O 11 do ano em Portugal

- Advertisement -

O ano de 2024 foi marcado em Portugal, futebolisticamente, pela conquista do campeonato nacional pelo Sporting dando também à origem ao mote lançado por Rúben Amorim: conquistar o bicampeonato.

No panorama internacional, Artur Jorge brilhou no outro lado do Oceano Atlântico e a seleção portuguesa ficou aquém do que se pedia no Campeonato da Europa de 2024.

Com o ano a terminar, apresento os onze jogadores que se destacaram em Portugal no decorrer deste ano civil, formando a equipa ideal do campeonato português, no esquema tático 4-3-3.

Guarda-redes

Ricardo Velho Farense
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Ricardo Velho – É difícil de perceber a razão pela qual Ricardo Velho permanece em Faro. No entanto, é a par com Diogo Costa, na minha opinião, o melhor guarda-redes português da atualidade.

Somou vários prémios individuais ao longo do ano e celebrou a sua primeira convocatória para a seleção nacional de Portugal. Além disso, foi dos principais responsáveis por manter o Farense na Primeira Liga.

Defesa Esquerdo

Vitoria SC v FC Porto Francisco Moura
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Francisco Moura – Depois de mais uma grande época em Famalicão, Francisco Moura rumou ao Dragão durante o mercado de transferências.

O lateral esquerdo rapidamente ganhou o lugar à concorrência e rapidamente se afirmou como um dos melhores laterais do nosso campeonato ao serviço do FC Porto, sendo um dos jogadores com mais assistências na atual edição do campeonato.

Defesa Central

Gonçalo Inácio Sporting
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Gonçalo Inácio – O central português foi um dos pilares na defesa do Sporting sob o comando de Rúben Amorim.

Está um jogador mais maduro e um central “feito”. Erra menos vezes, continua a ter uma enorme preponderância na construção de jogo da equipa e foi, em 2024, o central mais regular do campeonato português.

Defesa Central

Ousmane Diomande Sporting
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Ousmane Diomandé – O ex-Mafra tem sido irregular nas últimas semanas. Apesar dessas exibições menos conseguidas, é inegável a influência que Diomandé teve na conquista do campeonato pelo Sporting.

Defesa Direito

Geovany Quenda Sporting Clube Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Geovany Quenda – Tenho noção que não é a posição de origem do jovem jogador português, contudo foi a jogar a partir da ala direita que se deu a conhecer ao futebol português no início da presente época. Fez um início de época brutal e foi um dos principais responsáveis pelo princípio de época brilhante do Sporting.

Apesar de ainda estar por se estrear, o bom momento levou à primeira chamada ao patamar mais alto do futebol português: a seleção nacional.

Médio Centro

Morten Hjulmand Sporting Clube Portugal
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Morten Hjulmand – O médio dinamarquês parece que está em Alvalade há anos. É só a segunda época de Morten Hjulmand de leão ao peito e já é o líder do balneário da equipa leonina.

Aliar as competências que tem enquanto líder de balneário, ao que conseguiu dar em campo ao do Sporting durante 2024, tornam a presença de Hjulmand obrigatória em qualquer onze de época.

Médio Centro

João Neves a celebrar golo Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

João Neves – A verdade é que João Neves não teve influência no decorrer desta época, mas foi o melhor jogador do Benfica em 2023-2024.

Protagonizou uma das transferências mais polémicas do Verão, para Paris, fruto da qualidade exibicional no meio-campo dos encarnados.

Médio Centro

Hidemasa Morita Sporting Clube de Portugal
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Hidemasa Morita – Sou um grande adepto do futebol de Morita. Na minha opinião era titular em qualquer um dos grandes em Portugal pelo pulmão que consegue dar ao jogo.

Não é tão requintado como João Neves ou pragmático como Hjulmand, mas é um jogador com enorme capacidade posicional, leitura de jogo e com uma entrega invejável. Torna o Sporting uma equipa bem mais competitiva.

Extremo Esquerdo

Pedro Gonçalves Pote Sporting Clube de Portugal
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Pedro Gonçalves – Sei bem que também não é a posição de origem de Pote, mas tinha que encaixar o ex-Famalicão no onze do ano do campeonato português. É o jogador mais versátil do futebol português e é um médio com excelente relação com golo e com uma capacidade técnica assinalável.

Fez mais uma grande época ao serviço do Sporting e é estranho que continue sem despertar o interesse dos grandes clubes europeus. Quem fica a ganhar é o adepto português e, claro está, o Sporting.

Extremo Direito

Geny Catamo Francisco Trincão Sporting Clube Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Francisco Trincão – Parece ter finalmente encontrado o caminho da consistência e da boa-forma e, quando assim é, torna-se um dos jogadores mais desequilibradores do nosso campeonato, justificando assim a sua transferência para Barcelona que pagou uma quantia elevada para contratar Trincão ao SC Braga.

Não precisa de muito espaço para fazer a diferença e é o que o internacional por Portugal tem mostrado ao longo de todo o ano.

Ponta de lança

Viktor Gyokeres
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

Viktor Gyokeres – Se já tivesse a jogar noutro campeonato desde o início de época, este lugar seria disputado com Samu, mas o sueco continua em Alvalade e a ser melhor jogador da Liga.

Foi o melhor marcador da época passada e está num bom caminho para renovar esse título. É uma besta futebolística e é um absurdo continuar em Alvalade durante muito mais tempo. Não há palavras para descrever o futebol do sueco. Os números falam por si e demonstram a influência que tem.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vai reavaliar jogador durante este sábado

O Benfica vai reavaliar Tomás Araújo, que apresentou queixas no joelho direito durante a primeira parte do jogo frente ao Santa Clara.

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica queixa-se de 2 penáltis por assinalar em publicação: «O critério mantém-se»

O Benfica voltou a tecer críticas à arbitragem. Nas redes sociais, mensagem com queixas por dois penáltis por assinalar.

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.