Publicidade

Previsão dos prémios individuais da NBA: Defesa do ano #2

Diogo Silva · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Na continuação do artigo em que fizemos a previsão do MVP da NBA, hoje descortinamos os nomeados e o potencial vencedor justo do prémio “defesa do ano”.

De relembrar que a atribuição do prémio é feita conforme o rendimento dos jogadores até ao momento da suspensão da liga (11 de março).

Foto de capa: Milwaukee Bucks

Defesa do ano: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)

O prémio para melhor defensor do ano, por norma, gera menos comoção entre os adeptos. Todavia, este ano foram apresentados vários jogadores com potencial equiparativo a alcançar o prémio. Entre os nomeados estão incluídos: Giannis Antetokounmpo, Anthony Davis e Rudy Gobert.

Apesar disto, há que destacar outros jogadores que cresceram muito nesta vertente do jogo e que futuramente poderão ser vistos como candidatos. Tal é o caso de Ben Simmons – o base dos Sixers liderou a liga em roubos de bola com uma média supreendente de 2.1 por jogo ou de Hassan Whiteside – o poste dos Miami Heat liderou a liga com 2.9 desarmes de lançamento por partida.

Mas retomando aos três nomeados ao prémio, começo com Rudy Gobert. O poste francês, apesar de ser indiscutivelmente um dos melhores defensores da liga e presença assídua na disputa pelo prémio de defensor do ano, este ano sofreu, à semelhança da sua equipa, com as perdas de defensores como Favors ou Rubio.

Não obstante, Gobert manteve uma média interessante dentro dos 2.2 desarmes de lançamento por jogo, inclusive melhorou ligeiramente neste aspeto do jogo aquando comparado com o ano passado (2.0 por partida). O que entra em conta que lhe poderá desfavorecer mais nesta disputa será o desempenho global da equipa defensivamente, ao passo que Utah apresenta-se apenas como a 11ª melhor defesa da liga.

Gobert, apesar de tudo, é um autêntico polvo e mesmo quando não desarma o oponente, apresenta-se como uma muralha muito complicada de ultrapassar, pelo que os seus longos braços e capacidade de antecipação o fazem um desafio para qualquer atleta da liga.

Anthony Davis, com a remodelação dos Lakers tornou-se o pilar defensivo da equipa de Los Angeles. A dupla com LeBron James foi decisiva para a obtenção do primeiro lugar da conferência e a sua capacidade de defender múltiplas posições, atleticismo e habilidade técnica no capítulo do desarme, elevou o poste norte americano, esta temporada, para patamares de excelência na liga.

Para além disso, o atleta de 27 anos realizou 1,5 roubos de bola e 2,4 desarmes de lançamento por jogo.

Por fim, novamente Giannis Antetokounmpo. Depois de associado ao prémio de MVP, Giannis vê-se novamente na lista de candidatos a mais um prémio, também ele bastante valioso.

A nível defensivo, o jogador dos Bucks tem o melhor defensive rating de toda a NBA, ao passo que, simultaneamente, é o atleta que lidera as estatísticas de Win Shares defensivas (estatística que mede em média quantos jogos a equipa venceu, resultado da sua eficiência defensiva), com 4,8, e tem um defensive plus-minus de 4,1, sendo esta mais uma estatística que lidera na NBA.

Para além de todas as estatísticas onde é rei, o «greek freek» apresenta-se como um dos defensores mais acérrimos, versáteis e complicados de ultrapassar na liga, pelo que a sua capacidade atlética e ferocidade defensiva fazem do atleta dos Bucks um autêntico terror para confrontar em qualquer zona do campo.

A nível de roubos de bola (1 por jogo) e desarmes de lançamento (1 por jogo), o jogador dos Bucks apresenta-se uns furos abaixo à sua concorrência, contudo é na consistência e naquilo que faz que não aparece nas estatísticas que Antetokounmpo se supera a todos os outros, fazendo dele o justo vencedor do prémio de defensor do ano.

De sublinhar, caso Giannis vença o prémio de MVP e defensor do ano no mesmo ano, será apenas o segundo jogador a conseguir tal feito após Hakeem Olajuwon, em 1994.

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Silva

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.