Jogadores que Admiro #100 – Nani

Luis Carlos Almeida da Cunha, conhecido no mundo do futebol como “Nani”, regressou esta temporada ao Sporting. Nesta sua terceira passagem por Alvalade tem vindo a ser fundamental, sendo inclusivamente o capitão leonino.

Nani iniciou a sua carreira nos escalões de formação do Real Massamá, tendo chegado ao Sporting na temporada 2003/2004, com idade de júnior. Na formação leonina foi treinado por João Couto e, em 2004/2005, por Paulo Bento, na época em que viria a conquistar o campeonato nacional de juniores.

Paulo Bento viria a assumir o comando técnico da equipa principal, sendo o responsável por lançar jogadores formados na Academia de Alcochete, como Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Yannick Djaló e claro, Nani. O sonho de Nani cumpriu-se no dia 10 de Agosto de 2005, no Estádio José Alvalade, onde vestiu pela primeira vez a camisola da equipa principal, diante dos italianos da Udinese, em jogo a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Nani esteve ao serviço da equipa principal do Sporting durante duas temporadas, onde fez 76 jogos e marcou 12 golos. Nesse período venceu uma Taça de Portugal, na final frente ao Belenenses, no Jamor.

O jovem leão tornou-se uma estrela, sendo uma das referências do Sporting nas duas temporadas de leão ao peito. As boas exibições valeram-lhe uma transferência, por 25 milhões de euros, para o Manchester United, comandado por Alex Fergunson e que tinha no plantel Cristiano Ronaldo.

Nani regressou esta temporada ao Sporting e tem feito um bom arranque, já com seis golos marcados
Fonte: Sporting CP

Em Manchester, Nani viveu um sonho durante sete temporadas: jogou 230 partidas e marcou 67 golos. Uma história repleta de títulos! Com o contributo de Nani, o United venceu quatro campeonatos, quatro Supertaças, duas Taças da Liga, um Campeonato do Mundo de Clubes e a Liga dos Campeões, na temporada 2007/2008.

No verão de 2014 Nani regressava ao Sporting, envolvido no negócio que levou Marcos Rojo para o Manchester United. O extremo português chegava a Alvalade a título de empréstimo. Na época 2014/2015 seria mais uma vez fundamental para os leões: sob a liderança de Marco Silva, jogou 37 jogos e marcou 12 golos. Despedindo-se dos sportinguistas com mais um título, a conquista da Taça de Portugal nas grandes penalidades frente ao Braga.

Na época seguinte, Nani transferiu-se para o Fenerbahçe, prosseguindo a sua carreira entre o futebol turco, o Valência em Espanha e ainda uma passagem por Itália, ao serviço da Lazio. No entanto as lesões importunaram o sucesso do internacional português.

Uma carreira brilhante, um profissional de excelência, quer nos clubes, quer na seleção. Por Portugal já foi internacional em 112 vezes e marcou 24 golos. Nani tem ainda uma página dourada na sua carreira: é um dos campeões da Europa de 2016.

Esta temporada ficou marcada pelo regresso de Nani a casa, ao Sporting Clube de Portugal. O capitão leonino rubricou um contrato válido até 2020 tem sido fundamental em Alvalade, demonstrando toda a sua qualidade e experiência. Um jogador tecnicamente muito evoluído, com frieza a finalizar, tendo ainda muita qualidade a definir o último passe. Esta temporada, Nani já realizou 15 jogos, marcou seis golos e fez quatro assistências de leão ao peito.

Assim, que esta terceira passagem de Nani pelo Sporting seja sinónimo de títulos, vitórias e conquistas. Sob a liderança de Marcel Keizer, que o capitão leonino dê o seu contributo na luta pelo título e pelos objetivos, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

Foto de Capa: Sporting CP

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.

Real Madrid e Vinícius Júnior abrem a porta a uma saída após divergência salarial

Vinícius Júnior quer receber o mesmo dinheiro do que Kylian Mbappé no Real Madrid. Jogador e clube não descartam saída.

Martim Neto deixa Benfica e ruma à La Liga: Águias mantém 50% do passe

Martim Neto vai deixar o Benfica e reforçar o Elche na La Liga. Águias continuam com 50% do passe do médio de 22 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto já investiu 75,3 milhões de euros neste verão: Um valor bem superior ao maior mercado da história do clube

O FC Porto vive o maior investimento da história do clube. Dragões já gastaram 75,3 milhões de euros neste mercado de verão.

Real Madrid quer saída de mais 2 jogadores neste mercado

O Real Madrid quer uma reformulação do setor defensivo nesta janela de transferências. David Alaba e Antonio Rudiger estão de saída.

Manchester United faz oferta de 40 milhões de euros por jogador importante do Sporting

O Manchester United está interessado em Morten Hjulmand. Clube de Ruben Amorim apresenta proposta de 40 milhões de euros ao Sporting.