Top 10: Os melhores árbitros portugueses no século XXI

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Os árbitros são um assunto tabu para muita gente. E a arbitragem portuguesa neste século tem sido marcada por várias polémicas, nomeadamente o Apito Dourado.

Contudo, a arbitragem portuguesa não é nem merece ser falada apenas por maus motivos. Os árbitros, tal como todos os intervenientes num jogo de futebol, são humanos e cometem erros. É impossível um árbitro acertar em todas as dezenas ou centenas de decisões que tem de tomar num jogo de futebol. Nos últimos anos, também temos tido árbitros que se notabilizaram no futebol nacional e internacional e como tal, virei aqui elaborar o meu top-10 dos melhores árbitros nacionais no século XXI.

Antes de mais, também quero informar, que este top é baseado na minha opinião, evitando polémicas e clubismos.

Menções Honrosas

Pedro Henriques: ex-árbitro da AF Lisboa, foi promovido à primeira categoria em 2002 e na sua primeira época no escalão máximo, arbitraria a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e a UD Leiria. Arbitrou três jogos entre o Benfica e o Sporting na sua carreira, tendo sido dos árbitros nacionais mais reputados do seu tempo. Mas a ausência de jogos internacionais deixa-o fora do top. No entanto, seria estranhamente despromovido em 2010, mesmo com a Federação Portuguesa de Futebol a atribuir-lhe o primeiro lugar na classificação da época, decisão que levou à sua retirada. Já foi comentador de arbitragens na TVI e agora desempenha as mesmas funções na Sport TV.

Paulo Paraty: ex-árbitro da AF Porto, foi também um dos mais conhecidos do seu tempo. Apitou alguns dérbies na sua carreira, entre os quais o SL Benfica vs Sporting em 2004/2005 que os encarnados venceram com um controverso golo de Luisão a menos de dez minutos do final da partida, resultado que deixaria o Benfica a um passo de acabar com a seca de campeonatos que durava desde 1994. Retirou-se em 2008 e acabaria por falecer no dia 4 de Maio de 2016, vítima de cancro.

Paulo Paraty marcou a arbitragem em Portugal Fonte: Federação Portuguesa de Futebol
Paulo Paraty marcou a arbitragem em Portugal
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Fábio Veríssimo: formado na AF Leiria, Fábio Veríssimo é na minha opinião um dos árbitros mais promissores em Portugal e na Europa. Foi promovido à primeira categoria em 2014/2015, com a Federação Portuguesa de Futebol a classifica-lo em oitavo lugar na sua época de estreia na primeira divisão. Em 2015/2016, arbitrou a sua primeira final da carreira: a final da Taça da Liga entre o SL Benfica e o CS Marítimo. Tornou-se internacional em 2015. A confirmar o seu potencial, certamente marcará presença neste top daqui a uns anos.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Disse ao Luis Suárez: A equipa precisa de ti hoje, és muito importante na nossa estratégia»

O Sporting bateu o PSG por 2-1 na Champions League. Rui Borges analisou a vitória leonina em conferência de imprensa.

Rui Borges confirma reforço após vitória histórica do Sporting

Rui Borges revela que Souleymane Faye já assinou contrato com o Sporting. Extremo de 22 anos vai reforçar equipa leonina.

Vitinha analisa derrota contra o Sporting: «Tivemos bastantes ocasiões e não conseguimos concretizar. Está a acontecer muito este ano»

Vitinha analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

Marquinhos: «Dar os parabéns ao Sporting porque ganharam com a estratégia deles e aproveitaram as pequenas falhas que tivemos»

Marquinhos analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez e o PSG: de ‘indiferente’ a herói contra os gauleses

Luis Suárez fez os dois golos da vitória do Sporting contra o PSG, num encontro válido pela sétima jornada da Champions League.

Rui Borges: «Não tenho palavras para falar sobre este grupo. Mereceram esta vitória e merecem muito estar na história do Sporting»

Rui Borges analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. Sporting venceu o PSG por 2-1.

Luis Enrique e a derrota frente ao Sporting: «Fomos infinitamente superiores ao rival. Merecíamos ganhar»

Luis Enrique analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.