Luís Castro de saída. E agora?

Para os lados do Vitória SC, as coisas têm andado em stand by após o término da última temporada. Mais precisamente, após a demissão do presidente Júlio Mendes. A proposta feita pelo clube para alterar os estatutos, dando mais poder aos accionistas da SAD foi chumbada pelos sócios, o que levaria Júlio Mendes a colocar um ponto final no seu percurso de sete anos a comandar os destinos do clube da cidade-berço.

Toda esta situação tem feito com que as coisas para os lados de Guimarães tenham andado um pouco paradas, sendo que por enquanto, uma das poucas coisas que se sabe é que irá haver mudanças no comando técnico, visto que Luís Castro acabou irá substituir Paulo Fonseca no comando técnico do Shakhtar Donetsk.

As eleições antecipadas irão realizar-se no próximo dia 20 de Julho, precisamente cinco dias antes do primeiro jogo oficial dos vitorianos. Como tal, um novo treinador será certamente anunciado até lá. Sem haver confirmações, o nome mais falado é o de Ivo Vieira, que é na minha opinião, uma das opções mais lógicas e naturais, tendo em conta a conjuntura actual.

Ivo Vieira foi o timoneiro daquela que foi a melhor época da história do Moreirense FC, destacando-se pela prática de um futebol positivo e atractivo que valoriza o jogo e os jogadores. Antes de rumar a Moreira de Cónegos, já no GD Estoril-Praia, apesar do último lugar na tabela classificativa, a sua equipa mostrou um bom futebol. Como tal, nesse aspecto não difere muito de Luís Castro.

Ivo Vieira poderá não se afastar muito do seu último local de residência
Fonte: Moreirense FC

Caso esta transferência se confirme, onde o técnico madeirense será realmente posto à prova será na componente mental. O principal objectivo do Moreirense FC era a manutenção, visto que à medida que a época avançava e os bons resultados iam aparecendo, haveria menos pressão para a equipa e para o treinador.

No Vitória SC não será assim. Sendo um clube vimaranense um crónico candidato à qualificação para as competições europeias, as expectativas serão mais elevadas, o que resultará em mais pressão para Ivo Vieira. Na cidade-berço, o técnico madeirense terá de lidar com uma direcção que tem outros objectivos e com uma massa adepta mais exigente e que não irá dar abébias.

Será necessário também que a nova direcção do Vitória SC que ainda está por chegar, tenha a capacidade de identificar as lacunas da equipa, e que reforço onde seja necessário, sobretudo no ataque, onde na última temporada, o brasileiro Davidson foi o único a convencer. A meu ver, também precisam de um defesa-central que saiba sair a jogar, visto que Osorio deverá regressar ao FC Porto.

Seja quem for o sucessor de Luís Castro, espero que este seja capaz de levar o clube a um bom porto e a cumprir os objectivos.

 

Foto de Capa: Vitória SC

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique adiciona internacional português de potenciais alvos

Renato Veiga pode deixar Chelsea este verão. Bayern Munique está interessado e atento ao internacional português.

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto anuncia antigo árbitro assistente na estrutura

O FC Porto anunciou durante esta terça-feira que Bertino Miranda vai integrar a estrutura, como assessor e formador para a arbitragem.

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.