Prova dos nove | SL Benfica x Vitória SC 

    Benfica
    Primeira Liga, 25ª. Jornada: sábado, 18h00, 18 de Março de 2023

    ANTEVISÃO: NA PRIMEIRA VOLTA, HOUVE TESTE A SÉRIO AO ESTOFO DO BENFICA

    Foi o Vitória o primeiro a travar o Benfica no histórico início desta temporada. Foi no Dom Afonso Henriques que se atestou pela primeira vez que Roger Schmidt não era um ser mitológico, sobre-humano, de génio intransponível. Foi ali, perante a impotência da equipa naquele estádio em polvorosa, que tivemos a primeira prova de que era de carne e osso como todos nós.

    Dado os vários momentos de pânico pelos quais a equipa passou, o empate foi um mal menor e podemos considerar, para efeitos de narrativa, que foi esse o grande primeiro abre-olhos para os encarnados na época – o segundo seria novamente no Minho, no final de Dezembro…

    Posto isto, há contas a ajustar. O Benfica terá que provar que apesar desse jogo menos bem conseguido no Outono, é bem melhor que o Vitória. Não só isso, precisa provar definitivamente que o sistema implementado por Roger Schmidt é imune a ausências de peso – o teste sem Enzo continua positivo, sem Rafa foi o que se viu na Madeira, e agora estamos todos na expectativa para perceber o comportamento sem Aursnes no relvado. O norueguês, que chegou ao limite de amarelos, tem o seu merecido repouso e assistirá da bancada aos colegas tentarem desatar nós sem a sua subtileza.

    Outra prova dos nove surgirá mais à frente, que Florentino vai no quarto cartão e pode entrar de folga a qualquer momento. Seria excelente ideia cumprir castigo na próxima jornada, em Vila do Conde – sobretudo porque a recepção ao Futebol Clube do Porto está marcada para a jornada seguinte. Ao contrário do menino da anedota, que chama a mãe para o ver a arriscar andar de bicicleta, primeiro sem a mão direita, depois sem a mão esquerda, logo a seguir sem os pés… espera-se que o Benfica não acabe sem os dentes, depois de tanta acrobacia.

    Destaques nos encarnados há um acima de todos os outros, apenas e só por se jogar na Luz: atenção ao que pode sair dos pés de Gonçalo Ramos, que vem de três jogos caseiros seguidos a marcar (cinco golos). Ao seu lado já surgirá que nem uma flecha Rafa Silva, que se viu frente a frente com um vírus e não viajou para a ilha, engripado. No lugar que habitualmente é de Fredrik será mais que provável aparecer David Neres, outro elemento em irrepreensível momento de forma.

    O poder de fogo desta artilharia pesada é com certeza fantasma a pairar nos momentos de maior introspecção de Moreno, nas noites de preparação que antecedem a partida. O treinador vimaranense nem terá à disposição a sua linha defensiva habitual, já que Bamba e Bruno Varela continuam a debater-se com problemas físicos. E se Bamba tem em Tounkara um substituto competente, Bruno Varela olha para trás e vê apenas Rafa Oliveira, imberbe caloiro de 18 anos, formado no clube, e que jogou as duas últimas partidas, já que Celton Biai também esteve entretido com lesões.

    A inexperiência pode trair as evidentes qualidades técnicas do aprendiz que viverá pela primeiríssima vez um ambiente de Clássico, como se prevê na Luz na tarde de Sábado. A preparação mental será a principal dor de cabeça para o timoneiro e seu adjunto, João Aroso, aquele que é oficialmente o treinador principal – por força do currículo académico… – e, por isso, o vencedor do Treinador do Mês de Fevereiro da Primeira Liga.

    O árbitro será Andre Narciso, da AF Setúbal, suportado no VAR por Hélder Malheiro.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. 179 confrontos entre Benfica e Vitória: 124 para 25, em termos de triunfos.
    2. O último dos Vimaranenses foi já há 26 jogos, naquela irrepetível final da Taça de 2012/13.
    3. Mais intragável fica a sua estatística se atentarmos aos jogos na Luz: são apenas cinco vitórias em 88 viagens a Lisboa! A última vez que ganharam foi já na longínqua 2009/10, quando eliminaram o primeiro Benfica de Jesus da Taça de Portugal (0-1, 4.ª eliminatória)
    4. Também não são risonhos os dados de Moreno, ou João Miguel da Cunha Teixeira: enquanto jogador, defrontou o Benfica por 18 vezes, vencendo apenas quatro. Como treinador, ao empate da primeira volta junta-se uma derrota na última jornada de 2020-21, quando assumiu como interino após a saída de Bino.
    5. Mas essa é, apesar disso, a melhor marca enquanto adversário do Benfica em toda a estrutura vitoriana. A seguir surge André André, que encontrou os encarnados 17 vezes, conseguindo vencer três – duas ao serviço do FC Porto e uma equipado à Vitória, na já referida tarde no Jamor.
    6.  O Vitória afirma o equilíbrio do seu futebol pelo 5.º lugar na tabela classificativa e pela força dos números, como ninguém, aliás – é o único com diferença de golos nula, servindo como eixo entre registos positivos (acima está Sporting, com 26) e negativos (FC Arouca, a três pontos de distância, com mais três golos sofridos que marcados).
    7. E foi precisamente o atrevido Arouca de Joaquim Evangelista que impediu o Vitória de estar neste momento numa série de sete (!) jogos sem perder, com a inesperada vitória (0-2) no Dom Afonso Henriques.
    8. Do lado benfiquista, há quatro que sabem o que é marcar ao Vitória: Guedes lidera a lista com dois golos num só jogo, seguido de Gonçalo Ramos, João Mário e Chiquinho (os três com um golo em quatro jogos)
    9. O árbitro André Narciso tem dado sorte, sendo juiz nas vitórias contra Penafiel (Taça da Liga) e Casa Pia, ambas na Luz.
    10. Com o Vitória envolvido, Narciso apitou o empate a zero frente ao Rio Ave, a contar para a jornada 15.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Chiquinho (SL Benfica) – Tornou-se o maestro dum Benfica geracional como culminar duma ascensão meteórica como clímax de um desses tradicionais contos de fadas – muito esperou na sombra, andou em empréstimos nem sempre proveitosos ou com grandes perspetivas de futuro, muito trabalhou e muito suou para corresponder às exigências dos treinadores, todos eles. Os que talvez mais precisassem, não souberam descortinar o talento; foi preciso chegar Roger Schmidt, o mais mediático e a quem deram melhor intermediária, para reparar que as suas qualidades podiam valer bem mais que os seus defeitos. Não sendo um craque estratosférico, cumpriu-se na plenitude das suas capacidades e é por estes dias um dos motores do Benfica, com cada vez melhores números e melhores desempenhos.

    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Alisson Safira (Vitória SC) – Na grande série vitoriana de seis jogos sem perder, foi o instinto de Safira que mais sobressaiu na grande dinâmica do conjunto. Afirmou-se como titular, marcou cinco golos nessa fase e ganhou definitivo lugar no coração da exigente massa adepta com o pandemónio que criou na defensiva do Braga, no último derby minhoto. Irrequieto, sedento de ser protagonista e com as qualidades físicas ideiais para aproveitar os muitos metros nas costas de António Silva e Otamendi, terá a cabeça a prémio durante hora e meia.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL BENFICA: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi e Grimaldo; Florentino e Chiquinho; João Mário, Rafa e Neres; Gonçalo Ramos

    TREINADOR: Roger Schmidt

    «O jogo será muito difícil, já tivemos essa experiência quando jogámos em Guimarães. Nas últimas semanas, o Vitória tem estado muito bem, aliás, a época tem sido muito boa. São agressivos, defendem muito bem, só sofreram 24 golos em 24 jogos até agora. Jogam com cinco na defesa, têm sempre muitos jogadores atrás da bola».

    VITÓRIA SC: Rafa Oliveira; André Amaro, Tounkara e Villanueva; Maga, Tiago Silva, Dani Silva e Afonso Freitas; Jota, André Silva e Safira.

    TREINADOR: Moreno

    «É difícil, mas vamos com a convicção de que é possível pontuar. Teremos de estar no limite de tudo: da concentração, do foco, da coragem e da entreajuda».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL BENFICA 2-0 VITÓRIA SC
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tomás Handel assume: «Gostaria de terminar a carreira no Vitória SC»

    Tomás Handel assumiu que gostaria de terminar a carreira...

    Ponferradina troca de treinador e quer lutar pela subida à La Liga Hypermotion

    A Ponferradina oficializou a contratação de Juanfran García. O...

    Liverpool apresenta proposta de 80 milhões por craque do Real Madrid

    O Liverpool está interessado em contratar Rodrygo e já...
    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.