas-Boas, e é visto como um dos pilares do futuro do FC Porto.

Na última temporada anotou 13 golos e assistências entre os juniores e a Equipa B, aos quais somou cinco golos e dois assistências ao serviço da Seleção no Euro Sub-17. Nesse tempo, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a participar e a marcar em competições profissionais em Portugal, ao fazê-lo com 16 anos, 6 meses e 6 dias.

Dada a situação do clube, a necessidade de apostar na qualidade caseira é crucial, no entanto, face à qualidade do próprio, a sua aposta acaba por ser muito mais que uma mera necessidade. Na pré-temporada não foi utilizado de forma preponderante, ainda assim, não tardará para que Vítor Bruno conceda mais espaço à pérola azul e branca. É apenas uma questão de tempo.

4.

Geovany Quenda – Ao contrário do anterior, Quenda já vai somando mais protagonismo ao serviço da equipa principal do clube, o Sporting. Algo que não o torna melhor ou pior que Mora, mas que já vai habituando o extremo leonino aos grandes palcos.

Um jogador irreverente, tecnicista e que encanta a partir da ala direita. Já se estreou a marcar pela primeira equipa na Supertaça frente ao Porto e promete ser uma opção a ter em conta por Ruben Amorim ao longo da época.

3.

Roger Fernandes – Ele que começou cedo a pisar terrenos graúdos, cresceu mais um pouco e pode ser agora uma das principais figuras do Braga nesta temporada que se segue.

Depois de se tornar o jogador mais jovem de sempre a marcar na Primeira Liga em 2021, com 16 anos, o agora jogador de 18 anos está mais maduro e mais capacitado para impactar o minho e o país.

Na temporada passada como jogador de rotação foi capaz de apontar nove golos e assistências ao longo da época e nesta já abriu a contagem com um golo na qualificação para a Liga Europa. Ao serviço de Daniel Sousa, Roger tem sido titular e absolutista nos Guerreiros, por isso espera-se uma temporada de sucesso para o extremo.

2.

Pedro Gonçalves Pote Martim Fernandes FC Porto Sporting Supertaça Portuguesa
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Martim Fernandes – Tal como Mora, Martim Fernandes faz parte do lote de jogadores que tem em si a responsabilidade de levar avante o projeto desportivo dos dragões.

A verdade é que o Porto pode contar com jogadores como o lateral para os tais objetivos, face ao rendimento soberbo que o mesmo tem vindo a demonstrar. Depois de se ter apresentado a valer na receção ao Sporting na temporada passada, a partir da ala direita, o jogador de 18 anos tem sido aposta convicta de Vitor Bruno na ala esquerda e o vai mostrando disponibilidade e polivalência em força.

Dito isto, Martim Fernandes é a maior promessa portuguesa para esta próxima época.

1.

Gianluca Prestianni Benfica Liga Portuguesa
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

Gianluca Prestianni –  Chegou na temporada passada, emergiu espontaneamente no início desta, agarrou o lugar na equipa de Schmidt e nesta classificação.

Visto como uma das maiores promessas do futebol argentino desde que começou a aparecer no Vélez, foi comprado pelo Benfica em Janeiro e vai agora mostrando aos poucos o seu brilhantismo à Europa.

É um jogador diferenciado, e que faz do seu talento, charme dentro das quatro linhas. Tem vindo a jogar atrás do avançado, mas poderá surgir eventualmente numa das alas do ataque encarnado. De uma maneira ou de outra, Prestianni tem vindo a mostrar que é um jogador crucial para o bom funcionamento da equipa e o clube neste momento só tem de aproveitar esse facto, independentemente de ter 18 anos.

A concorrência é forte, mas face à longa época que se avizinha, espera-se muito espaço e muito protagonismo para a joia sul-americana.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

A Odisseia de José Mourinho: ainda é possível?

Há noites que não são apenas vitórias; são afirmações. Na quarta-feira à noite, na Luz, o Benfica viveu uma dessas raras ocasiões em que a história se escreve a vermelho e branco, com emoção, coragem e ambição

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

PUB

Mais Artigos Populares

Pesadelo para os Países Baixos, sonho para Portugal: só há uma equipa neerlandesa nas competições europeias

Portugal ultrapassou recentemente os Países Baixos no Ranking UEFA. Os neerlandeses contam somente com uma equipa nas provas europeias.

Casa Pia emite comunicado em relação à partida frente ao FC Porto

O Casa Pia emitiu um comunicado a referir que o Estádio de Rio Maior vai ser alvo de uma vistoria, depois da passagem da tempestade Kristin.

João Gonçalves rescinde contrato com AVS SAD

O AVS SAD oficializou a rescisão de contrato com João Gonçalves. O guarda-redes de 25 anos deixa o clube com o qual tinha vínculo até junho de 2028.