Fazendo jus ao Campeonato das Oportunidades

As últimas convocatórias das selecções jovens foram marcadas por algumas surpresas. Aquela que foi provavelmente a principal surpresa foi a presença de um jogador a competir no Campeonato de Portugal: Leonardo Lelo, lateral-esquerdo do SC Olhanense, foi convocado para representar a selecção nacional de sub-20.

Este lateral-esquerdo fez a sua formação no clube algarvio, tendo-se estreado pela equipa principal na época passada com apenas 18 anos. Não se pode dizer que é uma situação comum ver um jogador a competir no Campeonato Nacional de Seniores ser chamado a representar a selecção nacional.

Apesar de tudo, ainda existem casos relativamente recentes de jogadores que foram chamados à selecção nacional a competirem no terceiro escalão do futebol nacional. O guarda-redes André Moreira, foi chamado à selecção de sub-19 enquanto jogava no GD Ribeirão, tendo inclusive participado no Europeu de sub-19 em 2014.

Já o também guarda-redes Tiago Martins, actualmente ao serviço do Vitória SC, também foi chamado a integrar os trabalhos da selecção de sub-19 enquanto representava o UD Vilafranquense.

Leonardo Lelo compete na equipa principal do Olhanense desde a época passada
Fonte: SC Olhanense

Mas o que é que se pode reter ao mencionar aqui esses casos? Parecendo que não, o Campeonato Nacional de Seniores está repleto de jovens jogadores a competir contra jogadores mais experientes que, mesmo jogando num escalão semi-profissional, ganham uma estaleca que não ganham a jogar num escalão de sub-19 ou de sub-23.

Só para se ter uma ideia do quão isto pode ser benéfico, na selecção espanhola que se sagrou campeã europeia de sub-21, 19 dos 23 jogadores presentes na roja competiram no terceiro escalão espanhol, na Segunda Divisão B.

No entanto, é preciso mudar algumas coisas no nosso Campeonato Nacional de Seniores. É preciso promover um formato mais realista e competitivo de modo a que haja maior competitividade no escalão e de modo a que para os jovens que compitam nesta divisão, se criem condições propícias para que este se torne realmente no Campeonato das Oportunidades.

Foto de Capa: SC Olhanense

 

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.