5 trunfos na manga para garantir o melhor acesso possível à Europa

- Advertisement -

No futebol português, haver consensos é (infelizmente) a excepção. No entanto, há duas coisas com que toda a gente concorda: quando a nossa equipa perde, a culpa é do árbitro e somos uma nódoa a jogar na Europa. No entanto, este ano, apesar da participação desastrosa nas competições europeias, os russos conseguiram a proeza de fazer ainda pior que nós, e por isso, subimos uma posição no ranking da UEFA, de sétimo para sexto lugar, com as vantagens daí adjacentes a entrarem em vigor na época 2021/2022.

Até lá, continuamos com o regime de acesso à Europa que já vigorava este ano. Com os campeonatos cada vez mais renhidos, dos quais este e o anterior são o exemplo mais fulgurante, nutrimos a esperança de ter uma participação mais decente no futuro. Para isso, em muito estão a contribuir algumas das equipas-sensação da temporada e a renhida luta pelo acesso à Europa.

Com funciona então esse regime? O acesso às competições de clubes da UEFA é determinado com base na posição da Liga Nacional no ranking da UEFA. Assim sendo, o Campeão Nacional tem acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto que o segundo classificado da Primeira Liga tem acesso à terceira pré-eliminatória. O vencedor da Taça de Portugal tem acesso directo à fase de grupos da Liga Europa.

Já a terceira e quarta posição, dão acesso, respectivamente, à terceira e segunda pré-eliminatórias da Liga Europa. Contudo, se o vencedor da Taça de Portugal tiver conseguido a qualificação para a Liga dos Campeões através do Campeonato, como se prevê esta época, já que FC Porto e SL Benfica disputarão a final da prova-rainha e, a não ser que haja uma catástrofe de resultados (que já esteve mais longe…), um deles acabará por se sagrar Campeão Nacional, isso leva o terceiro classificado a apurar-se directamente para a fase de grupos da Liga Europa e o quarto e quinto classificados para a terceira e segunda pré-eliminatórias da mesma.

O trceiro, quarto e quinto lugar estão a ser disputados a ferro e fogo. Assim, vamos procurar cinco jogadores que podem ser o Joker para valer às suas equipas o apuramento para as competições europeias.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos assinou pelo Al Ittihad mas… a transferência podia ter caído

Richard Ríos foi confirmado recentemente como reforço do Al Ittihad, mas a mudança poderia não ter ocorrido.

Benfica: 2 jogadores ficam no plantel pelo menos até janeiro

Anatoliy Trubin e Dodi Lukebakio vão ficar no plantel do Benfica pelo menos até janeiro, apesar de terem sido associados a uma saída da Luz.

Fecho das inscrições para a Europa: FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem fazer alterações

FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem inscrever mais jogadores nas suas listas para as competições europeias.

Athletic empresta Adama Boiro ao West Ham de Nuno Espírito Santo

O Athletic Club anunciou a cedência de Adama Boiro ao West Ham. O defesa espanhol vai ser orientado por Nuno Espírito Santo na atual temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Dínamo Bucareste de Nuno Campos vence o Sporting Liesti para a Taça da Roménia

O Dínamo Bucareste, de Nuno Campos, venceu o Sporting Liesti por 4-1, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Roménia.

Nice oficializa Mohamed Amoura e Niels Nkounkou por empréstimo

O Nice anunciou a chegada de Mohamed Amoura e Niels Nkounkou. Os dois reforços deixaram o Wolfsburgo e Eintracht Frankfurt, respetivamente, com opção de compra.

Estrasburgo de Hugo Oliveira empresta Andrew Omobamidele ao Anderlecht de Vítor Bruno

O Anderlecht de Vitor Bruno garantiu o empréstimo de Andrew Omobamidele. O internacional irlandês deixou o Estrasburgo de Hugo Oliveira, num acordo sem opção de compra.