Tribuna VIP: Da Baviera para o mundo

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Poderão não se lembrar desta sensação mas tentem imaginar-se num concerto da vossa banda preferida. As palavras entoadas entram nos timings certos, os instrumentos complementam-se de uma forma perfeita e o conjunto de todos os sons produzidos dão origem a um sentimento de satisfação que, por vezes, não somos capazes de explicar.

Acho que é desta forma que podemos olhar para o Bayern Munique da atualidade. Desde a baliza ao ataque, tudo parece funcionar em harmonia. Há equilíbrio defensivo, há dinâmica e criatividade a meio-campo e, na frente, um homem que está sempre pronto para ser o principal vocalista. Resgatado à Polónia há 20 anos, Lewandowski chegou a estar do outro lado da barricada mas é ao serviço dos bávaros que envelhece como o vinho do Porto.

Aos 32 anos, o seu nome confunde-se com prestígio e continua a alimentar-se de triunfos semanais, tal como aquele que aconteceu no passado sábado. Num combate feroz entre goleadores natos, a frieza e juventude de Haaland, nascido mais de 10 anos depois, pareciam superiorizar-se à mestria e sentido posicional de quem tem servido de exemplo para os pupilos das canteras.

Durou pouco… ao bis do norueguês, o polaco respondeu com um hattrick e voltou a confirmar-se a regra da Bundesliga: podes brilhar na hora das decisões, mas não brilhas mais do que Robert Lewandowski. Desengane-se, no entanto, quem pensa que o matador faz todo o trabalho sozinho. Já viram alguma sinfonia estar depende da ação de um só elemento? O que dizer daqueles que apoiam ou seguram as pontas nas horas de maior aperto? Thomas Muller é o vértice quase perfeito de um triângulo constituído por Goretzka e Kimmich; dois homens com uma capacidade invejável de pautar as notas do jogo, numa estratégia que conta ainda com a irreverência de Leroy Sané e com o ataque à profundidade de Coman.

Os leões andam à solta durante quase 90 minutos em intensidade máxima e torna-se quase impossível parar uma equipa que pouco conhece o significado de baixa rotação. Mais atrás, Neuer é o maestro das ações defensivas e pouco há a dizer sobre Boateng ou Alaba. O entrosamento adquirido ao longo das épocas dá segurança a Sule e Alphonso Davies nas alas, para que possam subir no terreno e criar superioridade numérica em momentos de desconstrução da muralha contrária.

Feitas as contas, são 26 triunfos em 35 jogos em todas as competições e apenas três derrotas para uma equipa que já marcou 103 golos (!). Os elogios surgem de todo o lado e um tal de Pep Guardiola até recusa favoritismos na Liga dos Campeões ao ver aquilo que a formação de Munique tem feito esta temporada. Resta apenas saber se a história se vai repetir e se o poderio alemão vai voltar a fazer a diferença na maior prova europeia.

Uma coisa é certa: no futebol, tal como na música, podemos ter conceções diferentes relativamente àquilo que gostamos ou não apreciamos. Mas se a maioria do público conseguir sentir a vibração, parece-me que podemos afirmar que estamos perante uma obra de arte.

Artigo de opinião de Rita Latas,
jornalista Sport TV


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

A BUNDESLIGA ESTÁ AO RUBRO E A INCERTEZA PAIRA EM GRANDE PARTE DOS JOGOS. EM QUEM APOSTAS? SEGUE JÁ PARA A BET.PT!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting derrota FC Porto e vence a Taça de Portugal em Basquetebol

O Sporting venceu o FC Porto durante este domingo e conquistou a presente edição da Taça de Portugal em Basquetebol.

Arsenal com Eberechi Eze e Viktor Gyokeres em destaque bate Tottenham e estraga a estreia de Igor Tudor

O Arsenal foi ao terreno do Tottenham vencer por quatro bolas a uma, num encontro relativo à 23.ª jornada da Premier League.

Carlos Álvarez foi apontado ao Benfica no verão: como está correr a época do jovem espanhol?

Carlos Álvarez foi associado ao Benfica no último mercado de transferências de verão, mas manteve-se no Levante.

Botafogo de olho em defesa do Estrela da Amadora: tricolores apontam para os 2 milhões de euros

O Botafogo realizou uma sondagem por Bernardo Schappo, defesa que pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa com mais uma dor de cabeça para o Real Madrid x Benfica

Dani Ceballos não vai marcar presença no encontro entre o Real Madrid e o Benfica. O médio encontra-se lesionado.

Gianluca Prestianni entra nos planos de José Mourinho para o Real Madrid x Benfica

Gianluca Prestianni figura nas ideias de José Mourinho para a partida frente ao Real Madrid, que se realiza na quarta-feira.

Futuro de João Neves está definido

João Neves vai renovar o seu contrato com o PSG. O internacional português passará a ter um vínculo válido até ao verão de 2030.