O 11 da Década no Futebol Nacional

- Advertisement -

Médio – Luis Óscar “Lucho” González

Registo na Primeira Liga, somente a partir da época 2011/2012: 57 jogos, oito golos e oito assistências

Fonte: FC Porto

À capacidade para efetuar passes milimétricos e para, num ápice, disferir um remate colocado «do meio da rua», “Lucho” juntava um enorme sentido de liderança, sacrificando-se em prol do coletivo (sobretudo em tarefas defensivas). Em suma, personificava na íntegra aquilo que os adeptos portistas percebiam como mística do clube. 

Depois de uma memorável primeira passagem pelo FC Porto no decurso da qual se sagrou tetracampeão (entre 2006 e 2009), “Lucho” rumou ao Olympique de Marseille, emblema no qual permaneceu durante três épocas. No entanto, o facto de ter sido um dos futebolistas mais bem-sucedidos e, consequentemente, um dos mais acarinhados pelos adeptos «azuis e brancos» enquanto estivera no clube, levou a que, terminado o contrato com o clube do sul de França, Lucho González retornasse à Invicta, em janeiro de 2012.

De facto, o seu regresso não poderia ter sido mais oportuno, uma vez que o meio-campista argentino acabou por ser um dos futebolistas mais utilizados durante a espetacular segunda volta protagonizada pelos Dragões, que culminou com a obtenção do título de campeão. Todavia, a sua influência no conjunto portista aumentaria na época seguinte, ao passar a envergar a braçadeira de capitão (foi, de resto, o primeiro estrangeiro a ostentar tal estatuto) e a assumir-se como uma peça fulcral (totalizou seis golos e cinco assistências, em 29 partidas) para assegurar a revalidação do título.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.