Universo Paralelo: E se Gerrard não tivesse escorregado?

- Advertisement -


27 de abril de 2014. Liverpool FC entra para a 36.ª jornada da Premier League, numa luta acesa pelo título, que já lhe foge há 24 anos (!), com o Manchester City e o Chelsea FC, liderando o campeonato inglês com três e cinco pontos de vantagem sobre os seus adversários diretos, respetivamente, e ainda com nove pontos por disputar.

É dia de jogo grande, o último entre candidatos ao título, e que pode pôr um ponto final, quase definitivo, na luta pelo título de 2013/2014 e quebrar com um jejum que nada dignifica a principal equipa da cidade dos Beatles.

Liverpool vs Chelsea, 14h05, domingo. Uma autêntica final, um ambiente tremendo em Anfield. Pela frente uma equipa difícil, liderada por José Mourinho e que, apesar de com poucas possibilidades, ainda poderia chegar ao título. Mas nada poderia travar a equipa de Brendan Rodgers, que se apresentava com um elenco com várias estrelas naquele que muitos consideravam o jogo do título.

E a partida começou. Nos minutos iniciais, as equipas estudavam-se. O Liverpool, apesar de jogar em casa, não tinha grande necessidade de arriscar, pois um empate chegava para se manter na frente para os dois jogos finais, enquanto que uma derrota, combinada com uma vitória do City, levava a uma igualdade pontual entre estas duas equipas, favorável à equipa de Manchester que apresentava um saldo de golos bem mais favorável, comparando com o Liverpool (sendo este o primeiro critério de desempate na Premier League).

O jogo começou e continuou morno, chegando ao intervalo empatado a zero e sem grandes oportunidades de golo para ambos os lados, com exceção para uma arrancada, nos minutos finais da primeira parte, de Demba Ba que isolou-se, mas quando tinha tudo para fazer o golo, vindo do nada, apareceu Gerrard a tirar o “pão da boca” ao internacional senegalês, para alívio da equipa da casa.

O melhor ainda estava por vir
Fonte: Liverpool FC

Na segunda parte, uma história diferente. Ambas as equipas apresentaram um verdadeiro espetáculo de Premier League, com várias oportunidades de golo e bom futebol. Mas o golo tardou em aparecer até que, ao minuto 90, o capitão da equipa da casa, Gerrard, recebeu uma bola a 30 metros da baliza e, daí, desferiu um tiro indefensável para Petr Cech, que sentenciou a partida e, como se viria a verificar, o campeonato.

Nos dois jogos seguintes, com o título na mão, a equipa liderada em campo por craques como Gerrard, Coutinho, Suárez, Sturridge e Sterling, não desperdiçou a vantagem, ganhando ambos os jogos, contra o Crystal Palace e contra o Newcastle, por 3-0 e por 1-0 (neste jogo, uma vez mais, com um golo solitário do capitão inglês), respetivamente.

Consagração de Gerrard
Fonte: FIFA

Ao Manchester City de nada valeu as três vitórias nos últimos três jogos, todas por goleadas. O Liverpool confirmou a vantagem que trazia para a reta final do campeonato e sagrou-se campeão inglês, 24 anos depois! Um título que coroou a fantástica equipa que apresentava mas, principalmente, o lendário capitão, Gerrard, que há muito procurava este título e que finalmente o conseguiu, tendo sido fundamental na caminhada triunfal (sendo mesmo decisivo em algumas partidas-chave, como na contra o Chelsea) que o consagrou como um dos melhores e mais importantes jogadores de sempre do histórico clube inglês.

Foto de Capa: Liverpool FC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eliminação do Sporting da Champions League resolve calendário: eis a data do Sporting x Tondela em atraso na Primeira Liga

O Sporting x Tondela vai ser jogado a 29 de abril. Jogo em atraso da Primeira Liga já está calendarizado.

O abafado ambiente na casa do engenheiro | Bétis x Braga

Há 23 anos, o Porto vencia o Celtic para conquistar a sua primeira Taça UEFA no mesmo La Cartuja onde o Braga disputa a sua temporada

Imprensa espanhola deslumbrada com jogador do Sporting: «Outro recital»

Maxi Araújo foi fundamental na eliminatória do Sporting contra o Arsenal. Eduardo Burgos, jornalista espanhol, destacou o uruguaio.

Rui Borges questionado pela próxima temporada do Sporting: «Vão falar de muitos nomes e já começaram»

Rui Borges analisou a eliminação do Sporting da Champions League. O treinador já colocou um olho na preparação da próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges destaca jogador do Sporting e rejeita críticas: «Os números falam por ele»

Rui Borges analisou a eliminação do Sporting da Champions League. Treinador do Sporting elogiou Pedro Gonçalves.

Rui Borges destaca equipas portuguesas na Europa: «Sou português, orgulha-me que ganhem as equipas portuguesas. Somos um país pequeno, mas podemos bater-nos com os...

Rui Borges analisou a eliminação do Sporting da Champions League. Técnico falou da participação das equipas portuguesas nas provas europeias.

Rui Borges faz balanço da participação do Sporting na Champions League e lembra: «Há 8 anos estávamos a começar este caminho num sintético de...

Rui Borges analisou a eliminação do Sporting da Champions League. Técnico fez o balanço da participação europeia leonina.