Oeiras I Challenger 2021: Zdenek Kolar derrota Gastão Elias na final

Terminou o primeiro Challenger de 2021 disputado em Portugal! O grande vencedor da primeira edição do Oeiras Challenger foi Zdenek Kolar, o oitavo cabeça-de-série do torneio. Antes do jogo, houve várias opiniões em relação ao vencedor. O português levava uma ligeira vantagem em relação ao tenista checo devido à sua experiência. Apesar de Gastão Elias ter jogado uma final de Challenger pela primeira vez desde outubro de 2017, era a 19ª final do português nesta classe de torneios. Além disso, o português venceu no primeiro encontro disputado entre os dois finalistas, em julho de 2019, na Polónia.

No primeiro set, Kolar foi o primeiro a servir e começou muito bem, ao vencer os três primeiros jogos. Ou seja, conseguiu quebrar o serviço de Gastão Elias no segundo jogo. Foi um mau arranque para o português. Gastão conseguiu vencer o seu segundo jogo de serviço e, de seguida, quebrou o serviço do checo. Quando estava 30-40, Kolar tentou empatar com um smash, mas não correu bem e a bola foi para além das linhas do jogo. No jogo 8, no serviço de Gastão, o checo teve a possibilidade de quebrar novamente o serviço, mas o português recuperou. Gastão Elias voltou a ter dificuldades no seu serviço: esteve a perder por 40-15 e perdeu o jogo 10 e também o primeiro set. Não foi o melhor primeiro set para o português.

No segundo set, Kolar voltou a servir, mas teve uma tarefa muito mais complicada: Gastão teve um break point, mas não o aproveitou e o checo ganhou o primeiro jogo do segundo set. No primeiro serviço do português, Kolar teve a oportunidade de quebrar o serviço, mas, ao contrário do primeiro jogo de serviço do português no primeiro set, Gastão não cedeu e recuperou. No terceiro jogo, houve uma quebra de serviço: o português conseguiu quebrar o serviço pela segunda vez no jogo. No jogo 6, no serviço de Gastão, Kolar recuperou e quebrou o serviço de um dos melhores tenistas portugueses de todos os tempos no seu segundo break point. No nono jogo, o português quebrou o serviço de Kolar e só precisava de vencer o seu próximo jogo de serviço para ganhar o segundo set, mas não aproveitou. No décimo segundo jogo do set, o português tinha que vencer o jogo para levar a decisão para o tie-break, mas o checo aproveitou o primeiro break point para vencer o set, o último jogo e o torneio.

A direita e a consistência de Kolar foram fundamentais para levar a melhor na final. Foi a primeira vez que o checo conquistou um título do circuito ATP Challenger. Do outro lado, foi uma semana positiva para o português Gastão Elias, por ter chegado tão longe na prova e por ter garantido a subida de 30 lugares na próxima atualização do ranking ATP – passará para o lugar nº 323. Gastão Elias voltará a tentar a sua sorte no Oeiras 2 Challenger, o quadro principal começa amanhã.

Resultado: Zdenek Kolar 2-0 Gastão Elias (6-4 | 7-5)

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ténis

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli lança o seu primeiro clássico em Portugal: «Quero tratar o jogo como mais um»

Francesco Farioli fez a antevisão do Sporting x FC Porto, que se joga neste sábado. O encontro é referente à quarta jornada da Primeira Liga.

Eis todos os jogos da fase de liga da Europa League

Já são conhecidos todos os jogos da fase de liga da Europa League e Conference League. FC Porto e Braga conheceram os adversários.

Roberto Martínez aponta ao Mundial 2026 e diz: «Camisola 21 de Diogo Jota passa para Rúben Neves. Assim continua com todos nós no relvado»

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal para os jogos de setembro da equipa das quinas. O técnico explicou as opções.

Eis os adversários do Panathinaikos de Rui Vitória na Europa League

O Panathinaikos de Rui Vitória conheceu nesta sexta-feira os seus adversários na fase de liga da Europa League, num sorteio que também contou com o FC Porto e o Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os convocados de Portugal para os jogos de setembro frente à Arménia e Hungria

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal para os jogos de setembro da equipa das quinas. A convocatória foi divulgada na Cidade do Futebol

Eis os adversários do Ludogorets de Rui Mota na Europa League

O Ludogorets de Rui Mota conheceu nesta sexta-feira os seus adversários na fase de liga da Europa League, num sorteio que também contou com o FC Porto e o Braga.

Eis os adversários do Lyon de Paulo Fonseca na Europa League

O Lyon de Paulo Fonseca conheceu nesta sexta-feira os seus adversários na fase de liga da Europa League, num sorteio que também contou com o FC Porto e o Braga.