As 5 «lendas» que passaram pelos Ralis

- Advertisement -

Com o Campeonato Mundial de Rali adiado e sem competições a decorrer, resta-nos recordar e procurar o contacto com atividades desportivas através dos meios que nos são permitidos.

É necessário ter em conta que a FIA continua a acompanhar a evolução da situação em torno da pandemia e que a possibilidade do reinício da época é uma preocupação. No entanto, as datas podem sofrer alterações, pois estão dependentes das restrições governamentais de cada país anfitrião da competição. Prevista para Maio deste ano, só em 2021 é que a competição irá passar pelo solo português.

Sempre considerei a classificação “melhor de sempre” um pouco ingrata. É, para mim, difícil atribuir este título, quando os tempos são tão mutáveis. Nunca iremos saber a prestação do melhor de outros tempos, se tivesse ao seu dispor os recursos disponíveis atualmente. Apesar dessa minha consideração, é precisamente isso que venho fazer: apresentar um top de pilotos de rali.

Mas afinal o que define o melhor piloto de todos os tempos? Os títulos mundiais ou as vitórias em ralis? O carácter ou a velocidade? Ou, quem sabe, todas as características juntas? A verdade é que um piloto que se destaque tem um “pacote” mais completo, no qual consegue conciliar diversas características, que incluem a capacidade prática e a capacidade emocional. Esta é uma proposta pessoal. Apesar de estatísticas, existe uma infinita possibilidade de tops de acordo com as preferências de cada um de nós.

A história dos ralis é marcada por grandes pilotos, com conduções diferentes e personalidades distintas. Mas há sempre aqueles, não só nos marcaram, como também marcaram toda a história dos ralis. É complexo escolher os melhores de entre os melhores.

É interessante fazer esta seleção, dias depois de Carlos Sainz ter sido considerado “o maior piloto de todos os tempos”.

Com a suspensão temporária do Campeonato do Mundo deste ano, o promotor do Mundial de Ralis decidiu organizar uma votação online para que o melhor piloto da história do WRC pudesse ser eleito pelos fãs (participaram na votação cerca de 300 mil utilizadores). Carlos Sainz debateu-se com Sébastien Loeb na final e levou o título consigo, com 57,25% dos votos. Sébastien Loeb é, estatisticamente, o piloto de maior sucesso na história do WRC, mas os fãs fizeram a sua escolha, certamente, com base em muitos outros fatores para além de valores estatísticos – muito provavelmente com base na sua carreira e na sua prestação face a outros grandes pilotos.

No entanto, não é o espanhol que conquista o primeiro lugar desta vez. Não vou aplicar o cliché do “melhor fica para o fim”, porque o melhor vem, de facto, em primeiro.

Foto de Capa: WRC

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ligação espanhola dobra vantagem do Torreense e Manu Pozo faz o 2-0 na estreia na Europa League

O Torreense estreia-se na Europa League na visita ao Lillestrom da Noruega. Manu Pozo dobrou a vantagem da equipa portuguesa.

Gianluca Prestianni vai mesmo renovar com o Benfica e receber aumento salarial

Gianluca Prestianni tem iminente o acordo para renovar contrato com o Benfica. Extremo argentino vai assinar até 2031.

Imprensa italiana segura Ruben Amorim no AC Milan e aponta 5 problemas: «Nada está a funcionar»

A derrota do AC Milan contra o Benfica na Europa League fez mossa. Imprensa italiana debruça-se sobre os problemas da equipa de Ruben Amorim.

Conflito vai levar à saída? Ruben Amorim conta com ‘rivais’ no AC Milan

Alguns jogadores mais velhos do AC Milan não contam com uma boa relação com Ruben Amorim, atual treinador dos rossoneri.

PUB

Mais Artigos Populares

Alejandro Alfaro entra na história e faz o primeiro golo do Torreense da Europa League

O Torreense estreia-se na Europa League na visita ao Lillestrom da Noruega. Alejandro Alfaro abriu o marcador.

Luís Neto castigado por 10 dias: «Tu agora não és árbitro, és um explicador de decisões»

Luís Neto foi suspenso por 10 dias, depois de ter insultado o árbitro do encontro entre o Famalicão e o Sporting.

FC Porto: avançado promissor apontado ao Dragão

O FC Porto pode avançar para a contratação de Winsley Boteli, ponta de lança que representa o Sion, conjunto da Suíça.