Estoril Open 2021 #4 | Finalistas inéditos no torneio

Está a ser um Estoril Open recheado de surpresas e estamos mais perto da reta final. Já são conhecidos os dois finalistas: Alberto Ramos Vinales e Cameron Norrie (foto de capa). Ninguém estava à espera que chegassem tão longe no torneio – Ramos era o sétimo cabeça-de-série e Norrie nem estava no top 8. Antes da grande final que vão disputar hoje, no Dia da Mãe, vamos recordar os trajetos e respetivos jogos nas meias-finais deste Estoril Open.

CAMERON NORRIE: À PROCURA DO PRIMEIRO TÍTULO ATP

É um jogador que está na terra batida. Antes de disputar o maior torneio de ténis realizado em Portugal, Norrie chegou aos quartos-de-finais do ATP de Barcelona e foi eliminado por um senhor do ténis e deste court: Rafael Nadal.

Não é a primeira vez que Norrie disputa o ATP de Estoril. Em 2018, Norrie chegou aos oitavos-de-final, foi eliminado por Roberto Carballes Baena.

Na primeira ronda da edição do Estoril Open deste ano, o tenista britânico derrotou o melhor tenista português de todos os tempos, João Sousa. Tal já foi dito no primeiro artigo, foi um jogo em que o português não estava no seu melhor nível e encontrou um britânico muito forte.

Na segunda ronda, Norrie defrontou e derrotou Pedro Martinez, num encontro que durou quase 3 horas (2h59m). Foi um dos jogos mais longos da prova e demonstrou a resistência de Norrie.

Nos quartos-de-finais, Norrie encontrou o segundo cabeça-de-série deste Estoril Open e um dos melhores jogadores em terra batida: Christian Garin. Para muitos, Garin ia chegar à final da prova. Porém, Norrie demonstrou que, apesar de ter tido um jogo muito complicado, ainda tinha forças para levar a melhor contra o chileno.

Wham, Bam and Thank You Cam 💥@cam_norrie defeats Chile’s Cristian Garin 3-6 7-5 6-3 to make his 2nd semi-final of 2021!#EstorilOpen pic.twitter.com/1ppDfRhJRY

— Tennis TV (@TennisTV) April 30, 2021

Nas meias-finais, Norrie defrontou um dos jogadores mais experientes do ténis e um antigo campeão de Grand Slam, Marin Cilic. Depois de um 2020 muito aquém das expectativas, Cilic tem tido exibições agradáveis em 2021 – meias-finais no ATP de Singapura e oitavos-de-final no ATP de Miami.

Neste encontro, esperava-se um encontro muito equilibrado e foi o que aconteceu. No primeiro set, os dois tenistas sofreram break: Norrie no seu primeiro jogo de serviço e Cilic no seu terceiro. A partir daí, não houve mais nenhuma quebra e foi decidido no tie-break. Norrie, novamente, foi o primeiro a perder o serviço, mas foi o que mais sorriu no final do set.

O segundo set foi, tal como o primeiro, bastante equilibrado. Tanto Cilic como Norrie tiveram várias oportunidades para quebrar o serviço, mas o adversário conseguia resistir. Porém, no último jogo de serviço antes do tie break, Cilic não aguentou e perdeu tanto o set como o jogo.

O croata fez uma prova incrível neste Estoril Open, a demonstrar que ainda não perdeu a sua magia, e fez 16 ases neste jogo! Agora, Norrie vai jogar a sua segunda final de ATP – perdeu a primeira, na edição de 2019 do ATP de Auckland. O britânico é um dos jogadores com mais vitórias em 2021 (18), apenas atrás de Tsitsipas, Rublev e em igualdade com Sinner.

 

Through to his second career ATP final ✌️@cam_norrie‘s 2021 campaign gets even better as he defeats Cilic 7-6(5) 7-5 to book his place into the #EstorilOpen final! pic.twitter.com/YOVTq0N6ao

— Tennis TV (@TennisTV) May 1, 2021

ALBERTO RAMOS-VINALRES: O ESPANHOL ESTÁ EM GRANDE FORMA

Alberto Ramos está numa grande forma: registra 15 vitórias em terra batida em 2021. O espanhol de 33 anos está a ter um ano incrível e foi recompensado com a sua décima final da carreira e a segunda neste ano – perdeu o ATP de Córdoba, frente a Carreno Busta. Ramos é um jogador que se adapta muito bem na terra batida.

Tal como Cameron Norrie, Ramos não está a ter a sua primeira participação no Estoril Open. A primeira vez foi em 2013 – a competição era denominada como Oeiras Open – e Alberton Ramos foi eliminado por Stan Wawrinka, nos oitavos-de-final. A segunda participação do espanhol ocorreu em 2015 e foi eliminado por Nick Kyrgios, nos 16-avos de finais.

Na primeira ronda, Ramos defrontou Fernando Verdasco, um dos jogadores mais experientes do ténis, com 37 anos. Num duelo 100% espanhol, Ramos não teve muita dificuldade e derrotou o compatriota com apenas 1 hora e 11 minutos de jogo.

Na segunda ronda, o espanhol derrotou Pierre Herbert, um tenista que só tinha vitórias frente ao espanhol, mas eles nunca se tinham defrontado em terra batida. O primeiro set durou menos de 30 minutos, mas o segundo foi muito equilibrado e foi apenas decidido no tie break, com o espanhol a sorrir no final do encontro.

Nos quartos-de-final deste Estoril Open, Ramos voltou a defrontar um francês, desta vez foi o Corentin Moutet. O francês já estava a fazer uma grande prova: eliminou Marcos Giron e o primeiro cabeça-de-série da prova, Dennis Shapovalov. Apesar disso, Ramos não teve medo e derrotou o Moutet em menos de 2 horas.

4th semi-final of 2021 👏@albertramos88 defeats Moutet 6-4 6-3 to continue his fine form this season and move into the last 4#EstorilOpen pic.twitter.com/GiuGq1BgIY

— Tennis TV (@TennisTV) April 30, 2021

Nas meias-finais deste Estoril Open, Ramos voltou a ter um encontro 100% espanhol na prova, defrontou Alejandro Davidovich Fokina. O jovem tenista espanhol tinha chegado às meias-finais da edição do Estoril Open de 2019 e queria chegar à final este ano. Era o terceiro jogo entre os dois tenistas espanhóis na prova, ambos tinham uma vitória. A maioria das pessoas pensavam que o jovem espanhol ia chegar à final, mas não foi isso que aconteceu.

No primeiro set, Davidovich quebrou o serviço de Ramos logo no início, mas acabou por ser a única vez em que o jovem tenista conquistou um jogo nesse set. Albert Ramos quebrou todos os serviços de Fokina. No segundo set, Ramos voltou a ser o primeiro a ser quebrado, mas, tal como aconteceu no primeiro set, Davidovich Fokina não aguentou a pressão e foi quebrado nos seus dois últimos jogos de serviço. Um encontro que prometia muito mais, mas acabou por terminar em menos de 1 hora e 20 minutos de jogo.

🔟 career ATP finals for @albertramos88!

The more experienced Spaniard prevails 6-1 6-4 vs Davidovich Fokina and will face Norrie tomorrow for the Estoril title 🏆🇵🇹#EstorilOpen pic.twitter.com/v4zt9eK5aT

— Tennis TV (@TennisTV) May 1, 2021

 

 

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Deportivo esclarece nova função de Yeremay Hernández: «É a posição perfeita para o Yeremay»

O treinador do Deportivo da Corunha, Antonio Hidalgo, falou sobre Yeremay Hernández. O antigo alvo do Sporting tem alinhado na zona central do terreno em alguns momentos do jogo.

Os 5 clubes com o melhor mercado de transferências na Europa

Entre novas ambições individuais e a necessidade dos clubes de marcarem uma posição, eis cinco clubes que vão entrar em força em 25/26

Jogador do Manchester United de Ruben Amorim admite surpresa com saída do plantel: «Talvez tenha sido um choque maior»

Patrick Dorgu falou dos primeiros tempos ao serviço do Manchester United. O lateral dinamarquês admitiu que ficou surpreendido com a saída de Rasmus Hojlund.

Nuno Santos mais perto de voltar ao ativo: eis a estimativa para o regresso ao Sporting

Nuno Santos está a caminhar para regressar ao Sporting. O ala dos leões deve voltar ao ativo no início do próximo mês de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa do Benfica da Bairrada viola estatutos do Benfica para receber Partido Chega

A Casa do Benfica da Bairrada vai sediar um evento com o Partido Chega este sábado. Sessão de esclarecimento vai contra estatutos do clube.

Otávio está mais perto de definir o futuro: médio muda de clube na Arábia Saudita

Otávio está de saída do Al Nassr. O médio internacional português deve permanecer na Arábia Saudita e vai jogar no Al Qadisiyah.

Manchester United de Ruben Amorim vai receber propostas de 15 milhões por defesa e pode transferir jogador para a Arábia Saudita

O Manchester United vai receber duas propostas por Harry Maguire. Al Nassr e Al Ahli da Arábia Saudita interessados no defesa inglês e podem avançar com 15 milhões de euros.