As 10 páginas de ouro do século XXI além-fronteiras

Hoje falamos-vos sobre as 10 páginas de ouro do século XXI. A participação lusa nas competições europeias terminou mais cedo esta época, ainda antes da pandemia ter originado uma paragem forçada. FC Porto tinha uma tarefa complicada, SL Benfica e SC Braga teriam de suar muito e o Sporting CP parecia bem encaminhado, mas o desfecho foi igual para os quatro “grandes”: eliminação e bilhete de volta para casa.

As comparações com o passado são inevitáveis; os plantéis eram melhores, o futebol praticado era melhor, os treinadores eram melhores… Neste top reuni as 10 jornadas internacionais mais gloriosas para equipas portuguesas disputadas no presente século.

Estão, portanto, excluídos os sucessos encarnados na década de 60 e os sucessos azuis e brancos nos anos 80, mas nem por isso este top perde o brilho, a saudade ou motivos de orgulho e festa para o adepto português.

Também de fora ficam jogos como o emocionante FC Porto – AS Roma da época passada, onde o golo de Alex Telles no prolongamento ditou a passagem dos dragões aos quartos de final da prova milionária. Ou o Sporting CP – Manchester City na Liga Europa 2011/12, do famoso calcanhar de Xandão, com o agregado de 3-3 a sorrir aos leões.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.