Publicidade

Top 10: Promessas da era Seixal

Júnior Barroso · 7 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Depois de grandes gerações de jogadores provenientes das escolas do Sport Lisboa e Benfica que foram alvo de grandes conquistas e se tornaram lendas do futebol português e do futebol internacional, como é o caso de Chalana, Humberto Coelho, Simões, Nené e, mais recentemente, Rui Costa e Paulo Sousa, houve um claro desinvestimento na formação encarnada desde os finais dos anos noventa, início do Século XXI, desinvestimento esse que foi acompanhado dos anos mais negros da história do clube da Luz.

Uma data impossível de esquecer será então o dia 22 de setembro de 2006, em que se inaugurou o projeto mais emblemático da era Vieira, o Caixa Futebol Campus. Desde então, a aposta na formação tem vindo a melhorar significativamente, assim como os jogadores que figuram nas seleções nacionais.

Foi neste contexto que decidi elaborar uma lista daqueles que são, para mim, os dez melhores jogadores que saem das camadas jovens da formação do Seixal ou que continuam a figurar nelas. Note-se que a não inclusão de jogadores como André Gomes, Lindelof ou Oblak se deve ao facto de apenas terem figurado um ano na formação do Sport Lisboa e Benfica, tendo apenas feito parte da equipa de Juniores.

10.º Rochinha

Fonte: Standard Liège
Fonte: Standard Liège

Um dos jogadores em evidência pelos encarnados, no brilhante percurso da UEFA Youth League em 2013/14, foi Diogo Rocha, mais conhecido como Rochinha. Com uma finta curta e visão de jogo bastante interessantes, chegou inclusive a ser equiparado a Bernardo Silva, dada a sua influência no plantel de Juniores do Sport Lisboa e Benfica. Porém, o fraco físico que apresenta (1,72 metros e 63 quilos) e certos problemas com empresários não lhe permitiram ainda dar o salto para outro patamar. Com apenas 20 anos, ainda é justo que possua grandes aspirações na longa carreira que o espera.

9.º Nélson Oliveira

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Começando por ser emprestado ao Rio Ave e mais tarde ao Paços de Ferreira, Nélson Oliveira acompanhou o plantel benfiquista da época de 2011/12, em que marcou presença nos quartos-de-final na Liga dos Campeões. Porém, disputando o lugar com Óscar Cardozo, Saviola ou Rodrigo, não se conseguiu impor nas hostes encarnadas. Apesar disso, conseguiu marcar presença no Europeu desse mesmo ano, com apenas 21 anos. Desde então, o Bracelense tem sido alvo de empréstimos sucessivos e atua agora no segundo escalão do futebol inglês, esperando voltar ao Sport Lisboa e Benfica e impor-se na equipa, podendo ainda tornar-se o avançado de que a seleção tanto precisa. Entretanto conta com mais de 80 internacionalizações em todos os escalões da Seleção Portuguesa de Futebol.

8.º Hélder Costa

Fonte: AS Mónaco
Fonte: AS Mónaco

Uma das pérolas da era do Seixal é, indiscutivelmente, Hélder Costa. Companheiro de Bernardo Silva, Nuno Santos ou João Teixeira, o jovem extremo de 22 anos foi sempre uma das principais figuras dos escalões mais jovens das águias. Dada a forte quantidade e qualidade de extremos no plantel e a falta de oportunidades concedidas por Jorge Jesus, foi emprestado ao Deportivo de La Coruña e atua esta época no Mónaco, onde tem sido opção regular de Leonardo Jardim. Até agora trata-se de um trajeto interessante e promissor do jovem benfiquista.

7.º Ivan Cavaleiro

Fonte: AS Mónaco
Fonte: AS Mónaco

Ivan Cavaleiro foi o jogador da era Seixal que beneficiou de mais oportunidades na equipa principal por Jorge Jesus, conquistando vários títulos e uma final europeia, tendo chegado, inclusive, à Seleção Nacional. Com a chegada de extremos de grande qualidade e com mais experiência de jogo, Ivan Cavaleiro foi emprestado ao Deportivo e ao Mónaco, onde, após boas exibições, acabou por ser transferido para este último por 15 milhões no Verão de 2015. Forte no 1×1 dados a sua técnica e o drible, Ivan Cavaleiro vai demonstrando as suas qualidades nos monegascos, procurando uma nova chamada à Seleção Nacional e, assim, impor-se como um dos extremos da nossa seleção.

6.º Gonçalo Guedes

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Com apenas 17 anos, Gonçalo Guedes contou com a primeira aparição no plantel sénior benfiquista, num encontro da Taça da Liga, e, mais de dez meses depois, estreava-se pela seleção principal das Quinas. É claramente notável a forma como o português queimou várias etapas do seu crescimento como jogador e, embora não seja opção regular, dada a recuperação de Salvio e a boa forma que Pizzi apresenta, Gonçalo Guedes pode vir a ser uma lenda do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional.

Com uma maturidade tática acima da média e um jogo de explosão, dado o físico que já apresenta, que fazem lembrar jogadores como Cristiano Ronaldo, é já com esta idade que é colocado na rota de grandes europeus e pode-se esperar grandes coisas deste jovem prodígio.

5.º Rony Lopes

Fonte: Lille OSC
Fonte: Lille OSC

Apesar de ter saído com apenas 15 anos, Marco “Rony” Lopes foi um dos melhores jogadores a passar pelas escolas dos encarnados nos últimos dez anos. Nesse mesmo verão, contratado pelo Manchester City ao Sport Lisboa e Benfica, integrou o estágio do plantel sénior dos Citizens e, dois anos depois, fez a sua estreia, algo de que poucos se podem orgulhar no Manchester City desde que Khaldoon Al Mubarak preside o clube inglês.

Desde então, fruto de algumas lesões e de uma forte competitividade que encontrou no clube de Manchester, transferiu-se em 2015 para o AS Monaco FC, onde, emprestado ao Lille, tem voltado à sua forma, que já lhe permitiu o estatuto de grande promessa do futebol português e com a qual já presenciou uma final do Campeonato do Mundo sub-20.

4.º Nélson Semedo

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Após a saída de Maxi Pereira, Nélson Semedo rapidamente assumiu o seu papel como dono da lateral direita da equipa comandada por Rui Vitória e, poucos meses depois, a par de Gonçalo Guedes, chegou à Seleção Nacional. Entretanto foi alvo de uma grave lesão que lhe retirou a titularidade e dificulta a chamada ao próximo Europeu em França.

De resto, a velocidade, o atrevimento e a profundidade que oferece ao ataque benfiquista colocam-no na rota dos grandes clubes e, por isso mesmo, será uma futura estrela do plantel das águias e da Seleção Nacional.

3.º João Cancelo

Fonte: Valência CF
Fonte: Valência CF

Embora nunca tenha sido convocado para a Seleção Nacional, João Cancelo é um nome bem conhecido para todos os benfiquistas e a sua qualidade é inquestionável; aliás, poucos são os laterais que se podem orgulhar de terem sido transferidos por 15 milhões de euros.

Dada a forte concorrência que sempre enfrentou com Maxi Pereira, João Cancelo é, inquestionavelmente, um dos melhores jogadores a sair do Caixa Futebol Campus e, corrigindo alguns aspetos a nível do posicionamento e da marcação, algo que tem vindo a melhorar no Valência FC, tem tudo para vir a ser um caso sério do futebol Mundial e, sendo bastante versátil (tanto pode jogar na ala esquerda como na ala direita), tem sido peça fundamental no Valência e cada vez mais merece figurar nas escolhas de Fernando Santos para o próximo Europeu.

2.º Bernardo Silva

Fonte: Facebook 'Seleções de Portugal'
Fonte: Facebook ‘Seleções de Portugal’

Conhecido como o “Messi do Seixal”, Bernardo Silva foi um dos jogadores que mais empolgaram a massa associativa do Sport Lisboa e Benfica nos últimos 20 anos, dada a sua técnica e leitura de jogo, muito acima da média. Foi sempre líder nas críticas lançadas a Jorge Jesus aquando da falta de aposta nos jovens.

Visto como uma das maiores promessas Mundiais por toda e qualquer entidade ligada ao futebol, o menino de ouro da Luz foi inclusive o segundo melhor médio ofensivo sub-23 pela CIES – Observatório do Futebol, na época transata, à frente de nomes como Mario Gotze, Coutinho ou Eriksen, e, embora não se encontre na sua melhor forma na presente temporada, será uma das peças de Portugal para este Europeu e será uma questão de tempo até figurar numa das principais equipas do futebol Europeu.

1.º Renato Sanches

renato sanches
Fonte: SL Benfica

Era conhecido como “Bulo” na sua infância. Renato Sanches vem da Musgueira e é, com apenas 18 anos, uma das principais figuras do plantel encarnado na presente época, e é também um dos destaques da imprensa internacional na presente temporada. Numa altura em que as águias se encontravam em 3.º lugar e desesperavam por um jogador capaz de equilibrar o meio-campo do Sport Lisboa e Benfica, uma oportunidade foi dada ao jovem, que nunca mais a desperdiçou.

Dotado de uma preparação física fora do vulgar e de rapidez e inteligência na tomada de decisão nos mais diferentes momentos do jogo, ao nível de jogadores de elite Mundial, Renato Sanches ainda peca no último passe, o que, com mais maturidade, irá colocá-lo nos melhores jogadores do Mundo. Não se figura um futuro duradouro no seu clube de coração, dado o forte assédio do qual tem sido vítima. Apesar de só contar com cerca de seis meses ao alto nível, é uma das principais dúvidas na convocatória de Fernando Santos e é, talvez, a maior pérola a sair das camadas jovens em Portugal no pós-Ronaldo.

Júnior Barroso

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.