O carimbo de FC Porto, Sporting CP e SL Benfica na Champions League

    TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

    Falhado o objetivo na última época, o futebol português tem uma segunda oportunidade de colocar três equipas nos oitavos de final da Champions League. Mesmo que isso não aconteça, há que dar mérito a três homens: Sérgio Conceição, Rúben Amorim e Roger Schmidt.

    Aposta agora até 50€ através deste link no Sporting CP x Eintracht sem risco!

    Falhado o objetivo na última época, o futebol português tem uma segunda oportunidade de colocar três equipas nos oitavos de final da Champions League. Mesmo que isso não aconteça, há que dar mérito a três homens: Sérgio Conceição, Rúben Amorim e Roger Schmidt.

    Portugal está muito perto de fazer história na maior prova de clubes do mundo. No ano passado, foi uma questão de minutos que tirou o FC Porto da companhia do Sporting CP e do SL Benfica nos oitavos de final, mas este ano voltamos a ter o mesmo cenário. Dois anos seguidos com ótimos resultados na fase de grupos da Champions League. Quem diria?

    Eu acho que diria o Sérgio, o Rúben e o Roger. Eles sempre acreditaram nos seus jogadores, mesmo quando eles falharam, e mostraram uma postura de superação ao erro numa competição decidida nos detalhes.

    Sobre o FC Porto, já não há palavras para descrever o trabalho de Sérgio Conceição. Começa a fase de grupos com duas derrotas marcantes e, mesmo assim, consegue levantar a equipa e acabar a fase de grupos a lutar pelo primeiro lugar do grupo.

    É importante não esquecer que, em seis épocas, Sérgio Conceição consegue o quarto apuramento para os oitavos de final da Champions League. Trabalho notável.

    O SL Benfica de Roger Schmidt é o melhor Benfica europeu do século XXI. Esta constatação não é assim tão surpreendente pois está à vista de todos e os números comprovam isso mesmo. A possibilidade de fazer 14 pontos num grupo com PSG e Juventus é o reflexo desta fase de grupos extraordinária.

    Roger Schmidt SL Benfica
    O técnico alemão tem estado imparável no SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O Sporting CP de Rúben Amorim merece o apuramento. Não sei se as duas vitórias iniciais iludiram a equipa, mas a verdade é que os erros cometidos frente ao Marselha podiam ter custado caro. Pode-se dizer que os leões tinham, na teoria, o grupo mais acessível das três equipas portuguesas em prova, mas as circunstâncias ditaram um percurso turbulento. Agora, a jogar em casa na partida decisiva, Rúben e os seus jogadores têm a grande oportunidade de mostrar que merecem estar na próxima fase da competição.

    Seria algo fantástico para o futebol português que, a meu ver, nem merece isto tudo. O mérito deve ser totalmente entregue aos três treinadores que apareceram sempre em campo com uma mentalidade vencedora.

    Termino dizendo que, dá ainda mais gozo ver as equipas portuguesas a apurarem-se frente a equipas como a Juventus e Atlético de Madrid. Ficamos a torcer para que os nossos clubes continuem a surpreender a Europa e o Mundo do futebol.

     

    Artigo de opinião de Pedro Afonso,
    jornalista ELEVEN

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Afonso
    Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
    Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN