Argélia 2-1 Nigéria: Sem tempo para prolongamentos, Mahrez afasta Nigéria no último minuto

    Da segunda meia final da Taça das Nações Africanas, esperava-se o adversário do Senegal na derradeira final. Num jogo equilibrado, foi a Argélia a acabar por vencer, por duas bolas a uma, uma Nigéria que “vendeu cara a derrota”.

    Os minutos iniciais foram marcados pelo domínio argelino. A Nigéria bem que podia correr atrás da bola, mas só a “cheirava”. Circulação rápida de bola, com passes simples e curtos, deixava o país dos Magrebe com boas perspetivas para este jogo decisivo.

    Bennacer aos 11’ e Bensebaini aos 16’ foram os primeiros a criar perigo perto da baliza da Argélia. Depois destes avisos, a Nigéria “acordou”. Começou a equilibrar a partida e a tentar agredir a baliza argelina (sobretudo de bola parada), ainda que, sem nenhuma ocasião flagrante.

    A meia hora inicial ficou marcada pela defesa de Akpeyi, em resposta ao remate do possante Bounedjah (29’). Esta foi daquelas defesas que valem pontos, ou neste caso, poderiam valer a presença na final. Não fosse uma infelicidade nigeriana: Ekong colocou a bola na própria baliza na sequência de um cruzamento do desconcertante jogador do Manchester City, Riyad Mahrez (40’). A Argélia foi a ganhar para o intervalo.

    Fonte: Confederação Africana de Futebol

    A segunda parte com um ligeiro ascendente dos homens da Nigéria. Mais agressivos e incisivos a levar o jogo para a frente, mas a faltar assertividade no momento da decisão, no que fazer à “redondinha” no último terço do terreno. Parecia que faltava ali um criativo ou um organizador de jogo.

    A Argélia “tirou o pé do acelerador”, quase que deixou de jogar, confiante de que o resultado se aguentaria até ao fim. Mal sabiam eles o que lhes esperava. Já que falta de poder de decisão dos nigerianos os mantinha longe da baliza adversária, coube ao VAR decidir. Aos 72’ foi assinalado penalti a favor da Nigéria, por mão de Mandi. Penalti convertido por Ighalo, estava reposta a igualdade.

    O golo deu força, naturalmente, aos homens da Nigéria. Continuavam por cima do jogo, mas sem criar oportunidades para passarem para a frente do marcador. Mais posse de bola, dominavam no meio campo ofensivo. O seu jogo passava todo por Chukwueze e Iwobi, mas continuava a parecer que faltava algo de diferente ao ataque nigeriano.

    Já todos se preparavam para o prolongamento, à exceção de alguns irrequietos jogadores da Argélia, que por acaso, eram os seus melhores executantes. Feghouli à entrada da área, deixou um aviso, com um tiro a rasar a barra (89’). Se o remate de Feghouli passou perto da barra, o de Bennacer foi mesmo com estrondo ao travessão (90+3’).

    Aproximava-se o fim do tempo regulamentar, e os tentos argelinos estavam cada vez mais próximos de entrar. O árbitro já olhava para o relógio, quando no último minuto da compensação, Ndidi comete uma falta à entrada da área, numa zona proibitiva, ainda para mais, aos 90+4’. Mahrez, um dos maiores especialistas da atualidade a bater livres diretos, não vacilou e carimbou a passagem da Argélia à final. Golo soberbo.

    Um balde de água fria para esta Nigéria. Ninguém merece sofrer um golo no último minuto. Mas o futebol nem sempre tem que ver com mérito. Às vezes é sorte, outras vezes é perícia. Foi este o caso. Uma Argélia traiçoeira, capaz de passar quase uma segunda parte inteira a ver jogar, guardou o melhor para o fim e está na final da CAN, frente ao Senegal.

    ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

    Argélia: M’Bolhi, Benlamri, Mandi, Bensebaini, Zeffane, Bennacer, Guedioura, Mahrez, Feghouli, Bounedjah e Belaili.

    Nigéria: Akpeyi, Omeruo, Troost-Ekong, Collins, Awaziem, Etebo, Ndidi, Iwobi, Ighalo, Musa e Chukwueze (Onyekuru, 78’).

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Filipe Carvalho
    Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Besiktas pensa em sucessor para Gedson Fernandes e jogador representa a Atalanta

    O Besiktas pode perder Gedson Fernandes no próximo mercado de transferências e Mario Pasalic é visto como o sucessor ideal.

    Bayern Munique opta por não chamar de volta guarda-redes internacional alemão

    O Bayern Munique não vai exercer a cláusula de regresso de Alexander Nubel, jogador que está cedido ao Estugarda.

    AC Milan de Sérgio Conceição atento a defesa do Valência

    O AC Milan pode avançar para a contratação de Cristhian Mosquera, defesa central que pertence aos quadros do Valência.

    Atlético de Madrid de olho em guarda-redes de 17 anos do Sporting para ser o suplente de Jan Oblak

    O Atlético de Madrid está a acompanhar a evolução de Miguel Gouveia e pode mesmo avançar para a contratação do jogador do Sporting.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Florentino Pérez falou com Carlo Ancelotti após eliminação na Champions League: «Podes estar orgulhoso do que conseguiste»

    Florentino Pérez falou com Carlo Ancelotti após o encontro entre o Real Madrid e o Arsenal, que colocou os espanhóis fora da Champions League.

    Chelsea de olho em 2 avançados e Viktor Gyokeres não faz parte da lista

    O Chelsea está interessado em reforçar a sua frente de ataque no final da temporada. Rodrigo Muniz e Hugo Ekitiké estão na lista dos blues.

    Tiago Djaló afastado do plantel do FC Porto e treina à parte

    Tiago Djaló não vai prosseguir a sua carreira no FC Porto. O defesa central foi afastado dos treinos do plantel principal.

    Barcelona define sucessor de Jules Koundé e jogador custa 25 milhões de euros

    O Barcelona pode perder Jules Koundé no próximo mercado e está interessado em garantir a contratação de Dodô para o seu lugar.

    Sporting pode garantir 4 milhões de euros com emprestado

    O Sporting pode ver Koba Koindredi sair do clube no final da temporada. O jogador encontra-se emprestado ao Lausanne.

    Manchester United de Ruben Amorim já chegou a acordo verbal com avançado

    O Manchester United de Ruben Amorim já tem acordo com Victor Osimhen, avançado que pertence ao Nápoles, mas está cedido ao Galatasaray.

    Benfica de olho em situação de craque do Vizela

    O Benfica está a acompanhar a evolução de Diogo Nascimento. A equipa da Luz conta com metade do passe do jogador.

    Sporting prepara-se para ter um novo segundo guarda-redes e nome já está escolhido

    O Sporting deverá apostar em Diego Callai como segundo guarda-redes na próxima temporada. Rui Silva vai manter-se como titular.

    Rio Ave x Sporting: eis os onzes prováveis

    O Rio Ave e o Sporting entram em campo a partir das 20h45 desta terça-feira, num encontro válido pelas meias finais da Taça de Portugal.

    Tiago Djaló e Otávio com processos disciplinares no FC Porto: quem são os restantes centrais dos dragões?

    Tiago Djaló e Otávio deverão ficar de fora das opções de Martín Anselmi nos próximos encontros do FC Porto.