Dia 5 dos Mundiais: USA avassaladores num dia de boas e péssimas notícias para Salazar

- Advertisement -

Num dia que não contou com a presença de qualquer atleta português, o grande destaque da noite foram os três Ouros alcançados pelos norte-americanos, contrastando com a noite de ontem. Noah Lyles (USA) cumpriu e venceu nos seus primeiros grandes campeonatos, Sam Kendricks (USA) levou a melhor num emocionante concurso da Vara e Donavan Brazier pouco se importou com o caso polémico que abalou o dia e alcançou um recorde dos campeonatos. A outra medalha de Ouro do dia foi surpreendentemente para Kelsey Lee-Barber, da Austrália, que bateu as favoritas chinesas no Dardo. Ontem, a África e a Europa dominaram as conquistas, hoje não conseguiram nenhuma. É esta a beleza de um desporto global.

AS FINAIS DE HOJE

Na final que encerrou a noite, os 200 metros, Noah Lyles (USA) entrava para a prova como absoluto favorito e não defraudou essas expectativas, conquistando mesmo o título e a sua primeira medalha global da carreira, ao correr em 19.83 segundos. Não foi a melhor prova de Lyles, que não pareceu tão fulgurante à saída da curva, tendo algumas dificuldades em desenvolver, nunca mostrando uma avassaladora superioridade sobre os restantes elementos.

Ainda assim, não falha na primeira vez que entra como favorito num grande palco e vence dois outros homens que baixaram dos 20 segundos. Andre de Grasse (CAN) alcançou a Prata, correndo em 19.95 segundos – a sua segunda medalha destes campeonatos – enquanto que Alex Quiñonez (ECU), aos 30 anos, consegue mesmo a sua primeira medalha global da carreira, ao finalizar a prova em 19.98. No 4.º lugar, Adam Gemili (GBR), mais uma vez, às portas das medalhas…

Alberto Salazar suspenso por 4 anos!
Fonte: IAAF

Durante a última madrugada, uma bomba rebentou no mundo do atletismo, com a notícia de que Alberto Salazar, o técnico líder do Projeto Oregon da Nike – um dos maiores projetos de meia e longa distância a nível mundial -, havia sido considerado culpado pelos tribunais norte-americanos de violações do código anti-doping, tendo sido imediatamente suspenso por 4 anos de qualquer atividade relacionada com o atletismo.

Acontece que dois dos integrantes do projeto Oregon estavam apurados para a final dos 800 metros: Donavan Brazier (USA) e Clayton Murphy (USA). Brazier não pareceu nada incomodado com isso, assumiu a frente da prova desde cedo e terminou em 1:42.34 para o Ouro, com recorde dos campeonatos. Este foi o 2.º Ouro do Projeto Oregon, depois do Ouro de Hassan nos 10.000 metros.

Brazier bateu o recorde dos campeonatos nos 800 metros, mas a polémica continua
Fonte: IAAF

O 2.º lugar foi para Amel Tuka (BIH), em 1:43.47, ele que já havia sido Bronze em Pequim há 4 anos, sendo que o Bronze, desta vez, foi para Ferguson Rotich (KEN) em 1:43.82. Esta foi a primeira vez na história que os EUA conquistaram o Ouro no evento.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arouca está a fechar médio da Serie A por empréstimo

Yellu Santiago está a caminho do Arouca. Médio de 21 anos deixa Hellas Verona e chega a Portugal por empréstimo.

Onde ver o El Clásico entre Barcelona e Real Madrid na final da Supertaça de Espanha?

O Barcelona e o Real Madrid defrontam-se na final da Supertaça de Espanha. El Clásico joga-se na Arábia Saudita este domingo.

Wesley ganha força, André Luiz mais distante: eis as novidades no mercado do Benfica

O Benfica continua à procura de mais um extremo. Negócio por Wesley avança face aos entraves por André Luiz.

André Villas-Boas rendido a Victor Froholdt: «Foi um negócio difícil, porque o Copenhaga sabia que tinha um diamante nas mãos»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deixou elogios a Victor Froholdt e falou sobre o negócio com o Copenhaga.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Poderia marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários»

Mikel Arteta falou sobre a adaptação de Viktor Gyokeres. Técnico do Arsenal deixa ainda elogios ao avançado sueco.

Borussia Dortmund segura Fábio Silva: «Neste momento não existe um cenário em que queiramos deixá-lo sair»

O Borussia Dortmund quer a continuidade de Fábio Silva. Diretor desportivo do clube falou sobre a situação do avançado português.

Santa Clara prepara-se para vender reforço do verão por 60 mil euros

Luquinhas está de saída do Santa Clara. O extremo vai regressar à Polónia e tem chegada ao Radomiak muito bem encaminhada.