Quanto vale um clássico?

Não, não é um texto sobre carros antigos. Trata-se de uma tentativa de analisar e antever a importância de um clássico entre SL Benfica e FC Porto jogado num momento precoce da temporada. É mais do que um jogo? Vale mais do que os pontos em disputa? Pode revelar-se um ponto marcante ou até de viragem no campeonato?

A expetativa que o precede, a romaria ao estádio que gera, o impacto mediático que causa, a qualidade das equipas que o disputam e a dimensão dos clubes em questão impedem qualquer pessoa de menosprezar um clássico com chavões do género “É só um jogo”. É mais que isso. É uma festa – muitas vezes arruinada por quem utiliza o futebol como um subterfúgio para expor as suas competências violentas e as suas incompetências civilizacionais (par inseparável) –, é um hino ao futebol quando bem jogado, é a reunião de 159 títulos nacionais e internacionais (incluindo 65 ligas portuguesas e quatro Taças dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões), é o confronto de duas histórias e dois historiais por poucos clubes igualados e por menos suplantados no panorama futebolístico mundial.

Sendo tudo isto – e mais –, reveste-se inevitavelmente de uma importância muito grande para todos os envolvidos. O resultado e a performance, por esta ordem, podem ditar o futuro próximo de treinadores, jogadores, dirigentes. Nesse sentido, pode ser decisivo. No entanto, como temos visto nos últimos anos, vencer ambos os clássicos não é sinónimo de conquista do campeonato. Assim, dificilmente um clássico – ou mesmo os dois – é decisivo para a conquista do campeonato. Importante, claro, mas não decisivo numa maratona de 34 jogos.

Olhando para o clássico da próxima jornada percebemos isso. Uma vitória do FC Porto deixa os rivais igualados a 31 jornadas do fim. Um empate deixa uma brecha de três pontos entre ambos e uma vitória do SL Benfica abre uma vantagem de seis pontos favorável ao clube da Luz, mas que não é irrecuperável, como vimos em anos anteriores. Todavia, olhando para o contexto em que surge percebemos também a importância do jogo para o futuro dos envolvidos, como referi acima.

No último clássico realizado na Luz, Seferovic foi o autor do único golo
Fonte: SL Benfica

A má entrada na época por parte do FC Porto torna uma vitória azul e branca na Luz quase uma obrigação, podendo uma derrota portista ter repercussões que se poderão fazer sentir em toda a estrutura do vice-campeão. Por outro lado, uma derrota encarnada pode ter o condão de arrefecer os ânimos benfiquistas e tirar a graça ao estado em que se encontram os encarnados. Um mau resultado, por se tratar de um jogo que é mais do que isso, terá que ser compensado na jornada seguinte. Assim, não é despiciendo o facto de nessa jornada o FC Porto receber o Vitória SC e o SL Benfica visitar o SC Braga. Vencer o clássico ganha ainda maior carácter de urgência.

No meio de tudo isto, importa não descurar os “direitos de gabação” que estão em jogo, na perspetiva dos adeptos e associados dos dois clubes. Vencer um campeão europeu por duas vezes aumenta o ego e orgulha qualquer adepto. Vencer um rival tem o mesmo efeito. Vencer um rival campeão europeu por duas vezes tem um efeito que é mais do que a soma dos efeitos em separado – é um dos raros casos em que 1+1 não é igual a 2.

Posto isto, o clássico vale mais do que os pontos em disputa e é mais do que um jogo, podendo ser um ponto marcante ou de viragem no campeonato e na época. No entanto, não sendo o único, não poderá ser considerado o momento decisivo. No dia 24 de agosto, a partir das 19 horas, disputa-se no Estádio do SL Benfica um jogo que é e vale mais do que um dito normal, um jogo a que vale a pena assistir, um jogo com potencial para ser um dos jogos do ano, mas que não decide o campeonato. Após o jogo, o foco, de um lado e do outro, terá que estar no que faltará jogar. Mas até lá, as atenções estarão centradas num jogo que é… um clássico!

Foto de Capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 do pódio do futebol internacional em 24/25

A época 24/25 foi marcada por grandes conquistas, surpresas,...

Manchester United de Ruben Amorim ganha força como principal candidato a acolher Viktor Gyokeres

Viktor Gyokeres está mais próximo de rumar ao Manchester United. O ponta de lança sueco é o principal desejo de Ruben Amorim.

Bayern Munique teve de pagar ao Bayer Leverkusen um valor extra para contar com Jonathan Tah no Mundial de Clubes

O Bayern Munique pagou 800 mil euros ao Bayer Leverkusen para contar com Jonathan Tah no Mundial de Clubes. O defesa alemão só acabava contrato no final do mês.

Pelo fim definitivo do vieirismo | Benfica

Seja Noronha Lopes, Diogo Manteigas ou até Cristóvão Carvalho, o importante é que se verifique o fim definitivo do Vieirismo no Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho oferece cerca de 15 milhões de euros anuais a estrela do Bayern Munique

O Fenerbahçe ofereceu quase 15 milhões de euros anuais para garantir a contratação sonantes de Leroy Sané, que está em final de contrato com o Bayern Munique.

Nélson Semedo mais longe de voltar ao Benfica

O futuro de Nélson Semedo está mais distante do Benfica. O lateral português deve rumar a outras paragens neste verão.

Colômbia empata com Peru e Venezuela ganha ímpeto na qualificação da América do Sul para o Mundial 2026

Colômbia e Peru empataram a zero, na 15.ª jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026. Já a Venezuela ganhou 2-0 à Bolívia.