“Leão” em defesa da honra contra “águia” que quer voar para o título

- Advertisement -

É já esta sexta-feira, a partir das 21h15, que se disputa o 308.º dérbi eterno entre Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, o 147.º em casa dos “leões”.

Jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal, ou seja, no dobrar da prova, e que coloca em duelo rivais separados por 16 pontos, com o Benfica isolado na liderança e o Sporting a ocupar o quarto lugar.

E é importante, desde já, que se desmistifique um velho chavão: por norma, não é a equipa que está em pior momento que vence, e por isso os “encarnados” surgem como favoritos, não há volta a dar. Dispõem de mais opções, estão numa dinâmica de triunfos, Ferro e Gabriel aparentam estar recuperáveis para Alvalade e até a história não está contra o clube da Luz. Isto porque o Benfica tem tantos triunfos (32) quanto o seu rival, a jogar fora, o que diz bem das dificuldades que as “águias” costumam causar aos “leões”.

Mas atenção, dérbi é sempre dérbi, e o Sporting vai encarar este jogo com o total propósito de derrubar o rival da 2.ª Circular, mais que não seja pela honra, até porque um triunfo “verde e branco” seria o melhor tónico possível para a 2.ª volta.

Bruno Fernandes e Pizzi podem ser duas figuras no dérbi desta sexta-feira
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Coates está castigado, Vietto lesionado, mas Bruno Fernandes, o “artista” leonino, ainda deverá alinhar numa partida sempre especial, o que torna o Sporting mais forte, necessariamente.

Do lado benfiquista há a convicção de que este duelo não é decisivo, já que os comandados de Bruno Lage têm quatro pontos de avanço, pelo que é de acreditar que o Benfica não entre a todo o gás, podendo tentar gerir o encontro, como fez em Guimarães.

A contar para o campeonato, o Sporting não ganha em casa ao Benfica desde Abril de 2012, sendo que na temporada passada os “encarnados” venceram por 4-2.

É de esperar um jogo emotivo, com o Sporting a tentar ser “mandão”, repetindo a performance frente ao FC Porto, mas sabe-se que este Benfica também consegue ser uma equipa cínica e que consegue fechar os caminhos para a sua baliza, apesar dos deslizes contra o Desportivo das Aves e Rio Ave.

A experiência de Mathieu, a garra de Acuña e o virtuosismo de Bruno Fernandes são trunfos para Silas, enquanto Lage conta com um Cervi em grande forma, sem esquecer mais opções no meio-campo, a influência de Pizzi, o “cheiro” pelo golo de Carlos Vinícius e… um possível regresso de Rafa.

Uma coisa é certa: o espectáculo está garantido e não há jogo como este.

APOSTA VIP: Empate (1-1)

Este dérbi pode encaminhar-se para um empate a uma bola, com o Sporting a ver premiado o seu esforço, mas também é justo reconhecer que raramente o Benfica não marca. É de esperar uma equipa leonina a adiantar-se no marcador, com as “águias” ainda a irem a tempo de minorar estragos, num mal menor.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Com Bad Bunny ao intervalo: Seahawks vencem final da Super Bowl frente aos Patriots

Os Seahawks venceram na última madrugada o Super Bowl LX, derrotando os Patriots por 29-13. Bad Bunny atuou ao intervalo.

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho fala da arbitragem do Benfica x Alverca: «Neste campeonato, tenho a certeza de que estes penáltis com outra equipa seriam penáltis»

José Mourinho falou na conferência de imprensa, após o encontro entre o Benfica e o Alverca. O técnico deixou reparos para a arbitragem do encontro.

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.