📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dos diretos de Luis Enrique ao rosa choque no cabelo de Griezmann: comunique-se!

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

A Forma de comunicar de Luis Enrique no Campeonato do Mundo

Durante o último Campeonato do Mundo assistimos a uma forma de comunicar diferente por parte de Luis Enrique. O agora ex-selecionador espanhol fez diretos online, com exceção dos dias de jogo, em que respondia a perguntas colocadas por quem estava a assistir a esses diretos.

Os resultados desportivos não foram os esperados e o antigo treinador do Barcelona acabou por ver terminada a ligação à Real Federação Espanhola. Já perto do final do ano, surgiram várias notícias que davam conta do incómodo que os tais diretos online, quase diários, criaram junto dos responsáveis federativos. Circulou até a informação de que terão sido esses diretos que iniciaram o desenlace verificado após a eliminação da seleção espanhola, juntando-se aqui também o facto de Luis Enrique ter aparecido sempre, nesses momentos, com roupa própria e não com a roupa da seleção que estava a representar no Mundial. Resta dizer que, gostando a federação ou não, os diretos foram um sucesso de audiência.

E embora perceba as razões para algum melindre por parte dos responsáveis perante esta situação, porque os diretos foram um espaço onde nunca conseguiram filtrar a comunicação com os fãs, prefiro olhar para o que aconteceu como uma oportunidade de pensarmos, todos os que vivemos em torno do futebol e nomeadamente quem está ligado à área da comunicação, na premente necessidade que existe em mudar a forma como se comunica com os adeptos. E em Portugal, particularmente, este é um problema que cresce a cada dia que passa.

Os clubes portugueses, nomeadamente os grandes, preferem ter “comentadores” a passar mensagens que em nada dignificam o próprio clube e visam, isso sim, denegrir a imagem dos rivais a encontrarem formas mais próximas de comunicar com os adeptos. E isso só pode ser feito envolvendo os artistas, os treinadores e os jogadores. São eles que os fãs querem ver, ouvir e ler.

Espanha é um exemplo tão próximo quanto interessante e que poderia servir de inspiração. Ainda na última semana, o Atlético de Madrid publicou uma conversa com Antoine Griezmann na qual, entre outras interessantes declarações, o craque francês explicou a razão para ter pintado o cabelo de rosa choque: houve votação em casa entre azul e rosa e ganharam as três mulheres aos dois homens. Os fãs gostam de saber estas informações. Não falam de 4x4x2 ou 3x5x2 nem do penálti que não foi assinalado contra o rival, mas aproximam os craques de quem sustenta todo o negócio, os adeptos. Porque sem adeptos nunca o futebol se teria transformado no fenómeno que é.

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN

Pedro Castelo
Pedro Castelohttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra de ser gente que gosta de futebol, mas sabe que se apaixonou a sério pelo jogo em 1994, com 12 anos. Romário liderava o Brasil à conquista do Mundial dos EUA e tornou-se no primeiro ídolo do Pedro Castelo. O “Baixinho” e Iniesta são os seus jogadores preferidos de sempre. Na área da comunicação social desde 1998, o Pedro Castelo é daquelas pessoas com dias que parecem ter mais de 24 horas. Na televisão, é narrador na Eleven e na ZAP (Angola e Moçambique). Na rádio, é coordenador da Rádio Voz de Alenquer e relata na TSF - Rádio Notícias. Na imprensa, também em Alenquer, coordena o jornal Nova Verdade. No online, relata em flashscore.pt.

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo Sporting e continua a bater recordes no Sevilha

Nemanja Gudelj encontra-se ao serviço do Sevilha. O jogador sérvio é considerado um histórico do emblema andaluz.

Sporting prepara-se para ter 2 baixas no próximo treino

O Sporting prepara-se para ver Ousmane Diomande e Geny Catamo rumarem à CAN. Os jogadores já não vão participar no próximo treino.

Confirmado o exclusivo BnR: Nuno Silva é o novo treinador do Vizela

O Vizela anunciou esta segunda-feira a contratação de Nuno Silva. Técnico de 38 anos sucede a Ricardo Sousa no comando.

Thiago Silva está de saída do Fluminense e pode regressar à Europa aos 41 anos

Thiago Silva vai deixar o Fluminense. Em ano de Mundial, o defesa-central brasileiro de 41 anos tem o futuro em aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Dança e cadeiras em Espanha provoca despedimento: «Esta instituição está acima de qualquer pessoa»

Guillermo Almada deixou de ser treinador do Real Valladolid. O técnico prepara-se para assinar com o Real Oviedo.

Troca que promete gerar polémica: avançado vai deixar o River Plate para assinar com o Boca Juniors

Miguel Borja prepara-se para trocar o River Plate pelo Boca Juniors durante o próximo mercado de transferências de inverno.

Benfica: já se sabe a que horas José Mourinho faz a antevisão ao encontro frente ao Farense

O Benfica vai enfrentar na quarta-feira o Farense, em mais um encontro da Taça de Portugal. José Mourinho fará a antevisão à partida.