Os 5 estrangeiros rendidos a Portugal

- Advertisement -

1.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Douglas – Veio para Portugal em 2010/2011, ou seja, completa esta temporada 10 (!) épocas com D. Afonso Henriques ao peito. Se já é raro existirem jogadores a jogar 10 épocas seguidas no mesmo país, mais raro é existirem jogadores a jogar 10 épocas seguidas no mesmo clube. Talvez o guardião se tenha tornado num símbolo dos adeptos do Vitória SC por isso mesmo. O brasileiro já viveu muito em Guimarães: já viu o clube conseguir um histórico quarto lugar em 2016/2017, já viveu dois desapontantes 10º lugares, em 2013/2014 e 2015/2016, e já venceu uma Taça de Portugal, em 2012/2013.

Ao longo desta década, Douglas, com 37 anos, já teve (como todos os jogadores) épocas mais e menos bem conseguidas, mas há algo que não se lhe pode tirar: o esforço e a experiência. É isso que lhe vale a baliza dos conquistadores, de onde ninguém o expulsa há já 10 anos. Mais do que um símbolo do clube minhoto, personifica o percurso do Vitória rumo ao “campeonato dos três Grandes”. Desde que cá está, dá o que pode e o que não pode para ajudar a equipa a afirmar-se como “grande” no futebol português, transmitindo sabedoria e, sobretudo, tranquilidade aos colegas. De facto, não há nada que dê mais serenidade a uma equipa do que ter a baliza bem defendida, e Douglas tem-no feito com mestria. Quem dera a muitas equipas da Primeira Liga ter essa sensação de segurança. O facto de Douglas passar praticamente metade da carreira em Portugal permite-nos concluir que já é um dos nossos. O futebol português e o Vitória bem podem agradecer por ter um guarda-redes deste gabarito a encher as nossas balizas há uma década.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

A “Muralha do Dragão” garante, mais uma vez, um pleno equilíbrio | FC Porto 1-1 Sporting

Sporting e FC Porto entraram em campo plenamente conscientes do peso do adversário e isso traduziu-se num encontro de cautelas

Julián Álvarez em ‘crise’ no Atlético Madrid: avançado tem sido criticado

Julián Álvarez tem sido criticado pelo seu momento de forma no Atlético Madrid. O jogador já não marca desde o dia 9 de dezembro.

Seko Fofana comenta estreia no Clássico: «Podia ter sido perfeito… mas foi especial na mesma»

Seko Fofana reagiu ao empate da passada segunda-feira diante do Sporting, após marcar na estreia oficial pelo FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica provoca adeptos do Nápoles e recebe fortes críticas

Após marcar na estreia pelo Nottingham Forest, Lorenzo Lucca deixou uma mensagem críptica nas suas redes sociais e está a ser criticado em Itália.

Sotiris Silaidopoulos não corre o risco de ser despedido do Rio Ave

Sotiris Silaidopoulos não está em risco de ser demitido do comando técnico do Rio Ave, apesar dos últimos maus resultados.

Bruno Fernandes recebe fortes elogios de lendas da Premier League: «Está a jogar de forma maravilhosa»

Alan Shearer e Gary Lineker mostraram-se deliciados com a exibição do Manchester United e com o momento de forma de Bruno Fernandes.