E-Prix de Londres #2: Lynn confirma domínio britânico e deixa campeonato em aberto

A CORRIDA: POLÉMICA, DESILUSÃO E ESTREIA A VENCER NAS DOCAS LONDRINAS

Depois de Jake Dennis (BMW) ter dominado a primeira ronda disputada no traçado híbrido do Excel Centre, em Londres, o belga Stoffel Vandoorne colocou o seu Mercedes na pole para a 13.ª e antepenúltima ronda do campeonato. Mais uma vez, muitos dos principais candidatos ao título se viam relegados para as últimas posições da grelha – entre eles, António Félix da Costa (DS Techeetah), a partir de 22.º.

Partida relativamente tranquila para todo o pelotão, com excepção para os britânicos Alexander Sims (Mahindra), que ficava retido na grelha, e Tom Blomqvist (NIO 333), que descia às boxes com problemas no seu monolugar ao fim da primeira volta.

Numa pista estreita e com poucas oportunidades de ultrapassagem, Nyck de Vries, no outro Mercedes, continuava a mostrar a sua agressividade atacando Alex Lynn (Mahindra) e Oliver Rowland (Nissan) pelos lugares cimeiros.

Pouco depois do primeiro período de activação dos “Attack Modes”, e com cerca de dez minutos disputados, uma luta acesa entre Sébastien Buemi (Nissan) e Rene Rast (Audi) acaba com a barra de direcção destruída para o alemão, o “Safety Car” trazido para pista e uma penalização de dez segundos para Buemi que o atiraria para fora do Top-10.

Nuvens cinzentas iam aproximando-se da zona Este de Londres no recomeço da corrida, ainda com Vandoorne na liderança e com o seu “Attack Mode” activado. O português Félix da Costa ia aproveitando todas as quezílias à sua frente para subir posições e aproximar-se rapidamente dos lugares pontuáveis, ao contrário do seu colega de equipa Jean-Éric Vergne e do seu rival no campeonato Sam Bird (Jaguar), que se iam mantendo no 18.º e 19.º postos respectivamente.

Logo após excelente ultrapassagem a Nick Cassidy (Envision), desastre para Félix da Costa e novo “Safety Car” para pista. Um empurrão defensivo por parte de André Lotterer (Porsche) na recta da meta acaba com a roda dianteira esquerda do DS Techeetah destruída e o abandono do português. Um desfecho muito desapontante, em particular tendo em atenção as contas do campeonato, depois de dez lugares ganhos em menos de 20 minutos de corrida.

Polémica antes do recomeço, com Lucas di Grassi (Audi) a entrar nas boxes aparentemente sem paragem e a assumir dessa forma a liderança da corrida – o limite de 50 km/h dentro das boxes acabava por ser mais rápido que a velocidade do Safety Car, uma táctica que colocou o brasileiro sob investigação dos oficiais de corrida.

Mais caos na chicane das curvas 10 e 11, com Rowland a falhar a travagem e a embater forte na traseira do Mercedes de Vandoorne, que cai da liderança da corrida para o 15.º lugar. Nyck de Vries, que entretanto havia assumido temporariamente a liderança, acaba a perder posições para di Grassi e Alex Lynn, ambos com “Attack Mode” à sua disposição nesta altura.

Com um terço de corrida por disputar, as nuvens continuavam a ameaçar e o trio da frente construía uma vantagem saudável sobre os perseguidores liderados por Mitch Evans (Jaguar), que à semelhança de muitos outros pilotos conduzia com danos aerodinâmicos no seu monolugar. Pouco depois, confirmação da infracção de di Grassi.

A direcção de corrida atribuía uma penalização de “Drive-Through” ao brasileiro, que acabaria por não a servir de imediato e aguardava pelo resultado do apelo da Audi encabeçada por Allan McNish, o escocês a “sprintar” em direcção aos comissários para apresentar a sua defesa.

Mais um acidente perto do fecho do E-Prix, novamente na curva 10 e desta vez a vitimar Sam Bird e Norman Nato (Venturi) que acabam por conseguir retomar a corrida. Ainda sob condições de bandeira verde e a chuva a manter-se à margem da zona das docas londrinas, a direcção de corrida mostra bandeira preta a Lucas di Grassi, efectivamente eliminando o brasileiro dos resultados da corrida.

Desta forma, a vitória foi mesmo atribuída a Alex Lynn, o segundo a cruzar a meta para vencer pela primeira vez na Fórmula E. Nyck de Vries consegue um segundo lugar importantíssimo para as contas do campeonato e Mitch Evans completa o pódio de uma corrida repleta de incidências e controvérsia.

Com os resultados confirmados, Nyck de Vries é primeiro no campeonato de pilotos e ajuda a Mercedes a subir a segundo no de construtores, sete pontos apenas atrás da Envision. Ainda com tudo em aberto, a jornada dupla de Berlim acontece no fim de semana de 14 e 15 de Agosto, para fechar a sétima temporada da Fórmula E.

Foto de Capa: Mahindra Racing

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

Bruno Lage tem decisão nas mãos: eis os 5 pontas de lança do Benfica

O Benfica conta com cinco avançados sob contrato, com Andrea Belotti a ser o único nome que termina contrato no verão de 2025.

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

PUB

Mais Artigos Populares

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.

Arsenal pondera avançar por guarda-redes que já custou 80 milhões de euros e que pode sair por apenas 6 milhões de euros

O Arsenal pode avançar para a contratação de Kepa Arrizabalaga, guarda-redes que conta com um contrato com o Chelsea.

Estoril Praia oficializa saída de 5 jogadores

O Estoril Praia não avançou para a renovação de contrato de cinco jogadores. Nomes dos sub-23 deixam o clube.