📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 melhores treinadores portugueses na época 2019/2020

- Advertisement -

1.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Amorim (Sporting CP) – O meu primeiro lugar vai para um homem que, há menos de seis meses atrás, nem sequer estava a treinar ao mais alto nível (tanto que ainda nem sequer tem a graduação necessária para tal). Porém, acho que vai ser a nossa próxima “coqueluche”, em termos de treinadores, nos próximos anos. Vou até mais longe: o Sporting CP foi muitíssimo inteligente em ter “pago” os 10 milhões pelo técnico que estava no SC Braga. Estamos a falar de uma aposta de futuro e de passar à frente da concorrência direta. O facto de ele ter aceitado é que me causa mais desconforto, porque não acho que o Sporting CP tenha a estrutura necessária para fazer singrar seja quem for.

Considero que aprendeu muito com Jorge Jesus. Ter como “modelo” um treinador que tanto admiro e que tem muita qualidade pode ajudar a explicar o seu sucesso. Em cima disto tudo, o facto de me transmitir uma ideia de que é mais equilibrado no controlo das suas emoções do que o treinador do Clube de Regatas do Flamengo diz muito sobre a sua postura, e pode até transmitir mais “tranquilidade” ao plantel.

O seu 3-4-3 preferido – se quiserem, 5-4-1 em processo defensivo – é um modelo que não vemos assim tantas vezes em solo nacional, o que demonstra que monta as equipas com um cunho muito próprio e uma tremenda vontade de trazer coisas novas ao nosso panorama desportivo, com intérpretes tantas vezes acusados de não inovar (o que eu discordo).

Parece ter ido “beber” inspiração à escola italiana, mas com algumas nuances: enquanto que os transalpinos privilegiavam a consistência defensiva com esta tática, Ruben Amorim parece privilegiar o ataque, através de uns alas sempre mais ofensivos do que defensivos, defesas que saibam sair a jogar com a bola nos pés e extremos que aparecem na área para finalizar. Aliás, assim que chegou ao Sporting CP, vindo de Braga, colocou logo a sua tática à prova. Apesar de ter sido contra um adversário com muitas fragilidades e que viu dois cartões vermelhos, passou com distinção. Onde tem de melhorar é precisamente na consistência defensiva, algo que vai acontecer nos próximos tempos, penso eu.

É certo, o plantel do SC Braga está bem composto para este ano, mas quem ganha a FC Porto (2x), Sporting CP (2x) e SL Benfica (1x) no espaço de um mês e meio (para competições diferentes) é treinador de equipas grandes, e vai-se tornar ainda melhor.

Nota: Há mais treinadores sobre os quais gostaria de falar, mas o top que idealizei tinha só cinco integrantes. Então tive de deixar João Pedro Sousa, Vítor Oliveira ou João Henriques, que também admiro, de fora.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Benfica empatam a 27 no Clássico de Andebol

Terminou empatado a 27 o Clássico de Andebol da 11.ª jornada da Liga. Pontos repartidos entre o FC Porto e o Benfica.

Manchester United de Ruben Amorim recusou contratar médio no último dia do mercado de transferências de

Conor Gallagher esteve na lista do Manchester United e continua a estar. Red devils recusaram contratar médio no último dia do mercado de verão.

Histórico avançado do Manchester United avalia contratação de Benjamin Sesko

Andy Cole, ex-internacional inglês e goleador no Manchester United, ofereceu a sua opinião sobre a contratação de Benjamin Sesko.

Barcelona considera rumar ao Brasil em 2026 para realizar digressão de pré-época

O Barcelona quer realizar uma digressão de pré-época no estrangeiro. O Brasil é um forte candidato a acolher o conjunto blaugrana.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal chega ao primeiro triunfo na Qualificação para o Europeu Sub-19

Este sábado, Portugal venceu a Macedónia do Norte por 4-1, chegando à primeira vitória na Qualificação para o Europeu Sub-19.

Atlético Madrid avança com 80 milhões de euros por antigo médio do Benfica

O Atlético Madrid quer reforçar o plantel com mais um médio. Enzo Fernández, antigo jogador do Benfica, na lista dos colchoneros.

Espanha goleia Geórgia e fica virtualmente qualificada para o Mundial 2026

A Espanha goleou a Geórgia por 4-0, na quinta jornada da fase de qualificação para o Mundial de 2026. Samu ficou fora dos convocados da equipa espanhola.