Super Adán, o leão que não se importa de salvar o dia | Sporting CP

Na última jornada, António Adán vestiu a capa de super-herói e garantiu mais três pontos para a equipa leonina. Chegou no início da época a Alvalade, a custo zero, vindo do Atlético de Madrid e assumiu a titularidade da baliza verde e branca. Tem sido um dos elementos mais constantes do plantel do Sporting CP e exibe-se sempre a bom plano. Saiba mais sobre António Adán.

O espanhol foi formado em Madrid, no Real. Passou pelos vários escalões de formação e por todos passou com distinção e com muitos minutos acumulados. No entanto, quando ascendeu à equipa sénior dos Los Blancos a sua carreira sofreu uma estagnação. Nas cinco temporadas que realizou pela equipa principal, fez apenas 18 jogos e foi na última época, com José Mourinho, que fez mais partidas pelo clube, foram oito partidas, em 2012/13, a defender as redes madrilenas.

O relacionamento entre o jogador e o clube não estava saudável e, no fim dessa mesma época onde jogou mais, acabou por rescindir o contrato com o Real. Seguiu-se a primeira aventura fora de solo espanhol, no Cagliari. Chegou a Itália no início de dezembro, jogou dois jogos e voltou a sair. Uma curta passagem por Itália que terminou no mercado de janeiro, com o regresso a Espanha.

No começo da temporada, Antonio Adán representava uma incógnita para Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

De novo em terras de “nuestros hermanos”, desta vez para representar o mais modesto Real Bétis. Foi nos verde e brancos de Espanha que o guardião, na altura com 27 anos de idade, alcançou a titularidade que sempre quis. Ao todo, em cinco épocas, foram 165 jogos com o símbolo do Bétis ao peito. As boas exibições do guardião permitiram ao clube ascender na tabela e conseguir chegar aos lugares que dão acesso ao futebol europeu. Como os bons jogos não passavam despercebidos a ninguém, despertaram o interesse aos olheiros do Atlético de Madrid.

Se antes era suplente de Iker Casillas, passou a ser suplente de Jan Oblak, ou seja, a situação, para Adán, não melhorou muito. Outros dois anos em que, apesar de ser uma opção de confiança quando saltava do banco, o jogador não era uma opção regular e só fez sete jogos.

Até que o Sporting CP entra em cena. Os leões procuravam um bom guarda-redes, experiente e com provas dadas e Adán, para além de preencher todos estes requisitos, era apenas suplente e procurava mais tempo de jogo. Juntou-se o útil ao agradável e o casamento entre leões e Adán acabou por se concretizar.

Diante do SC Farense, no último embate dos leões, Adán foi considerado o melhor em campo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Agora, Adán volta a fazer uma temporada onde é a escolha habitual e está a desempenhar um papel fundamental no Sporting CP, apresentando-se como um dos melhores guarda-redes do campeonato português. A temporada ainda não acaba e o espanhol já conta com 32 jogos, 19 partidas sem ter de ir buscar para falar ao fundo das redes (menos golos sofridos) e com 2880 minutos.

Como já foi possível verificar, Adán é extremamente forte entre os postes, pois apresenta sempre elevados índices de concentração e tem grandes reflexos. Para além disto, sente-se bastante confortável nos ares, quando sai a cruzamentos. Apesar dos seus 33 anos, mesmo contando apenas o curto espaço de tempo que esteve em Alvalade, nota-se evolução nas suas prestações. Por fim, é também um elemento importante sobretudo na passagem de conhecimento e de experiências para as gerações mais novas de guarda-redes de Alcochete.

Em suma, apesar de, às vezes, nem se dar por ele e não ser o principal foco, Adán é uma das figuras desta caminhada sportinguista. Com muita experiência, traz o que uma equipa jovem como o Sporting precisa, ou seja, segurança e eficiência.

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

Luís Filipe Vieira e a continuidade de Bruno Lage no Benfica: «Ele sabe que está sujeito a resultados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira sobre Sérgio Conceição no Benfica: «Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.