A época dos Portugueses no Estrangeiro – José Gonçalves

O segundo ano do barcelense no World Tour foi extremamente positivo e, apesar de desta vez não ter dado nenhuma vitória à Team Katusha – Alpecin, será lembrado pelo seu excecional desempenho no Giro d’Italia.

José Gonçalves entrou tranquilo no ano, com apenas um 17.º na Cadel Evans Great Ocean Race a dar algum (pouco) destaque nos primeiros meses da temporada. No final de abril, no Tour de Romandie já parecia começar a melhorar a forma para maio, onde brilharia na primeira Grande Volta da época.

No Giro d’Italia, o português começou logo com um fantástico quarto posto no prólogo e melhoraria esse registo para um terceiro na chegada a Santa Ninfa, numa altura em que se ia mantendo entre os primeiros da Geral. O que ninguém esperava era que o fizesse até ao fim da prova. Colecionando mais dois top 10 em etapas pelo caminho, José Gonçalves terminaria as três semanas num surpreendente 14.º lugar, igualando o melhor registo nacional da década em Grandes Voltas.

O terceiro lugar em Santa Ninfa foi um dos destaques da época
Fonte: Giro d’Italia

Seguiu-se o Tour de Suisse onde também ainda esteve na discussão de duas etapas e a participação nos Campeonatos Nacionais (ganhos pelo seu irmão gémeo), onde conquistou a prata no contrarrelógio individual.

Depois de uma paragem para repousar, participou na Vuelta, onde nunca se encontrou e acabaria por desistir à etapa 13. Até ao final da temporada ainda conseguiu resultados positivos no Paris-Tours e no Gree-Tour de Guangxi.

Após um 2018 em que confirmou o estatuto como um dos melhores portugueses da atualidade e surpreendeu com a sua capacidade a subir e no crono, continuará na Katusha e será uma boa aposta para termos sucessos internacionais lusitanos no ano que aí vem.

Foto de Capa: Team Katusha – Alpecin

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo lateral do Benfica interessa a 2 clubes da MLS

Pedro Amaral pode rumar à MLS neste mercado de transferências. O lateral pertence ao Estoril Praia e foi formado no Benfica. O português encontra-se a cumprir o último ano de contrato com o emblema da Linha.

Tottenham denuncia insultos racistas contra Mathys Tel após a Supertaça Europeia

O Tottenham denunciou insultos racistas que foram dirigidos contra Mathys Tel. O avançado francês falhou um dos penáltis decisivos na Supertaça Europeia.

Fredrik Aursnes em destaque: eis os números do médio desde que chegou à Luz

Fredrik Aursnes tem sido um dos destaques do Benfica neste começo de temporada, atuando como extremo direito. O norueguês é considerado um elemento fundamental para Bruno Lage e restante equipa técnica.

Manchester City apresenta o novo dono da camisola 10 da equipa

O Manchester City tem um novo dono para a camisola 10. Rayan Cherki vai render Jack Grealish e usar o número emblemático dos cityzens.

PUB

Mais Artigos Populares

Ederson Moraes muito perto do Galatasaray: eis os valores em cima da mesa

Ederson Moraes está muito perto de ser reforço do Galatasaray. O guarda-redes brasileiro vai deixar o Manchester City.

FC Porto colocado na rota de promessa mexicana

O FC Porto está a ser apontado como um dos clubes interessados em Hugo Camberos. O jogador representa o Chivas e é visto como uma das grandes promessas do futebol mexicana, contando com apenas 18 anos de idade.

Kerem Akturkoglu ligou para colegas e funcionários do Galatasaray a informar da possível ida para o Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu está cada vez mais perto de assinar pelo Fenerbahçe. O avançado turco ligou a membros do Galatasaray, sua antiga equipa, a informar sobre a negociação.