Os 5 estrangeiros rendidos a Portugal

- Advertisement -

1.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Douglas – Veio para Portugal em 2010/2011, ou seja, completa esta temporada 10 (!) épocas com D. Afonso Henriques ao peito. Se já é raro existirem jogadores a jogar 10 épocas seguidas no mesmo país, mais raro é existirem jogadores a jogar 10 épocas seguidas no mesmo clube. Talvez o guardião se tenha tornado num símbolo dos adeptos do Vitória SC por isso mesmo. O brasileiro já viveu muito em Guimarães: já viu o clube conseguir um histórico quarto lugar em 2016/2017, já viveu dois desapontantes 10º lugares, em 2013/2014 e 2015/2016, e já venceu uma Taça de Portugal, em 2012/2013.

Ao longo desta década, Douglas, com 37 anos, já teve (como todos os jogadores) épocas mais e menos bem conseguidas, mas há algo que não se lhe pode tirar: o esforço e a experiência. É isso que lhe vale a baliza dos conquistadores, de onde ninguém o expulsa há já 10 anos. Mais do que um símbolo do clube minhoto, personifica o percurso do Vitória rumo ao “campeonato dos três Grandes”. Desde que cá está, dá o que pode e o que não pode para ajudar a equipa a afirmar-se como “grande” no futebol português, transmitindo sabedoria e, sobretudo, tranquilidade aos colegas. De facto, não há nada que dê mais serenidade a uma equipa do que ter a baliza bem defendida, e Douglas tem-no feito com mestria. Quem dera a muitas equipas da Primeira Liga ter essa sensação de segurança. O facto de Douglas passar praticamente metade da carreira em Portugal permite-nos concluir que já é um dos nossos. O futebol português e o Vitória bem podem agradecer por ter um guarda-redes deste gabarito a encher as nossas balizas há uma década.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.