Dos diretos de Luis Enrique ao rosa choque no cabelo de Griezmann: comunique-se!

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

A Forma de comunicar de Luis Enrique no Campeonato do Mundo

Durante o último Campeonato do Mundo assistimos a uma forma de comunicar diferente por parte de Luis Enrique. O agora ex-selecionador espanhol fez diretos online, com exceção dos dias de jogo, em que respondia a perguntas colocadas por quem estava a assistir a esses diretos.

Os resultados desportivos não foram os esperados e o antigo treinador do Barcelona acabou por ver terminada a ligação à Real Federação Espanhola. Já perto do final do ano, surgiram várias notícias que davam conta do incómodo que os tais diretos online, quase diários, criaram junto dos responsáveis federativos. Circulou até a informação de que terão sido esses diretos que iniciaram o desenlace verificado após a eliminação da seleção espanhola, juntando-se aqui também o facto de Luis Enrique ter aparecido sempre, nesses momentos, com roupa própria e não com a roupa da seleção que estava a representar no Mundial. Resta dizer que, gostando a federação ou não, os diretos foram um sucesso de audiência.

E embora perceba as razões para algum melindre por parte dos responsáveis perante esta situação, porque os diretos foram um espaço onde nunca conseguiram filtrar a comunicação com os fãs, prefiro olhar para o que aconteceu como uma oportunidade de pensarmos, todos os que vivemos em torno do futebol e nomeadamente quem está ligado à área da comunicação, na premente necessidade que existe em mudar a forma como se comunica com os adeptos. E em Portugal, particularmente, este é um problema que cresce a cada dia que passa.

Os clubes portugueses, nomeadamente os grandes, preferem ter “comentadores” a passar mensagens que em nada dignificam o próprio clube e visam, isso sim, denegrir a imagem dos rivais a encontrarem formas mais próximas de comunicar com os adeptos. E isso só pode ser feito envolvendo os artistas, os treinadores e os jogadores. São eles que os fãs querem ver, ouvir e ler.

Espanha é um exemplo tão próximo quanto interessante e que poderia servir de inspiração. Ainda na última semana, o Atlético de Madrid publicou uma conversa com Antoine Griezmann na qual, entre outras interessantes declarações, o craque francês explicou a razão para ter pintado o cabelo de rosa choque: houve votação em casa entre azul e rosa e ganharam as três mulheres aos dois homens. Os fãs gostam de saber estas informações. Não falam de 4x4x2 ou 3x5x2 nem do penálti que não foi assinalado contra o rival, mas aproximam os craques de quem sustenta todo o negócio, os adeptos. Porque sem adeptos nunca o futebol se teria transformado no fenómeno que é.

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN

Pedro Castelo
Pedro Castelohttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra de ser gente que gosta de futebol, mas sabe que se apaixonou a sério pelo jogo em 1994, com 12 anos. Romário liderava o Brasil à conquista do Mundial dos EUA e tornou-se no primeiro ídolo do Pedro Castelo. O “Baixinho” e Iniesta são os seus jogadores preferidos de sempre. Na área da comunicação social desde 1998, o Pedro Castelo é daquelas pessoas com dias que parecem ter mais de 24 horas. Na televisão, é narrador na Eleven e na ZAP (Angola e Moçambique). Na rádio, é coordenador da Rádio Voz de Alenquer e relata na TSF - Rádio Notícias. Na imprensa, também em Alenquer, coordena o jornal Nova Verdade. No online, relata em flashscore.pt.

Subscreve!

Artigos Populares

Agora é a valer – Diário do Mundial 2026 #18

O Canadá é a primeira seleção nos 16 avos de final do Mundial 2026. Stephen Eustáquio foi a figura da vitória diante da África do Sul.

Nicolás Otamendi deixa elogios a Lionel Messi e lança encontro com Cabo Verde: «Temos de continuar com a mesma mentalidade»

Após tornar-se o defesa com mais jogos em Mundiais pela Argentina, Nicolás Otamendi destacou o papel de Lionel Messi.

Sergi Altimira aterra em Lisboa para reforçar o Sporting: «Quero ganhar todos os títulos possíveis»

Sergi Altimira aterrou no Aeroporto de Lisboa durante a noite deste domingo, preparando-se para assinar oficialmente pelo Sporting.

Cassiano Klein reage à conquista do Bicampenato Nacional: «Marca uma geração que está a fechar um ciclo»

Cassiano Klein abordou o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo ao jogo 5 da final da Primeira Liga de Futsal. A partida terminou com um 4-3 para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephen Eustáquio quebra monotonia nos descontos e mete Canadá nos oitavos de final do Mundial 2026

O Canadá venceu a África do Sul nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canadianos são a primeira seleção na próxima ronda.

Eis os 4 destaques do Benfica 4-3 Sporting

Benfica e Sporting enfrentaram-se durante a noite deste domingo, no jogo número 5 da final da Primeira Liga de Futsal.

Benfica derrota do Sporting e é bicampeão da Primeira Liga de Futsal

Benfica e Sporting definiram durante este domingo o vencedor da Primeira Liga de Futsal num encontro realizado na Luz.