SL Benfica 1-3 Moreirense FC: Menos seis pontos, mais lenços brancos

No arranque da nona jornada da Primeira Liga, fez-se história. O Benfica perdeu no Estádio da Luz por 1-3 contra o Moreirense. A equipa de Moreira de Cónegos venceu pela primeira vez na história no terreno de um dos três grandes do futebol português. Por outro lado, é a terceira derrota consecutiva para os «encarnados», a segunda no campeonato.

O arranque da partida parecia um jogo de andebol: cada ataque dava golo e no final do partida se veria quem vencia. Os «encarnados» inauguraram o marcador logo aos dois minutos. Chiquinho entrega a bola para o lado direito da área visitante, onde estava João Félix a ver Jonas a entrar ao centro da pequena área do Moreirense. O goleador do Benfica – que foi titular neste jogo a par do jovem formado no Seixal – só teve de encostar para a baliza de Jhonathan (1-0). Três minutos depois, o mesmo Chiquinho terá se redimido do erro feito na jogada anterior. Arsénio ataca pelo lado direito e encontra o ex-Benfica à entrada da grande área do Benfica. Isolado, o camisola 22 do conjunto de Moreira de Cónegos rematou de primeira e colocado para o lado esquerdo da baliza de Vlachodimos (1-1). Nesta jogada, muita culpa para os defesas centrais do Benfica, que não estavam sincronizados e mostravam não saber quais adversários marcar e também para o lateral esquerdo Grimaldo, que não se viu para marcar o oponente posicional direto que era o extremo direito Arsénio.

O Benfica mostrou-se muito desatento no capítulo defensivo nesta primeira parte, algo invulgar nos jogos do Estádio da Luz, mas queria atacar com muitos elementos. Pizzi passa longo do meio campo para a entrada da área, onde entretanto chegava Rafa. O extremo picou a bola ao ver o guarda-redes do Moreirense a aproximar-se da bola. Este consegue correr até à baliza para negar o golo das «águias» depois de dar uma palmada no esférico.

Para a surpresa de alguns, dado ao momento de forma do Benfica, só faltava o Moreirense dar a volta no marcador e dilatar a vantagem. Ao minuto 16, Pedro Nuno, outro ex-jogador dos «encarnados», faz o 1-2 após novo contra ataque protagonizado de Arsénio pela faixa direita. Novamente, Grimaldo não estava lá e era Fejsa a compensar a marcação. O extremo consegue libertar-se do adversário para cruzar rasteiro ao segundo poste e o médio do Moreirense encostar. Os visitantes continuavam a explorar o Benfica no contra ataque até que aos 36 minutos, Loum faz o inédito 1-3 com um remate potente fora de área. Poucos minutos antes, tinha sido negado um golo a Rafa praticamente de baliza aberta após contornar o guarda-redes.

A equipa do Benfica não deixou de procurar golos a seu favor, mas saiu da primeira parte debaixo de assobios dos adeptos. Para o segundo tempo, o conjunto «encarnado» regressou ao relvado da Luz sem Pizzi e André Almeida. O treinador Rui Vitória colocou Castillo e Salvio procurando ainda mais largura e elementos no ataque, algo que se presumia desnecessário pois o Benfica chegou à desvantagem por esses mesmos motivos.

Contudo, seria necessário um golo logo a abrir a segunda parte para retirar qualquer coisa deste jogo. Quantidade de ataques não significava qualidade. As jogadas eram demasiado previsíveis, procurava-se a sorte a partir de vários cruzamentos e bolas pelo ar quase sem nexo. Os minutos iam passando e o Benfica não ia fascinando. A defensiva do Moreirense acompanhou os vários lances da equipa da casa sem qualquer problema.

Esta má perfomance do Benfica tem como culminar a expulsão de Jardel. O capitão dos «encarnados», atrás de uma barreira formada pelo Moreirense num livre a favor do Benfica, dá uma cotovelada desnecessária a Arsénio, à vista do árbitro.

Com este resultado, o Benfica sofre a segunda derrota consecutiva no campeonato. Rio Ave e Sporting podem ultrapassar o Benfica se vencerem Nacional e Santa Clara, respetivamente. Caso baterem os leões, os açorianos alcançam a pontuação dos «encarnados» que ficou intacta nesta jornada, 18 pontos.

Onzes iniciais:

SL Benfica: Odysseas Vlachodimos; André Almeida (Salvio 45′), Ruben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Gedson Fernandes e Pizzi (Castillo 45′); João Félix (Cervi 67′), Rafa e Jonas

Moreirense FC: Jhonathan; D’Alberto, Abarhoun, Ivanildo e Rúben Lima; Loum, F. Pacheco, Arsénio (B. Fonseca 79′) e Chiquinho (Neto 85′); Pedro Nuno e Nenê (Pato Rodríguez 67′)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Três tubarões europeus interessados em Gianluigi Donnarumma

Bayern Munique, Real Madrid e AC Milan são os clubes interessados em Gianluigi Donnarumma caso não renove com o PSG.

Luis de la Fuente elogia Cristiano Ronaldo e admite: «Portugal é uma seleção poderosa»

Luis de la Fuente realizou a antevisão à partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Al Nassr pretende defesa do Barcelona para a próxima temporada

O Al Nassr quer garantir a contratação de Andreas Christensen na próxima janela de transferências, O jogador representa o Barcelona.

Diferença entre Benfica e Real Madrid por Álvaro Carreras está em 8 milhões de euros

Álvaro Carreras está perto de ser reforço do Real Madrid. O lateral espanhol prepara-se para deixar o Benfica nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Arthur Cabral não marcou presença no Seixal e está de saída do Benfica

Arthur Cabral vai deixar de ser jogador do Benfica nas próximas horas. O avançado vai assinar um contrato com o Botafogo.

Gonçalo Ramos regressou aos treinos de Portugal

Gonçalo Ramos regressou este sábado aos treinos de Portugal, depois de ter viajado para assistir ao nascimento do seu filho.

FC Porto ofereceu 7 milhões de euros por defesa central

O FC Porto ofereceu sete milhões de euros por Vitão, mas o Internacional recusou a oferta do emblema do Dragão.