📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 5 «lendas» que passaram pelos Ralis

- Advertisement -

Com o Campeonato Mundial de Rali adiado e sem competições a decorrer, resta-nos recordar e procurar o contacto com atividades desportivas através dos meios que nos são permitidos.

É necessário ter em conta que a FIA continua a acompanhar a evolução da situação em torno da pandemia e que a possibilidade do reinício da época é uma preocupação. No entanto, as datas podem sofrer alterações, pois estão dependentes das restrições governamentais de cada país anfitrião da competição. Prevista para Maio deste ano, só em 2021 é que a competição irá passar pelo solo português.

Sempre considerei a classificação “melhor de sempre” um pouco ingrata. É, para mim, difícil atribuir este título, quando os tempos são tão mutáveis. Nunca iremos saber a prestação do melhor de outros tempos, se tivesse ao seu dispor os recursos disponíveis atualmente. Apesar dessa minha consideração, é precisamente isso que venho fazer: apresentar um top de pilotos de rali.

Mas afinal o que define o melhor piloto de todos os tempos? Os títulos mundiais ou as vitórias em ralis? O carácter ou a velocidade? Ou, quem sabe, todas as características juntas? A verdade é que um piloto que se destaque tem um “pacote” mais completo, no qual consegue conciliar diversas características, que incluem a capacidade prática e a capacidade emocional. Esta é uma proposta pessoal. Apesar de estatísticas, existe uma infinita possibilidade de tops de acordo com as preferências de cada um de nós.

A história dos ralis é marcada por grandes pilotos, com conduções diferentes e personalidades distintas. Mas há sempre aqueles, não só nos marcaram, como também marcaram toda a história dos ralis. É complexo escolher os melhores de entre os melhores.

É interessante fazer esta seleção, dias depois de Carlos Sainz ter sido considerado “o maior piloto de todos os tempos”.

Com a suspensão temporária do Campeonato do Mundo deste ano, o promotor do Mundial de Ralis decidiu organizar uma votação online para que o melhor piloto da história do WRC pudesse ser eleito pelos fãs (participaram na votação cerca de 300 mil utilizadores). Carlos Sainz debateu-se com Sébastien Loeb na final e levou o título consigo, com 57,25% dos votos. Sébastien Loeb é, estatisticamente, o piloto de maior sucesso na história do WRC, mas os fãs fizeram a sua escolha, certamente, com base em muitos outros fatores para além de valores estatísticos – muito provavelmente com base na sua carreira e na sua prestação face a outros grandes pilotos.

No entanto, não é o espanhol que conquista o primeiro lugar desta vez. Não vou aplicar o cliché do “melhor fica para o fim”, porque o melhor vem, de facto, em primeiro.

Foto de Capa: WRC

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.