Os 5 melhores treinadores portugueses na época 2019/2020

1.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rúben Amorim (Sporting CP) – O meu primeiro lugar vai para um homem que, há menos de seis meses atrás, nem sequer estava a treinar ao mais alto nível (tanto que ainda nem sequer tem a graduação necessária para tal). Porém, acho que vai ser a nossa próxima “coqueluche”, em termos de treinadores, nos próximos anos. Vou até mais longe: o Sporting CP foi muitíssimo inteligente em ter “pago” os 10 milhões pelo técnico que estava no SC Braga. Estamos a falar de uma aposta de futuro e de passar à frente da concorrência direta. O facto de ele ter aceitado é que me causa mais desconforto, porque não acho que o Sporting CP tenha a estrutura necessária para fazer singrar seja quem for.

Considero que aprendeu muito com Jorge Jesus. Ter como “modelo” um treinador que tanto admiro e que tem muita qualidade pode ajudar a explicar o seu sucesso. Em cima disto tudo, o facto de me transmitir uma ideia de que é mais equilibrado no controlo das suas emoções do que o treinador do Clube de Regatas do Flamengo diz muito sobre a sua postura, e pode até transmitir mais “tranquilidade” ao plantel.

O seu 3-4-3 preferido – se quiserem, 5-4-1 em processo defensivo – é um modelo que não vemos assim tantas vezes em solo nacional, o que demonstra que monta as equipas com um cunho muito próprio e uma tremenda vontade de trazer coisas novas ao nosso panorama desportivo, com intérpretes tantas vezes acusados de não inovar (o que eu discordo).

Parece ter ido “beber” inspiração à escola italiana, mas com algumas nuances: enquanto que os transalpinos privilegiavam a consistência defensiva com esta tática, Ruben Amorim parece privilegiar o ataque, através de uns alas sempre mais ofensivos do que defensivos, defesas que saibam sair a jogar com a bola nos pés e extremos que aparecem na área para finalizar. Aliás, assim que chegou ao Sporting CP, vindo de Braga, colocou logo a sua tática à prova. Apesar de ter sido contra um adversário com muitas fragilidades e que viu dois cartões vermelhos, passou com distinção. Onde tem de melhorar é precisamente na consistência defensiva, algo que vai acontecer nos próximos tempos, penso eu.

É certo, o plantel do SC Braga está bem composto para este ano, mas quem ganha a FC Porto (2x), Sporting CP (2x) e SL Benfica (1x) no espaço de um mês e meio (para competições diferentes) é treinador de equipas grandes, e vai-se tornar ainda melhor.

Nota: Há mais treinadores sobre os quais gostaria de falar, mas o top que idealizei tinha só cinco integrantes. Então tive de deixar João Pedro Sousa, Vítor Oliveira ou João Henriques, que também admiro, de fora.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique explica rotação após empate com o Lille: «Focámo-nos na saúde dos jogadores»

O PSG empatou diante do Lille, num jogo marcado pelas várias novidades no onze titular. Luís Enrique justificou as mudanças com a necessidade de preservar a condição física dos jogadores após o duelo com o Barcelona.

Valência já tem definido o seu alvo para reforçar a defesa

O Valência tem o defesa central Roger Ibañez no topo da lista de alvos para o próximo mercado. O jogador brasileiro representa o Al Ahli.

Martin Odegaard afastado da seleção norueguesa devido a lesão no joelho

Martin Odegaard, foi dispensado da seleção da Noruega após sofrer uma lesão no joelho esquerdo, no jogo contra o West Ham. O médio vai permanecer em Londres.

Barcelona de olho em central do Benfica: eis o percurso e os dados da jovem promessa

O Barcelona está de olho em Gonçalo Oliveira. O jogador é considerado uma pérola da formação do emblema da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga: primeiro despedimento no campeonato à vista

Sergio Francisco pode ser o primeiro treinador demitido na La Liga durante esta temporada. O técnico orienta a Real Sociedad.

Razia praticamente total no Benfica: José Mourinho tem apenas 7 elementos da equipa principal prontos para treinar

O Benfica viu alguns jogadores do plantel principal rumarem às respetivas soluções e a equipa encontra-se incompleta.

Benfica chama de volta jogador convocado por Portugal Sub-19

Diogo Ferreira regressou ao Seixal, depois do Benfica ter pedido a sua dispensa dos trabalhos da seleção de Sub-19, devido a lesão.