Ivanildo Fernandes: um caso semelhante a Merih Demiral

- Advertisement -

A academia do Sporting Clube de Portugal já formou excelentes médios e avançados, sendo que muitos deles atuaram e atuam, inclusive, nas melhores equipas europeias, mas no que toca à zona defensiva são poucos os casos de sucesso. Se fizermos uma análise aos defesas da formação que foram apostas para a equipa principal nos últimos anos, conseguimos constatar que essa aposta tem sido praticamente nula. Mas porque será que isso (não) acontece? Será que o próprio clube não tem confiança nos atletas que forma?

O caso mais gritante tem sido o de Thierry Correia. Sendo um jogador bastante completo e polivalente, a sua aposta concreta tem vindo a ser adiada jogo após jogo e não se percebe o porquê. Contudo, existe um jogador da formação que tem passado despercebido à opinião pública, de seu nome Ivanildo Fernandes. O jovem central tem sido um caso semelhante a Francisco Geraldes, no sentido em que o Sporting reconhece a sua qualidade, mas é sistematicamente emprestado.

Após uma época de bom nível ao serviço do Moreirense, com 26 jogos disputados e um golo apontado, foi chamado para integrar a pré-época dos leões e tudo apontava para que continuasse de leão ao peito. Mas Marcel Keizer, que chegou ao Sporting com a promessa de apostar na “prata” da casa, decidiu não contar com o jogador, sendo posteriormente emprestado aos turcos do Trabzonspor.

Ivanildo Fernandes volta a ser emprestado, desta feita aos turcos do Trabzonspor
Fonte: Moreirense FC

O treinador leonino decidiu apostar no jovem Eduardo Quaresma, de apenas 17 anos (é atualmente um dos maiores talentos da academia de Alcochete, quer pela sua qualidade quer pela sua polivalência), apesar de estar planeada uma aposta muito mais regular na equipa sub-23 que atua na Liga Revelação. Sendo Eduardo Quaresma um jogador tão jovem, seria muito mais seguro e sensato apostar num central com mais experiência, num setor onde os erros se pagam caro e nesse sentido, a aposta em Ivanildo enquadrava-se perfeitamente.

Num passado não muito distante, o Sporting ficou muito mal na fotografia quando decidiu emprestar Merih Demiral, com uma cláusula de compra baixa em comparação com a sua qualidade, porque no espaço de um ano o defesa foi trocando de clube até chegar à Juventus por valores próximos dos 20 milhões de euros. Ora para um clube da dimensão da Juventus oferecer tal quantia por um “dispensável” do plantel leonino, é sinal que o clube errou em não apostar no jogador, que poderia ter tirado muito mais proveito do jogador, quer seja em termos desportivos, quer seja em termos económicos.

Mas como errar é humano, há que aprender com os erros do passado, de forma a que situações desta gravidade não se voltem a repetir. Contudo e olhando para o caso de Ivanildo Fernandes, parece que o clube leonino em nada aprendeu com Merih Demiral e mesmo que o central português não chegue a apresentar o mesmo rendimento que o central turco, a verdade é que as semelhanças são evidentes e os sportinguistas deveriam estar preocupados. O Sporting é atualmente um clube vendedor que necessita das vendas para equilibrar as contas, mas se continuamos a deixar “escapar” talento da formação desta forma, certamente que o caminho para o sucesso será mais longo e atribulado.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Obrador oficializado no Torino por empréstimo do Benfica

O Torino anunciou o empréstimo de Rafael Obrador até...

Al Ahli Dubai de Paulo Sousa goleia Dibba Al Fujairah por 7-0 e conserva liderança da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al Ahli Dubai de Paulo Sousa goleou o Dibba Al Fujairah por 7-0. Encontro referente à 13.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Treinador do Birmingham elogia Swansea de Vítor Matos: «Clube que tem uma identidade que resistiu ao teste do tempo»

Chris Davies, treinador do Birmingham, deixou elogios ao Swansea de Vasco Matos após o empate a uma bola entre as duas equipas.

André Horta recorda transferência do Vitória FC para o Benfica em 2016: «Eu vou para o clube fazer o quê?»

Numa entrevista recente, André Horta recordou o período em que foi transferido do Vitória FC para o Benfica e ainda uma mensagem de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

Dani Alves mete mãos à obra no São João de Ver e despede treinador

Ex internacional brasileiro, Dani Alves, despede o treinador do São João de Ver, João Nivea, após a goleada sofrida frente ao Fafe.