A indústria dos casinos online tornou-se uma das maiores indústrias do mundo e não mostra sinais de desaceleração no seu crescimento. Os sites de apostas online estão à frente com uma incrível capacidade de prosperar mesmo sob um ambiente económico hostil. Agora, a maioria das operadoras voltou-se para o marketing de equipas de futebol, já que as apostas desportivas estão entre as preferidas no mundo todo!
Foi em 2005 que a primeira operadora de casino investiu no marketing através de equipas de futebol. Naquela época, a Bwin passou de uma plataforma praticamente desconhecida, e sem muitos utilizadores registados, a um dos melhores casinos online em pouco mais de dois anos, quando assinou um contrato de publicidade com o Real Madrid CF.
Naquela época, o contrato publicitário contribuiu para que a Bwin atingisse lucro recorde, o que incentivou outras empresas a fazerem o mesmo.
Real Madrid Home 07/08
Bwin and a central sponsor… all you need really.
9/10 pic.twitter.com/1ajY1CidbQ
— bailey🍌 (@afc_bxiley) May 13, 2020
Alguns dos melhores casinos online como a Betclic oferecem o melhor do entretenimento, em especial nas apostas desportivas. Uma maneira efetiva de aproveitar a visibilidade que os patrocínios podem proporcionar.
Sabe neste artigo como funciona a simbiose entre os clubes de futebol e os casinos!
Um acordo satisfatório para todos os envolvidos
Estando a aproveitar a adoração dos portugueses por desportos, e mais ainda por futebol, o marketing de equipas de futebol tornou-se um padrão e contribui para a exposição das melhores empresas de casinos. Acordos publicitários de tamanha amplitude podem representar uma recuperação económica para muitos clubes, além de expor as marcas a um público mais amplo.
De regresso ao ponto de partida ✨🪄
Quem irá ocupar o primeiro lugar da #LigaPortugalbwin? ☝️🥇 pic.twitter.com/q7LnNrBp5n— Liga Portugal (@ligaportugal) August 1, 2022
A própria Liga Portuguesa de Futebol tem um operador de jogos de apostas online como um dos principais patrocinadores. Nesta modalidade de acordo, o mercado de apostas online, que não desacelerou durante a pandemia, auxilia na recuperação financeira dos clubes, que perderam muito do que era o seu rendimento em bilheteira nos últimos três anos.
Porém, entre as maiores controvérsias está o tema do Jogo Responsável. Mas quando falamos de valores que rondam um investimento de sete milhões de euros, o mais importante são as receitas que vão a gerar para o futebol e para a economia portuguesa. Isto porque a regulamentação dos jogos cabe ao Serviço de Regulação Inspeção de Jogos (SRIJ), assim como o controle e as campanhas de sensibilização para proteger o jogador.
Patrocínios pelo mundo fora
Com os altos investimentos no desporto em Portugal, haverá assim a possibilidade de muitos clubes continuarem a subir de nível e tornarem-se mais competitivos, interessantes e atrativos para os portugueses. Da mesma maneira, a parceria de outros equipas com operadoras de jogos têm acontecido no mundo.
No Brasil, país conhecido pelos talentos no futebol, o SC Corinthians Paulista nomeou uma empresa de apostas como patrocinadora oficial do futebol feminino. Dando mais oportunidades para esta talentosa categoria.
SE Palmeiras e América FC também formaram parcerias semelhantes e ampliam tanto o sucesso dos clubes de futebol brasileiros como a exposição das apostas desportivas no país. Segundo a diretoria do clube de São Paulo, «o acordo permitirá que a nossa equipa feminina continue a crescer e conquistando títulos».