📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ayrton Senna. Génio… num carro… de Fórmula 1

- Advertisement -

Não existem muitas mais palavras para descrever o tricampeão (1988, 1990, 1991) mundial brasileiro. Os seus anos de glória foram com a McLaren-Honda, onde levava o carro branco e vermelho às vitórias. As lutas com Alain Prost foram lendárias. Partiu cedo demais, no dia 1 de maio de 1994…

Mas, Ayrton Senna, por tudo o que deixou em pista, ainda nos faz saltar de alegria. Para quem nunca o viu, como eu, os vídeos do Youtube são muito prestáveis. Mas, o documentário “Senna” trouxe uma visão ainda mais abrangente do melhor piloto brasileiro de sempre.

Para mim, Senna acabou por ficar como “o que teria sido”, passo a explicar. Com uma morte tão repentina, ficamos a pensar “no que teria sido”. O brasileiro, em 1994, encontrava-se na Williams que tinha um carro fenomenal.

Vejam as estatísticas, só na Fórmula 1. De 161 partidas, 41 foram vitórias, e 80 foram pódios. Para mim, números impressionantes. Começou em 1984 na Toleman e, já nesse ano, em sua “casa”, o Mónaco, qualificava-se em 13º e conseguia chegar em segundo (reza a lenda que se a corrida não fosse interrompida, Senna ultrapassaria Prost pela vitória).

Em 1985 veio a Lotus, e o famoso carro preto com letras douradas fez com que o piloto de capacete amarelo fosse vitorioso pela primeira vez no Grande Prémio de Portugal, realizado no Circuito do Estoril, num domingo extremamente chuvoso. Uma masterclass, que até poderia ter acabado mal, se encontrarem as imagens, reparem o que acontece quando Senna passa a meta, na reta do circuito do Estoril.

Mas, em 1988, com a mudança para a McLaren, toda a lenda de Senna começou. A luta em pista, fora dela, ao lado, onde fosse, com Alain Prost, trouxe imensos espetadores ao desporto motorizado. E trouxe os três campeonatos de Senna.

Senna no Mónaco, em 1990

Em 1992 e 1993, Ayrton e a McLaren estavam pouco competitivos e o brasileiro acabou por mudar-se para a Williams em 1994.

1 de maio, Imola, Tamburrello…

Mas, este dia, não pode ficar marcado só como um dia mau! Daqui para a frente o desporto motorizado mudou, a Fórmula 1 mudou. No dia 3 de maio de 1994 a FIA convocou uma reunião a pedido do Automóvel Clube Italiano, para rever os acontecimentos do fim-de-semana.

Mais tarde, este órgão diretivo anunciou novas medidas de segurança para o próximo circuito, o de Mónaco. Estas regras incluíam: que a entrada e saída do pitlane passa-se a ser controlada por uma curva, forçando assim os carros a reduzir a velocidade. Nenhum mecânico da equipa seria autorizado a entrar, excetuando quando os pilotos fizessem uma paragem nas boxes.

Também em Monaco, Niki Lauda voltou a formar a Associação de Piloto de Grande Prémio (GPDA). Os representantes eleitos foram Lauda e os pilotos Michael Schumacher, Gerhard Berger e Christian Fittipaldi. Após os trágicos acidentes ocorridos durante a temporada, o GPDA exigiu que a FIA melhorasse a segurança da Fórmula 1. A FIA respondeu rapidamente e introduziu as seguintes alterações nos regulamentos.

Para Senna, com saudade, David…

Foto de Capa: Wiki Commons

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo reencontra José Morais em jogo particular

O Al Nassr irá enfrentar o Al Wahda no estágio em Abu Dhabi, proporcionando um reencontro especial entre Cristiano Ronaldo e José Morais.

Históricos da Premier League oferecem as suas opiniões sobre a situação de Mohamed Salah: «Está a destruir o seu legado no Liverpool»

John Terry e Wayne Rooney comentaram a polémica entre Mohamed Salah e o Liverpool. Os ex-internacionais ingleses deram opiniões opostas.

Jamie Carragher dispara críticas a Mohamed Salah: «Achei vergonhoso o que ele fez depois do jogo»

O antigo capitão do Liverpool, Jamie Carragher, deixou fortes críticas ao comportamento recente de Mohamed Salah.

Avançado do Villarreal compara Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: «Messi é como Son Goku e Ronaldo como Vegeta, fala sempre»

Nicolas Pépé, avançado do Villarreal, usou Dragon Ball Z para uma comparação, no mínimo inovadora, entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Neves reflete sobre a conquista da Champions League: «Senti o maior alívio que alguma vez senti na vida»

João Neves relembrou a conquista da Champions League na temporada passada, ao serviço do PSG e falou do seu desempenho atual.

Rui Borges apresenta Sporting a defender em 5-2-3: «Temos muito a ganhar e muito pouco a perder»

Rui Borges falou a poucos minutos do apito inicial do Bayern Munique x Sporting. Treinador explicou escolhas iniciais.

Com muitas mudanças: eis os onzes oficiais do Bayern Munique x Sporting da Champions League

O Bayern Munique recebe o Sporting na 6.ª jornada da Champions League. Leões com várias mexidas no onze inicial.