Liga Portuguesa 2014-2015: Que comece a batalha!

- Advertisement -

Esta sexta feira começa o campeonato nacional da I Liga. O FC Porto-Marítimo dará o pontapé de saída para um campeonato envolto em polémica, em virtude das dificuldades vividas pelo organizador da competição, a Liga. Apesar das dúvidas em torno da prova, o Estádio do Dragão funcionará como ponto de partida para uma maratona de 34 jornadas que consagrará em maio o novo campeão nacional. O Bola na Rede traz-lhe agora o último de três artigos de antevisão ao campeonato português. No que à luta pelo título diz respeito, são três as equipas que apontamos como tendo por principal objetivo a conquista do título nacional: SL Benfica, Sporting CP e FC Porto.

SL Benfica

A época memorável da equipa encarnada, com a conquista de campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e a presença na final da Liga Europa, teve efeitos que desde o último jogo da temporada pareciam inevitáveis. Com o “triplete”, a equipa da Luz viu-se praticamente “obrigada” a desfazer-se de algumas das suas jóias da coroa, como foram os casos de Oblak, vendido ao Atlético de Madrid; Garay, vendido ao Zenit; Siqueira, que foi para o Atlético de Madrid; André Gomes e Rodrigo, que rumaram até Valência; e Markovic, que foi transferido para o Liverpool. Com a sangria no plantel benfiquista, surgiram as críticas à direcção e sobretudo ao presidente Luís Filipe Vieira, que em entrevista ao canal do clube acabou por admitir que o Benfica não tinha outra opção senão vender parte dos seus melhores ativos para cumprir as exigências financeiras do clube. A perda de titulares indiscutíveis da época passada pode ainda não ter acabado, pois nas duas semanas que ainda faltam para o fim da janela de mercado é muito provável que Enzo Pérez acabe por sair para Valência (a transferência está presa pela compra do clube por Peter Lim) e que Nico Gaitán ainda possa ser transferido para o Mónaco de Leonardo Jardim. A diminuição de peças influentes na estrutura do campeão nacional obrigou o Benfica a ir ao mercado, tendo trazido para a Luz jogadores como Eliseu (Ex-Málaga), Anderson Talisca (ex-Bahia), Derley (ex-Marítimo) e Bebé (ex-Manchester United). A vitória e a boa exibição na Supertaça diminuiram as críticas à equipa, que com o triunfo nas grandes penalidades frente ao Rio Ave conseguiu de certa forma apagar as 6 derrotas em 8 jogos na pré-temporada. Do plantel da última época, destaca-se a manutenção de jogadores como Maxi, Luisão, Jardel, R. Amorim, Salvio e Lima. No caso de o clube conseguir segurar Enzo e Gaitán, este conjunto de jogadores pode formar, apesar de todas as saídas, um onze muito forte e que poderá perfeitamente ganhar o título.

Sporting CP

A pouca distância da estreia no campeonato, o reino do leão vive momentos de grande instabilidade. Os problemas disciplinares com Marcos Rojo e Islam Slimani, que se recusaram a treinar e por isso estão sob alçada do clube, fizeram com que a equipa agora comandada por Marco Silva não esteja na melhor situação para arrancar o campeonato, no próximo sábado, em Coimbra. De facto, a pré-temporada do Sporting veio a cair de qualidade à medida que os jogos se foram disputando. Depois da conquista do troféu dos Açores, da Taça de Honra após vitória frente ao Benfica e da conquista do Troféu Cinco Violinos frente à Lazio, a equipa leonina não foi além de um empate no Egipto frente ao Al-Ittihad, numa viagem onde Shikabala acabou por ficar retido no seu país de origem. Depois desse incidente, os leões participaram no Troféu Teresa Herrera, onde não foram além de um terceiro lugar, depois da derrota por 2-0 frente ao Sporting Gijón da 2ª Divisão Espanhola. Os maus resultados, as exibições pouco satisfatórias e as questões disciplinares de Rojo e Slimani são a última imagem que os adeptos recordam de uma pré-época sportinguista em que não se previam, no seu início, os problemas que por esta altura reinam em Alvalade. Quanto ao plantel, ainda nenhum jogador do núcleo duro de Leonardo Jardim da última temporada saiu, embora Rojo e Slimani estejam agora mais perto de abandonarem o vice-campeão nacional. Ainda assim, a compra de jogadores como Paulo Oliveira ao Vit. Guimarães, de Naby Sarr ao Lyon, de Jonathan Silva ao Estudiantes, de Oriol Rosell ao Kansas City e de Tanaka ao Kashiwa Reysol fazem do Sporting um plantel com mais opções para atacar esta época, que trará os leões de volta à Liga dos Campeões. Ainda assim, o plantel sportinguista parece continuar mais fraco do que o dos seus dois rivais diretos, e só a manutenção de Rojo e Slimani, acompanhada da presença de elementos fundamentais como Jefferson, Adrien, André Martins, Carrillo e Capel poderão levar o Sporting a nova temporada positiva.

FC Porto

A revolução prometida por Pinto da Costa no início da temporada acabou por se cumprir. Depois de uma época de pesadelo no reino azul e branco, sem nenhum título conquistado para além da Supertaça, os portistas operaram uma verdadeira transformação na sua equipa para a temporada que agora se inicia. A aposta em Julen Lopetegui, treinador com currículo nas seleções jovens espanholas mas sem qualquer experiência a nível de clubes de topo do futebol europeu, pareceu arriscada para grande parte do universo portista, que esperava por um treinador com mais experiência europeia. Ainda assim, rapidamente os sinais de desconfiança para com Lopetegui desapareceram quando se conheceram os reforços para a nova época: Andrés Fernández, Martins Indi, Casemiro, Brahimi, Óliver, Tello e Adrián López são os nomes maiores entre as novas caras do plantel portista. Apesar das saídas de Mangala, Fernando, Defour e Varela, a estrutura portista reforçou-se em qualidade e quantidade no mercado, sendo que as treze entradas até ao momento podem não ficar por aqui, dado que é provável que até 1 de setembro os portistas ainda possam apresentar mais um ou dois reforços para fazer crescer a qualidade e competitividade do plantel portista. O jogo com o St. Étienne foi a exceção numa pré-temporada que demonstrou excelentes pormenores da equipa portista, com Rúben Neves (jogador de 17 anos que atuava nos juniores na época passada), Brahimi, Herrera, Oliver e Jackson Martinez a destacarem-se nas últimas partidas. Para a nova época, os adeptos portistas esperam um novo FC Porto que seja capaz de regressar às vitórias e aos títulos. O playoff de acesso à fase de grupos da Champions, disputado a 20 e 26 de agosto frente ao Lille, poderá ser fundamental para atestar a capacidade da equipa de Lopetegui.

Leiam também:

Liga Portuguesa 2014-2015: Maratona com destino europeu – sobre a luta pela Europa
Liga Portuguesa 2014-2015: O mesmo objetivo com os protagonistas de sempre – sobre a luta pela manutenção

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Controlo absoluto e a noite de consagração de Prestianni | Aarhus 1-3 Benfica

O acesso do Benfica à Europa League selou-se na Dinamarca com a naturalidade que se exigia, mas com destaque para a maturidade coletiva

Rio Ave e Sporting abrem a 4ª jornada da Primeira Liga: eis os onzes prováveis

O Rio Ave e o Sporting enfrentam-se esta sexta-feira para a quarta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Benfica perto de ver proposta aceite por Souffian El Karouani e de contratar novo lateral esquerdo

O Benfica está mais perto de contratar Souffian El Karouani. Al Qadsiah vai aceitar proposta dos encarnados pelo lateral.

Leão agridoce ruma a Vila do Conde | Rio Ave x Sporting

O Sporting encontra-se num limbo, que é um entrave à estabilidade e ao projeto que quer construir

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as 36 equipas que vão jogar a Conference League e a composição dos 6 potes

O Braga eliminou o Áustria de Viena e vai estar na fase de liga da Conference League. Vê as 36 equipas e a composição dos potes.

Antigo internacional italiano elogia Cristiano Ronaldo: «Queria que ele calasse um pouco todas as pessoas que falavam dele»

Giuseppe Rossi deixou muitos elogios para Cristiano Ronaldo. Os dois avançados foram colegas de equipa no Manchester United.

Lazio oficializa contratação de Andrea Pinamonti

A Lazio contratou Andrea Pinamonti ao Sassuolo. O negócio rende aos bolsos dos neroverdi cerca de três milhões de euros.