📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 jovens a observar na Liga Portuguesa 24/25

- Advertisement -

Jovem é o termo dado àqueles que pouca idade possuem, àqueles que estão em fase de crescimento, aos novos. No mundo do futebol, todos os anos, por volta desta altura, surge a necessidade de equacionar quem vão ser os jovens a emergir no meio que tanto movimenta. Para fortuna de muitos, a Liga Portuguesa tende a ser um palco promotor de novas figuras que se apresentam consecutivamente perante maiores holofotes.

Tendo chegado essa exata altura, é hora de perceber quais os cinco jovens que podem emergir na próxima edição da Liga Portuguesa 24/25.

5.

Rodrigo Mora – Já conhecido por muitos, o jogador de 17 anos formado nos Dragões renovou contrato com o Porto até 2027, já sob o mandato de André Villas-Boas, e é visto como um dos pilares do futuro do FC Porto.

Na última temporada anotou 13 golos e assistências entre os juniores e a Equipa B, aos quais somou cinco golos e dois assistências ao serviço da Seleção no Euro Sub-17. Nesse tempo, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a participar e a marcar em competições profissionais em Portugal, ao fazê-lo com 16 anos, 6 meses e 6 dias.

Dada a situação do clube, a necessidade de apostar na qualidade caseira é crucial, no entanto, face à qualidade do próprio, a sua aposta acaba por ser muito mais que uma mera necessidade. Na pré-temporada não foi utilizado de forma preponderante, ainda assim, não tardará para que Vítor Bruno conceda mais espaço à pérola azul e branca. É apenas uma questão de tempo.

4.

Geovany Quenda – Ao contrário do anterior, Quenda já vai somando mais protagonismo ao serviço da equipa principal do clube, o Sporting. Algo que não o torna melhor ou pior que Mora, mas que já vai habituando o extremo leonino aos grandes palcos.

Um jogador irreverente, tecnicista e que encanta a partir da ala direita. Já se estreou a marcar pela primeira equipa na Supertaça frente ao Porto e promete ser uma opção a ter em conta por Ruben Amorim ao longo da época.

3.

Roger Fernandes – Ele que começou cedo a pisar terrenos graúdos, cresceu mais um pouco e pode ser agora uma das principais figuras do Braga nesta temporada que se segue.

Depois de se tornar o jogador mais jovem de sempre a marcar na Primeira Liga em 2021, com 16 anos, o agora jogador de 18 anos está mais maduro e mais capacitado para impactar o minho e o país.

Na temporada passada como jogador de rotação foi capaz de apontar nove golos e assistências ao longo da época e nesta já abriu a contagem com um golo na qualificação para a Liga Europa. Ao serviço de Daniel Sousa, Roger tem sido titular e absolutista nos Guerreiros, por isso espera-se uma temporada de sucesso para o extremo.

2.

Pedro Gonçalves Pote Martim Fernandes FC Porto Sporting Supertaça Portuguesa
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Martim Fernandes – Tal como Mora, Martim Fernandes faz parte do lote de jogadores que tem em si a responsabilidade de levar avante o projeto desportivo dos dragões.

A verdade é que o Porto pode contar com jogadores como o lateral para os tais objetivos, face ao rendimento soberbo que o mesmo tem vindo a demonstrar. Depois de se ter apresentado a valer na receção ao Sporting na temporada passada, a partir da ala direita, o jogador de 18 anos tem sido aposta convicta de Vitor Bruno na ala esquerda e o vai mostrando disponibilidade e polivalência em força.

Dito isto, Martim Fernandes é a maior promessa portuguesa para esta próxima época.

1.

Gianluca Prestianni Benfica Liga Portuguesa
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

Gianluca Prestianni –  Chegou na temporada passada, emergiu espontaneamente no início desta, agarrou o lugar na equipa de Schmidt e nesta classificação.

Visto como uma das maiores promessas do futebol argentino desde que começou a aparecer no Vélez, foi comprado pelo Benfica em Janeiro e vai agora mostrando aos poucos o seu brilhantismo à Europa.

É um jogador diferenciado, e que faz do seu talento, charme dentro das quatro linhas. Tem vindo a jogar atrás do avançado, mas poderá surgir eventualmente numa das alas do ataque encarnado. De uma maneira ou de outra, Prestianni tem vindo a mostrar que é um jogador crucial para o bom funcionamento da equipa e o clube neste momento só tem de aproveitar esse facto, independentemente de ter 18 anos.

A concorrência é forte, mas face à longa época que se avizinha, espera-se muito espaço e muito protagonismo para a joia sul-americana.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já olha para o Benfica x Nápoles: «É um treinador que conheço bem»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho falou sobre o Nápoles, próximo adversário da Champions League.

José Mourinho após Benfica x Sporting: «Parecia que menos de 5 era bom para nós»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. Declarações de José Mourinho no final do encontro.

José Mourinho aborda arbitragem: «Há um jogador do Sporting que é intocável. Manda no jogo, faz as faltas que quer e sai do jogo...

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho aborda arbitragem do jogo.

Al Ahli anuncia renovação de Merih Demiral até 2029

Na passada quinta-feira, o Al Ahli anunciou a renovação de contrato do defesa-central turco, Merih Demiral, até ao ano de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos antevê o encontro com o AVS SAD após série de despedimentos no Rio Ave

O técnico do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, pediu consistência à sua equipa na antevisão ao jogo da Primeira Liga frente ao AVS SAD.

José Mourinho chateado com golo do Sporting: «Na construção do guarda-redes havia regras do que não fazer e foi o que fizemos no golo...

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Águias empataram com os leões por 1-1 no Estádio da Luz.

Rui Borges e a 2ª parte: «Não fomos tão capazes de ter bola e ser o Sporting que críamos, não pela pressão do adversário,...

Rui Borges analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.