O 11 da Década no Futebol Nacional

- Advertisement -

Médio – Luis Óscar “Lucho” González

Registo na Primeira Liga, somente a partir da época 2011/2012: 57 jogos, oito golos e oito assistências

Fonte: FC Porto

À capacidade para efetuar passes milimétricos e para, num ápice, disferir um remate colocado «do meio da rua», “Lucho” juntava um enorme sentido de liderança, sacrificando-se em prol do coletivo (sobretudo em tarefas defensivas). Em suma, personificava na íntegra aquilo que os adeptos portistas percebiam como mística do clube. 

Depois de uma memorável primeira passagem pelo FC Porto no decurso da qual se sagrou tetracampeão (entre 2006 e 2009), “Lucho” rumou ao Olympique de Marseille, emblema no qual permaneceu durante três épocas. No entanto, o facto de ter sido um dos futebolistas mais bem-sucedidos e, consequentemente, um dos mais acarinhados pelos adeptos «azuis e brancos» enquanto estivera no clube, levou a que, terminado o contrato com o clube do sul de França, Lucho González retornasse à Invicta, em janeiro de 2012.

De facto, o seu regresso não poderia ter sido mais oportuno, uma vez que o meio-campista argentino acabou por ser um dos futebolistas mais utilizados durante a espetacular segunda volta protagonizada pelos Dragões, que culminou com a obtenção do título de campeão. Todavia, a sua influência no conjunto portista aumentaria na época seguinte, ao passar a envergar a braçadeira de capitão (foi, de resto, o primeiro estrangeiro a ostentar tal estatuto) e a assumir-se como uma peça fulcral (totalizou seis golos e cinco assistências, em 29 partidas) para assegurar a revalidação do título.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray perde e arrisca-se a perder a liderança e João Pereira vê bom momento terminar com derrota: eis os resultados do dia na Turquia

Grande surpresa na Liga Turca. O Konyaspor recebeu e venceu o Galatasaray, que pode ser igualado na liderança do campeonato.

Inter Milão responde tarde ao desaire na Noruega e espera até ao último quarto de hora para vencer o Lecce na Serie A

O Inter Milão somou a sétima vitória consecutiva na Serie A. Série iniciou com o Lecce e completou-se, por agora, novamente com o Lecce.

De letra: Assim Rafa Silva volta a marcar pelo Benfica

O Benfica está a vencer o AVS SAD por 3-0 na jornada 23 da Primeira Liga. Rafa Silva voltou a marcar pelas águias com toque de classe.

Eis o 2.º golo de Enzo Barrenechea com a camisola do Benfica

O Benfica está a vencer o AVS SAD por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga. Enzo Barrenechea aumentou a vantagem encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso especial: Alexander Bah marca no Benfica x AVS SAD

O Benfica está a vencer o AVS SAD por 1-0 na jornada 23 da Primeira Liga. Alexander Bah marcou o primeiro golo da partida.

Vinícius Júnior recebido com assobios no El Sadar antes do Osasuna x Real Madrid

Vinícius Júnior ouviu muitos assobios antes do Osasuna x Real Madrid. Receção ao brasileiro não foi nada calorosa.

Benfica: Eis a razão pela qual Georgiy Sudakov ficou fora da ficha de jogo da partida frente ao AVS SAD

Georgiy Sudakov ficou fora da ficha de jogo da partida entre o Benfica e o AVS SAD. O jogador encontra-se lesionado.