Rangers FC: Do drama à glória em dez anos sofridos

- Advertisement -

O Rangers FC foi este domingo consagrado campeão escocês pela 55ª vez na sua história, reforçando o estatuto de clube com mais títulos nacionais no mundo. O clube volta a alcançar assim o patamar mais alto do futebol nacional, dez anos depois da última conquista. Esta conquista sabe ainda melhor se tivermos presente o delicado momento que viveu o clube.

A época de 2010/2011 marca a última vez que os “Gers” celebraram o título escocês. No ano seguinte, em 2012, a direção, envolvida em polémicas devido a contratos de jogadores na década anterior, viu-se proibida de se inscrever em competições profissionais. Foram relegados para a quarta divisão nessa temporada e aos graves problemas financeiros acresceram os desportivos. Abriu falência, vários jogadores rescindiram e a crise estalou de forma definitiva. O clube mais titulado do mundo estava agora fora da elite. Era necessária uma mão firme e os adeptos foram parte integrante do processo de reestruturação, nunca abandonando o clube e sem perder a esperança de que era possível dar a volta.

As dificuldades foram evidentes, mas a reestruturação foi ganhando forma e em 2016/17 o Rangers FC voltou a estar na Primeira Liga Escocesa. A adaptação foi bastante complicada e o domínio continuava a ser do Celtic FC, que aproveitou a falta de concorrência para somar nove (!) títulos consecutivos. Para se perceber a força destes dois clubes, é preciso recuar até à temporada de 1984/85 para ver um outro campeão: o Aberdeen FC.

Em 2018/19, Steven Gerrard, figura e lenda do Liverpool FC, assumiu o comando técnico, naquela que seria a sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior, depois de abandonar o cargo de treinador dos sub-18 do Liverpool FC. Gerrard tinha a possibilidade, pela sua reputação no futebol mundial, de começar em clubes certamente melhores. Mas a verdade é que preferiu traçar o seu percurso, começando por baixo, e tem todo o mérito exatamente por isso. Depois de duas épocas a ser “vice”, é campeão com um registo verdadeiramente impressionante. São nove golos sofridos e 77 marcados em 32 jogos. Pelo caminho, e este é outro dos méritos de Steven Gerrrard, conseguiu a valorização de atletas como Alfredo Morelos, Ryan Kent, James Tavernier, Goldson, Ianis Hagi, entre outros, que tiveram espaço para brilhar apoiados pela experiência e veterania de Allan McGregor, Steven Davies ou Jermain Defoe.

Desengane-se quem achar que o trabalho do treinador inglês termina com a conquista do título. Fora de portas, a passagem pela Liga Europa tem sido um sucesso, tendo-se qualificado em primeiro lugar do grupo D, onde encontrou o SL Benfica, por exemplo. Na fase a eliminar, já deixou pelo caminho o Royal Antuérpia FC e segue-se agora o SK Slavia Praga. O foco será agora total nesta competição e tem tudo para continuar a surpreender.

Para a semana temos novamente dérbi do Old Firm, um dos maiores e mais entusiasmantes confrontos do futebol mundial, ainda que sem adeptos. Desta feita, o vencedor vai ser outro que não o Celtic FC, para variar. O futebol escocês, e não só, precisa de um Rangers FC forte e capaz de lutar por objetivos maiores, como manda a sua história.

Gabriel Henriques Reis
Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim aponta alto com o AC Milan: «Não posso vir para aqui dizer que não podemos ou não queremos vencer a Serie A»

Ruben Amorim que os objetivos do AC Milan para esta temporada passam pelas conquistas da Serie A e da Europa League.

A arte de dominar sem esmagar | Braga 1-0 Dínamo Minsk

A margem mínima de 1-0 ficou longe de traduzir a disparidade de argumentos entre as duas equipas e a hegemonia absoluta que o Braga impôs do início ao fim.

Braga entra na corrida com o Manchester City por médio do Barcelona

Tommy Marqués pode trocar o Barcelona por outro clube neste mercado. O Braga está na corrida pelo médio espanhol.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Tínhamos gente por dentro que os deixava compactos e encontrámos a vantagem por fora»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga por 1-0 frente ao Dínamo Minsk na Europa League. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Micael Sequeira antevê duelo decisivo do Sporting no apuramento para a Champions League Feminina: «Queremos ganhar e passar à próxima fase»

Micael Sequeira esteve presente na sala de imprensa para fazer a antevisão ao St. Polten x Sporting da segunda pré-eliminatória da Champions League Feminina.

Jan Virgili foi apontado ao Benfica e tem destino definido

Jan Virgili vai ser reforço do Club Brugge, que vai mesmo pagar 12 milhões de euros ao Mallorca pelo extremo.

Giorgi Kochorashvili não vai trocar o Sporting pelo Getafe: espanhóis escolhem médio orientado por técnico português

Giorgi Kochorashvili não vai ser reforço do Getafe neste mercado. Orel Mangala vai juntar-se aos azulones em breve.