“Leão” em defesa da honra contra “águia” que quer voar para o título

- Advertisement -

É já esta sexta-feira, a partir das 21h15, que se disputa o 308.º dérbi eterno entre Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, o 147.º em casa dos “leões”.

Jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal, ou seja, no dobrar da prova, e que coloca em duelo rivais separados por 16 pontos, com o Benfica isolado na liderança e o Sporting a ocupar o quarto lugar.

E é importante, desde já, que se desmistifique um velho chavão: por norma, não é a equipa que está em pior momento que vence, e por isso os “encarnados” surgem como favoritos, não há volta a dar. Dispõem de mais opções, estão numa dinâmica de triunfos, Ferro e Gabriel aparentam estar recuperáveis para Alvalade e até a história não está contra o clube da Luz. Isto porque o Benfica tem tantos triunfos (32) quanto o seu rival, a jogar fora, o que diz bem das dificuldades que as “águias” costumam causar aos “leões”.

Mas atenção, dérbi é sempre dérbi, e o Sporting vai encarar este jogo com o total propósito de derrubar o rival da 2.ª Circular, mais que não seja pela honra, até porque um triunfo “verde e branco” seria o melhor tónico possível para a 2.ª volta.

Bruno Fernandes e Pizzi podem ser duas figuras no dérbi desta sexta-feira
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Coates está castigado, Vietto lesionado, mas Bruno Fernandes, o “artista” leonino, ainda deverá alinhar numa partida sempre especial, o que torna o Sporting mais forte, necessariamente.

Do lado benfiquista há a convicção de que este duelo não é decisivo, já que os comandados de Bruno Lage têm quatro pontos de avanço, pelo que é de acreditar que o Benfica não entre a todo o gás, podendo tentar gerir o encontro, como fez em Guimarães.

A contar para o campeonato, o Sporting não ganha em casa ao Benfica desde Abril de 2012, sendo que na temporada passada os “encarnados” venceram por 4-2.

É de esperar um jogo emotivo, com o Sporting a tentar ser “mandão”, repetindo a performance frente ao FC Porto, mas sabe-se que este Benfica também consegue ser uma equipa cínica e que consegue fechar os caminhos para a sua baliza, apesar dos deslizes contra o Desportivo das Aves e Rio Ave.

A experiência de Mathieu, a garra de Acuña e o virtuosismo de Bruno Fernandes são trunfos para Silas, enquanto Lage conta com um Cervi em grande forma, sem esquecer mais opções no meio-campo, a influência de Pizzi, o “cheiro” pelo golo de Carlos Vinícius e… um possível regresso de Rafa.

Uma coisa é certa: o espectáculo está garantido e não há jogo como este.

APOSTA VIP: Empate (1-1)

Este dérbi pode encaminhar-se para um empate a uma bola, com o Sporting a ver premiado o seu esforço, mas também é justo reconhecer que raramente o Benfica não marca. É de esperar uma equipa leonina a adiantar-se no marcador, com as “águias” ainda a irem a tempo de minorar estragos, num mal menor.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United pondera avançar por defesa avaliado em 100 milhões de euros

Alessandro Bastoni está na mira do Manchester United. Barcelona, Liverpool e Arsenal olham também com interesse para o defesa.

Bayern Munique está ou não interessado em Bruno Fernandes? Eis a situação

O Bayern Munique não está interessado em Bruno Fernandes. Internacional português tem sido associado aos bávaros.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleia e Al Sharjah de José Morais perde na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleou o Al Dhafra por 5-0, na jornada 17 da Liga dos Emirados Árabes Unidos. Já o Al Sharjah de José Morais perdeu.

Keylor Navas sai em defesa de Vinícius Júnior: «Estas situações não deveriam acontecer com ninguém no mundo»

Keylor Navas reagiu ao caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. Eis o que disse o antigo guarda-redes do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Jaime Faria segue para os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro

Jaime Faria venceu o bósnio Damir Dzumhur em dois sets e qualificou-se assim para os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro.

Rafael Leão elogia Roberto Martínez: «É o homem certo para estar ao comando»

Rafael Leão elogia Roberto Martínez. Avançado português acredita que é o «homem certo para estar ao comando» da Seleção Nacional.

Rafael Leão recorda Diogo Jota e olha para o Mundial: «Vamos dar o nosso máximo por ele e tentar deixá-lo orgulhoso»

Rafael Leão falou sobre Diogo Jota. Avançado português do AC Milan olhou ainda para o Mundial e elogiou Roberto Martínez.