Última horaLyon oficializa saída de Paulo Fonseca para o Sporting e destaca: «Uma decisão inesperada que o clube lamenta profundamente»
Publicidade

Hóquei em Patins | OC Barcelos e equipas da liguilha surpreendem

Pedro Filipe · 3 min

Hóquei em Patins | OC Barcelos e equipas da liguilha surpreendem
Foto de capa: OC Barcelos

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Depois de um ano cancelado, o Hóquei em Patins regressou em 2020/21 em força em Portugal, com equipas como o OC Barcelos a surpreender. As competições nacionais decorrem com alguns adiantamentos pontuais de jogos, ao contrário das europeias suspensas até ao final do ano.

OC Barcelos – É o destaque mais positivo no decorrer das primeiras jornadas do campeonato. A equipa de Barcelos ocupa o segundo lugar da classificação, a um ponto do líder, Sporting, e é o melhor ataque da competição. Um plantel muito experiente, que sofreu poucos ajustes, com jogadores que já conhecem bem o clube, como Luís Querido, Joca Guimarães ou Reinaldo Ventura.

A vitória frente ao Benfica e o empate contra o FC Porto mostram que o OC Barcelos é uma equipa com atributos para ter em conta para o playoff de campeão. Basta que a equipa treinada por Rui Neto mantenha a regularidade.

Sporting CP – É o líder do campeonato e, por isso, a equipa mais regular nas jornadas disputadas do campeonato. Com uma frente de ataque poderosa com Toni Perez, Pedro Gil e Ferran Font, entre outros, é uma das melhores equipas, se calhar até a que mais recursos tem das que estão em competição.

Não é o melhor ataque do campeonato, mas sim, a melhor defesa. No entanto, o jogo da final da Taça 1947, levanta muitas questões quanto à capacidade da gestão do resultado (esteve quase sempre em vantagem, chegou a estar a vencer por dois golos de diferença e perdeu nos penalties), em jogos decisivos, e este ano, o campeonato decide-se no playoff…

SL Benfica – Os encarnados conquistaram a única competição finalizada em 2020, a Taça 1947, e foram a equipa que estava na liderança do campeonato em 2019/20, quando este foi dado como anulado. Contudo, os comandados de Alejandro Dominguez estão, com menos dois jogos realizados, em quinto lugar a dez pontos do Sporting.

A derrota surpreendente frente ao Riba D´ave e o empate contra a AD Sanjoanense, depois de os encarnados estarem a ganhar por 4-0, demostram a irregularidade da equipa candidata ao título. Até pelo que se viu na Taça 1947, o Benfica pode ser um dos maiores beneficiários da decisão do campeonato através do playoff.

FC Porto – Os dragões já não tiveram uma época nada famosa no ano passado. Na altura do fim precoce, o último campeão em título ainda em 2018/19 estava em quarto lugar, a sete pontos do Benfica.

Este ano ocupa a mesma posição, com menos um jogo, e a sete pontos. A pandemia já prejudicou as aspirações na nova Taça 1947, com a impossibilidade de participar, em virtude dos casos de Covid-19 surgidos no plantel, na altura. É uma equipa que, no ringue, parece que falta sempre alguma coisa, seja na defesa, seja no ataque, e falha nos jogos decisivos.

Não é de estranhar a saída já anunciada do treinador Cabestany, que parecia ter o seu ciclo no clube terminado na época. Fica a questão: o anúncio da saída do técnico numa fase tão precoce da época vai ser benéfico para a equipa para o resto da época.

HC Braga e HC Turquel – Fora os candidatos ao título têm sido as maiores desilusões no campeonato. Os bracarenses tiveram uma autêntica sangria no plantel e ressentiu-se disso. Já mudou de treinador com Tó Neves a assumir os comandos. Já a equipa de Alcobaça tem a experiência no plantel que não tinha em épocas anteriores. No entanto, os resultados têm deixado muito a desejar, com a equipa a estar abaixo da linha de água.

Equipas vindas da liguilha – Surpresas positivas vindas da liguilha de acesso à primeira divisão. O Familicense ocupa o nono lugar, com os mesmos pontos do Juventude de Viana, que está na última posição que dá acesso ao playoff de campeão. Já o SC Tomar está mesmo nos lugares de acesso à fase final, em sétimo lugar, com mais um jogo, e conseguiu roubar pontos a um dos candidatos ao título, o FC Porto.

Foto de capa: OC Barcelos

Pedro Filipe

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Sporting

O regresso aos três centrais e o velho vício de recuar | Shakhtar Donetsk 0-1 Sporting

As semanas de transição técnica costumam empurrar os treinadores interinos para o caminho do conservadorismo, mas Tiago Fernandes decidiu contrariar a regra na sua segunda passagem por Londres ao comando do Sporting. No tempo entre a saída de Rui Borges e a chegada de Paulo Fonseca ao Sporting, e com apenas um treino para preparar a visita ao terreno emprestado de Stamford Bridge, o técnico leonino promoveu cinco alterações e resgatou o sistema de três centrais, desenhando um 3-4-1-2 que procurava devolver estabilidade defensiva à equipa sem abdicar de peso na frente. Contudo, a grande ironia da noite europeia do Sporting reside no facto de, apesar da revolução no quadro tático, os três pontos terem nascido dos velhos hábitos desta época, tanto no momento de construir o golo como na incapacidade de gerir a vantagem com bola.

Duarte Rêgo · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.