Quem tem culpa na crise do Bayern?

- Advertisement -

Ainda estamos em novembro, mas o fim da hegemonia do Bayern München FC na Bundesliga parece mais provável que nunca. Em quinto lugar, a sete pontos do primeiro, o símbolo da Baviera está a ter um dos seus piores arranques de época de sempre. No futebol, a culpa nunca morre solteira e, neste caso, até tem vários pretendentes. Dos jogadores, ao treinador, à dirigência, há muitos responsáveis pelas dificuldades vividas no Allianz Arena.

Sete. Este é o número de jogadores do Bayern de Munique que, nesta época, já marcaram um ou mais golos. Ora, esta estatística isolada não é particularmente negativa, mas quando temos em conta que a equipa marcou, para já, 20 golos no campeonato (em 11 jogos), percebemos que é sintoma de um problema maior. Isto porque, na época passada, o Bayern registou 92 golos nas 34 partidas que disputou. É quase o triplo da média de golos por jogo que apresenta este ano. Ainda que Robert Lewandoski tenha recuperado, após uns maus meses de agosto e setembro, jogadores como Thomas Müller e Arjen Robben têm-se mostrado muito menos eficazes na ofensiva bávara.

Quem vê as estatísticas, vê menos golos, menos dribles e menos passes completados. Quem vê os jogos, vê uma equipa que parece ter todos os componentes que já fizeram dela campeã seis épocas consecutivas, mas que simplesmente já não se ligam da mesma maneira.

E na defesa, os problemas são igualmente gravosos. Os jogadores com melhor média de cortes por jogo são Thiago Alcântara e Javi Martínez, ambos médios. Os números de Boateng e Hummels estão muito abaixo do que se viu o ano passado, assim como a sua concentração em campo, segurança na altura de construir o ataque e coesão posicional. Na baliza, Manuel Neuer, após regressar, em maio, de uma lesão de oito meses, não parece ter a mesma confiança e o decréscimo de rendimento dos defesas não é desculpa para todos os golos que sofreu até agora (14, só na Bundesliga).

Neuer é, nesta época, o quarto guarda redes da Bundesliga com menos defesas
Fonte: FC Bayern München

E o homem que comanda este batalhão desnorteado, será dele a culpa? Niko Kovač chegou no início desta época a Munique, vindo do Eintracht Frankfurt. Ex-jogador do Bayern (2001-2003), Kovač não tinha tarefa fácil: substituir Jupp Heynckes, que dera ao clube uma Liga dos Campeões e quatro Bundesligas, nunca seria fácil. O facto é que, entre 25 de setembro e 8 de outubro, o símbolo bávaro fez quatro partidas, das quais não ganhou nenhuma, e desceu para o sexto lugar do campeonato. No fim de semana passado, quando parecia numa fase crescente, am spós cinco vitórias eeis jogos, o Bayern vacilou perante o Borussia Dortmund, perdendo por 3-2 (esteve a ganhar 1-0 e 2-1) e, com as vitórias do RB Leipzig e do Eintracht Frankfurt, acabou por descer para quinto lugar, ficando a sete pontos do primeiro, ocupado pelo próprio Dortmund.

12 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. É este o registo de Kovac no Bayern, para já
Fonte: Eintracht Frankfurt

O dedo foi imediatamente apontado a Kovač, sobretudo, por causa da não utilização de James Rodríguez nesse jogo. E enquanto essa opção é, de facto, questionável, dada a forma do colombiano, não será que aquilo com que Kovač tem de trabalhar, a equipa que herdou de Jupp Heynckes, também pode estar a ter efeito na sua má adaptação ao novo clube?

O Bayern tem, atualmente, a média de idades mais baixa da Bundesliga (28 anos e 66 dias). Dos 11 jogadores que ganharam a final da Liga dos Campeões em 2013, sete ainda são regularmente titulares (Neuer, Jérôme Boateng, Robben, Franck Ribéry, Müller, Alaba e Javi Martínez). Os extremos mais utilizados, Robben e Ribéry, têm 34 e 35 anos, respetivamente. Como já se disse antes, quem vê o Bayern a jogar, vê uma equipa que sabe jogar, sabe o que tem de fazer, mas à qual falta alguma coisa. E, em termos leigos, o que falta é juventude.

Maior disponibilidade física. Apesar da qualidade dos jogadores, o tempo é o tempo; e com ele vem uma baixa inevitável de rendimento do corpo. A direção de Karl-Heinz Rummenigge não parece interessada em apostar nos jovens. Trouxe Leon Goretkza, Serge Gnabry e Renato Sanches (este último a voltar de empréstimo) no verão, mas poucos têm sido os seus minutos de jogo. Juntando isto a uma academia que pouco tem produzido nos últimos anos – com Joshua Kimmich a ser a exceção que merece o maior destaque -, é difícil perceber Rummenigge, quando este diz que o Bayern tem “uma mentalidade diferente” da dos outros clubes na Europa. “Comprar só para agradar aos fãs não resulta”, diz. Tudo certo: em equipa que ganha não se mexe. Mas, e quando a equipa deixar de ganhar?

Ainda estamos em novembro, é verdade. O Bayern München FC estará, inevitavelmente, na disputa pelo título de campeão alemão. Tanto pela competitividade do seu plantel, que conta com campeões Mundiais, Europeus (não é, Renato?) e muito mais, como pelo próprio ADN do clube, da estrutura e dos adeptos. Mas a altura de mudar não está a chegar, porque já passou. É hora de fechar a era Jupp Heynckes, que, mesmo na sua ausência, entre 2013 e 2017, esteve bem presente, e começar uma nova, sob a alçada de Niko Kovač, um treinador talentoso, no qual Rummenigge vai ter de confiar.

Foto de capa: FC Bayern München

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.