📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“O pior campeão da década”? – Os números do FC Porto 2019/20

- Advertisement -

A época mais longa de que há memória acabou por coroar o FC Porto como novo campeão nacional. No entanto, desde que o primeiro lugar foi matematicamente assegurado pelos dragões, muito se tem questionado sobre se estávamos perante o pior campeão da década que findará este ano.

O demérito excessivo do Benfica, o elevado número de vitórias pela margem mínima de Sérgio Conceição, o pobre desempenho europeu do agora campeão nacional: tudo isto e muito mais surgiu, de certa forma, na tentativa de colocar um asterisco no troféu recém-conquistado.

De facto, houve uma perda de pontos anormal da equipa encarnada, assim como existiram várias e várias vitórias dos da Invicta por apenas um golo de diferença; a caminhada europeia também ficou algo aquém das expectativas. Mas farão estes fatores do FC Porto o pior campeão dos últimos dez anos? Neste artigo, trarei alguns números e dados que mostrarão um ponto de vista totalmente diferente.

Comecemos pelo início. “O título do FC Porto tem mais de demérito do Benfica do que de mérito do próprio FC Porto” – será verdade? Bom, é inegável que a segunda metade do campeonato não correu propriamente bem à turma então comandada por Bruno Lage: falamos, em boa verdade, da pior segunda volta do Benfica na década.

Todavia, há que olhar para a outra face da moeda: estamos a falar do mesmo Benfica que realizou a melhor primeira volta, em termos de aproveitamento pontual, dos últimos trinta e seis anos. Por falar em aproveitamento pontual, aliás, o emblema da Luz terminou a Liga com um aproveitamento de 75.5%, um registo superior, por exemplo, ao que o FC Porto apresentou em 16/17 (74.5%), época em que foi segundo colocado.

Estes mesmos 75.5% de aproveitamento pontual seriam suficientes para garantir o título em três das últimas dez edições de campeonato.

Conclusão? Independentemente de todos os problemas, o Benfica esteve longe de fazer a pior campanha de um segundo classificado na década. Portanto, parece-me algo exagerado colocar todo o peso desta conquista sobre os ombros das águias.

O Benfica, apesar de ficar aquém das expectativas na segunda metade do campeonato, fez a melhor primeira volta dos últimos trinta e seis anos
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Tudo isto leva-nos à segunda parte da questão: há ou não há mérito do FC Porto? Naturalmente, não haverá nenhum campeão que o seja sem a sua dose de mérito. Mas, para não entrarmos no campo subjetivo, vamos ver o que nos diz o registo dos dragões.

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alanzinho coloca Moreirense em vantagem frente ao FC Porto

O FC Porto está a defrontar o Moreirense na jornada 9 da Primeira Liga. Alanzinho abriu o marcador para os cónegos.

José Mourinho deixa fortes elogios a antigo guarda-redes: «Foi sempre o melhor da sua geração»

José Mourinho participou na festa centenária do Corriere dello Sport. Técnico português deixou fortes elogios a Gianluigi Buffon.

José Mourinho em videochamada na festa centenária de jornal italiano: «O meu clube acabou de bater o recorde mundial de votantes»

José Mourinho participou na festa centenária do Corriere dello Sport. Técnico português destacou recorde mundial do Benfica.

FIFPRO inclui 4 jogadores portugueses nos 26 nomeados para o onze do ano

Cristiano Ronaldo, Vitinha, Nuno Mendes e João Neves estão entre os 26 nomeados para o onze do ano da FIFPRO. Vê todos os nomes.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim já sabe que terá de pagar 115 a 137 milhões para obter alvo

O Manchester United é um dos principais interessados em Elliot Anderson. Nottingham Forest quer entre 115 a 137 milhões de euros.

Fenerbahçe goleia na Turquia com bis de 2 jogadores e assistência de Nélson Semedo

O Fenerbahçe venceu fora de casa o Gaziantep por 4-0 na jornada 10 da Liga da Turquia. Anderson Talisca e En-Nesyri bisaram.

Destinos diferentes: José Gomes avança na Taça do Rei Saudita e Mário Silva vê eliminação

O Al Fateh de José Gomes qualificou-se para os quartos de final da Taça do Rei Saudita. Al Najma de Mário Silva foi eliminado.