As 8 Revelações da Liga Portuguesa em 2019

- Advertisement -

5.

Gustavo Assunção é, a meu ver, um dos futebolistas com maior margem de progressão do nosso campeonato. Com somente 19 anos de idade, o jovem formado no Atlético de Madrid tem sido bastante influente no 4-3-3 preconizado por João Pedro Sousa, revelando uma enorme maturidade e qualidade técnica
Fonte: FC Famalicão

Gustavo Assunção (FC Famalicão): Filho do ex-futebolista Paulo Assunção, Gustavo Henrique nasceu na cidade de São Paulo, no Brasil, mas, aos três meses de idade, veio morar para Portugal, por ocasião do ingresso do pai no FC Porto B. Na Invicta, onde viveu grande parte da sua infância, iniciou-se no «desporto-rei», entrando para as escolinhas do FC Porto (Dragon Force). No entanto, aos oito anos, Gustavo voltaria a mudar país, desta feita para Espanha, uma vez que o seu progenitor se transferira, no verão de 2008, para o Club Atlético de Madrid, após se sagrar tricampeão nacional pelos Dragões. Na capital espanhola, deu continuidade à sua formação no Atlético, atuando, essencialmente como médio mais ofensivo num esquema 4-4-2 (sistema preferencialmente adotado na cantera do Atleti).

Ora, apesar de integrar, com alguma frequência, os treinos da equipa principal dos Colchoneros, desde os 16 anos, o médio ex-internacional sub-17 pelo Brasil optou, no passado verão, por iniciar a sua carreira profissional em Portugal, mais concretamente, no FC Famalicão, dado que não lhe seriam asseguradas muitas oportunidades no conjunto treinado por Diego Simeone.

Já em solo português, Gustavo, que enverga a camisola número 12 do Famalicão, tem evidenciado caraterísticas raras tendo em conta a sua tenra idade. Assim sendo, realce-se a sua grande inteligência tática, que se manifesta na forma (eficaz) como ocupa os espaços. Esta sua boa leitura do jogo defensivo, faz-se repercutir nos cerca de (1,2) alívios que completa, em média, por partida na Liga. Ademais, sendo um futebolista evoluído tecnicamente, este meio-campista que possui, também, nacionalidade portuguesa empresta bastante critério na criação de jogo, assumindo-se como uma das referências da equipa em momentos de transição ofensiva. Neste prisma, de realçar a sua capacidade de passe, que lhe possibilita executar, em média, (31, 9) passes com precisão – o equivale a uma percentagem de sucesso de (85,1%) -. Por conseguinte, atendendo à influência exercida na construção de jogo, o jovem médio natural de São Paulo é um futebolista sobre o qual acabam por ser cometidas várias infrações, sofrendo, uma média de (1,8) faltas, a cada 90 minutos.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Oskar Pietuszewski no FC Porto: «Assinei para ganhar títulos e vou lutar e dar tudo»

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

Atenção: Eis os 14 convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal

Jorge Braz deu a conhecer esta quarta-feira a lista de convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal. Torneio começa no dia 21 de janeiro.

Os 4 jogadores do Sporting que Ruben Amorim sugeriu no Manchester United

Geovany Quenda, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Salvador Blopa estiveram na mira de Ruben Amorim no Manchester United.

FC Porto oficializa Oskar Pietuszewski e detalha pormenores do negócio

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Klismahn regressa ao Santa Clara e reforça opções de Vasco Matos para o meio-campo

Gustavo Klismahn está de volta ao Santa Clara. Médio incorporado na equipa principal depois do empréstimo ao Vissel Kobe.

Chelsea continua a surpreender e tem 150 milhões de euros reservados para destaque da Premier League

O Chelsea quer fechar a contratação de Morgan Rogers. Avançado do Aston Villa está a ser um dos grandes destaques desta Premier League.

Maioria dos jogadores do Manchester United ficou desiludida e insatisfeita com a saída de Ruben Amorim

Os jogadores do Manchester United não ficaram satisfeitos com a saída de Ruben Amorim. Treinador era apreciado pela maioria do grupo de trabalho.