RDT| Problema de adaptação ou de mentalidade?

Raúl de Tomás. É o nome do homem que nos últimos seis meses conseguiu a proeza de elevar expectativas, desiludir e posteriormente, surpreender a generalidade dos adeptos do futebol. O hispano-dominicano formado no Real Madrid prometia golos e vinha com estatuto de promessa à espera do salto na carreira, mas no SL Benfica não passou de “fogo de vista”. Foi preciso um regresso ao país que o viu nascer para voltar a ser feliz.

Em apenas cinco jogos ao serviço do RCD Espanyol, leva já cinco golos. Na primeira metade da temporada marcou por três vezes em dezassete jogos (!), diga-se. Este paradoxo leva-nos a questionar: o que correu mal na estadia de Raúl em Portugal? A posição em que jogava no sistema de Bruno Lage? Terá sido um problema de adaptação, de confiança ou de mentalidade?

É complicado abordar este tema, sem mencionar outros nomes que fizeram da sua passagem pelo futebol português, um “trampolim” para outras paragens, com sucesso. No caso de RDT foi praticamente o oposto. Ainda que, financeiramente não tenha dado prejuízo ao clube da Luz, a nível desportivo não teve o desempenho esperado. Rodrigo Moreno e Ezequiel Garay (ambos do Valência CF), Javi García (Real Bétis), curiosamente, todos fruto da formação merengue, precisaram de dar um passo atrás, para dar dois à frente.

A veia goleadora de RDT deixa o Espanyol com boas perspetivas para o futuro
Fonte: RCD Espanyol

E agora, com este desempenho recente, leva o adepto comum a questionar: “então, não serve em Portugal, mas já serve para a La Liga, teoricamente mais competitiva e de maior qualidade?”. Ou “não é jogador para um clube que lute por títulos e é apenas um bom jogador para equipas de segundo plano?”. A meu ver, tudo isto se deveu a um conjunto de fatores. Começando pelo sistema tático, passando pela mentalidade, e por fim, um avançado vive de golos, logo a confiança não abunda, e nem todos lidam da mesma forma com a situação.

Primeiro, Raúl de Tomás sempre foi um número nove – capaz de preencher uma frente de ataque sozinho e com grande amplitude. Como se sabe, a maioria das vezes que jogou no Benfica, atuou como segundo avançado. Além disso, desde que chegou a terras lusas e principalmente dentro das quatro linhas, parecia um jogador algo desconectado da equipa. Não sei se devido à infelicidade que foi tendo, ou a algum problema dentro do plantel, mas a verdade, é que sempre pareceu com o “corpo num sítio e a cabeça noutro”.

Até que no mercado de inverno, os periquitos, aflitos, no último lugar da tabela classificativa decidiram avançar com 20,50M por 80% do passe do atleta, mais 1,5M por objetivos atingíveis. Em Barcelona encontrou também um treinador novo no clube (Abelardo), com a principal tarefa de retirar o clube de “zona perigosa” do campeonato. Num sistema de 4-2-3-1 ou 4-4-2, Raúl joga normalmente como ponta de lança móvel, em cunha com o argentino Jonathan Calleri.

Há que referir ainda que o Espanyol, apesar da época pouco conseguida a nível interno, mantém-se na Liga Europa, onde foi goleado pela “armada portuguesa” dos wolves, por quatro bolas a zero. Neste momento, RDT encontra-se lesionado, porém, a média de um golo por partida, antevê-lhe um regresso em pólvora à competição.

Foto de Capa: RCD Espanyol

Revisto por: Jorge Neves

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool derrota Bournemouth em noite de homenagens a Diogo Jota

O Liverpool começou da melhor maneira a Premier League, depois de derrotar o Bournemouth por quatro bolas a duas, num encontro válido pela primeira jornada da competição.

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Kingsley Coman está confirmado como reforço do Al Nassr

Kingsley Coman foi confirmado como o mais recente reforço do Al Nassr. O jogador assino um contrato válido por três anos. O gaulês deixa assim o Bayern Munique em definitivo para ser colega de Cristiano Ronaldo.

Ruben Amorim explica função de Bruno Fernandes e abre portas da titularidade com o Arsenal a reforço: «Consigo imaginá-lo como avançado deste clube durante...

Ruben Amorim fez a antevisão do jogo de abertura do Manchester United frente ao Arsenal. O técnico falou de vários temas ligados ao clube inglês.

Liverpool x Bournemouth interrompido depois de insultos racistas a Antoine Semenyo

A partida entre o Liverpool e o Bournemouth esteve interrompido durante alguns minutos, depois de insultos racistas a Antoine Semenyo. O encontro é válido pela primeira jornada da Primeira Liga.