Um Sporting CP de sofrer até ao fim

Sporting CP de sofrer, NOTÍCIA Do sporting do bola na rede

Sporting CP de sofrer

Um Sporting que vence, mas não convence

Nos últimos três jogos para o campeonato, o Sporting CP fez o pleno de pontos, nove pontos, três vitórias. Três triunfos pela margem mínima. 0-1 na Amoreira contra o Estoril de Praia SAD, 1-0 em Alvalade frente ao CS Marítimo e 1-2 no reduto do Arouca. Há cada vez mais qualidade na liga portuguesa e isso faz com que os pontos estejam também eles cada vez mais caros.

No jogo contra a equipa sensação do campeonato, os leões apanharam os estorilistas numa noite desinspirada. A verdade é que mesmo assim os comandados de Rúben Amorim não foram capazes de ir além do 0-1. Sporting CP de sofrer

Na jornada seguinte frente ao Marítimo, os da casa remataram 25 vezes à baliza dos insulares, tendo apenas sete visado a baliza. O único que fez balançar as redes foi o de Pedro Porro da marca dos 11 metros ao cair do pano. Os verdes e brancos criaram oportunidades atrás de oportunidades, mas faltou claramente eficácia. Foi sem dúvida nenhuma a resposta da equipa às palavras que lhes foram dirigidas relativamente ao facto de que sem Pedro Gonçalves perdem capacidade ofensiva.  Sporting CP de sofrer

No último encontro a contar para a liga, a turma de Alvalade defrontou o Arouca. Amorim inovou com a entrada de Bragança e até ao golo marcado aos 16 minutos, o Sporting pareceu definitivamente mais capaz de segurar a bola. Depois do golo deixou-se adormecer e no começo da segunda metade levou com a resposta dos arouquenses. Para felicidade dos sportinguistas, Nuno Santos com ajuda do guarda-redes adversário conseguiu colocar os visitantes de novo na frente do marcador. Daí em diante não houve mais golos, mas os de verde e branco tiveram de suar até ao fim para trazer os três pontos para casa.

Sporting CP de sofrer

Será Bragança a solução para este Sporting?

Apesar de ter sido mais uma vitória suada, o primeiro quarto de hora frente ao Arouca com Daniel Bragança de início foi bastante interessante. O miúdo formado em Alcochete joga de cabeça levantada e tem uma noção do espaço acima da média. Controla tudo o que o rodeia, parece que tem olhos na nuca. Recebe sempre orientado e antes de receber o esférico já sabe onde o colocar de imediato. Dá outra capacidade ao meio-campo do Sporting. E contando ainda com Matheus Nunes, o meio-campo dos leões fica realmente bem preenchido. A capacidade de ter bola aumenta, e estando mais tempo com a bola, a probabilidade de sofrer diminui e a de marcar aumenta.  Sporting CP de sofrer

Na época passada foram a melhor defesa do campeonato e esta temporada continuam no mesmo caminho. Quanto ao ataque é que não se pode dizer o mesmo. Nesse capítulo são necessárias melhorias e creio que podem partir de preencher o meio-campo como vimos já neste último jogo contra os arouquenses.   Sporting CP de sofrer

No regresso do Sporting à Liga dos Campeões notou-se a dificuldade da equipa em segurar a bola e de ter um ataque continuado. Ter o jovem de Fazendas de Almeirim em campo, ao lado de Palhinha e de Matheus Nunes, permite aos leões ter um maior controlo do miolo, levando a que de certa forma possam monopolizar a posse da bola.

No jogo contra o BVB Dortmund já não foi tanto assim. Sentiu-se por outro lado impotência no ataque do Sporting. O trio de ataque levou pouco perigo à baliza adversária e sempre pouco sustentado pelo resto do coletivo. A exibição da segunda jornada foi melhor que a da primeira e consequentemente também o resultado foi melhor. Ainda não foi positivo, mas pelo menos defensivamente, a formação de Amorim mostrou o porquê de serem conhecidos por terem uma defesa sólida. Ofensivamente há indubitavelmente muito a trabalhar. Sporting CP de sofrer

Sporting CP de sofrer, Bragança com a bola pronto para cruzar
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
Sporting CP de sofrer

Onde está o pragmatismo do ano passado?

A imagem que o Sporting deu durante grande parte da temporada transata foi a de que precisava de poucas oportunidades para fazer golo. Este ano isso não está a acontecer. Na reta final do campeonato o cenário começou a mudar e assistiu-se a uma crescente dificuldade de colocar a bola no fundo das redes. O ataque produz, mas não consegue concretizar. E se com Pote é pode ser um trabalho árduo, sem ele a tarefa fica ainda mais complicada.

Mesmo tendo sido campeão, o clube de Alvalade venceu 12 das 34 jornadas pela margem mínima. Por esta altura na temporada passada já tinha vencido dois encontro pela diferença mínima, nesta edição já leva o dobro.  Sporting CP de sofrer

O Sporting não podem depender tanto de um só jogador e a equipa técnica tem tentado combater essa situação. Ter um ataque continuado é importante para uma equipa que quer vencer todos os jogos e com um meio-campo mais povoado está mais próximo de o conseguir. O ataque precisa de ser mais incisivo, e contando com mais peças a servir os homens da frente, estes podem vir a dispor de mais reais oportunidades de perigo.

Sporting CP de sofrer

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Guedes vai trocar Wolves pela Real Sociedad: Eis os valores

Gonçalo Guedes está a caminho da Real Sociedad. Internacional português regressa à La Liga neste mercado de verão.

Al Hilal tem Darwin Núñez como prioridade e Liverpool autorizou conversas

O Al Hilal definiu Darwin Núñez como a prioridade para reforçar o ataque. Conversas entre todas as partes em andamento.

Al Nassr de Jorge Jesus bate União de Leiria Sub-23 sem Cristiano Ronaldo e João Félix

O Al Nassr venceu este domingo o União de Leiria Sub-23 por 2-1 na Cidade do Futebol. Cristiano Ronaldo e João Félix não jogaram.

Sporting vai ter 2 reforços não oficializados às ordens de Rui Borges no regresso aos treinos

O Sporting vai voltar a treinar esta segunda-feira depois de dois dias de folga. Ricardo Mangas e Georgios Vagiannidis estarão às ordens de Rui Borges.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola exalta jogador do FC Porto: «Enlouqueceu os jogadores de Diego Simeone»

Victor Froholdt está em destaque na imprensa espanhola. Exibição do médio do FC Porto frente ao Atlético Madrid não passou despercebida.

Benfica: Já é conhecida possível duração de contrato de Kerem Akturkoglu no Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu está mais perto de deixar o Benfica e rumar ao Fenerbahçe. Já se sabe a possível duração de contrato.

João Palhinha explica decisão de rumar ao Tottenham e voltar à Premier League

João Palhinha reforça o Tottenham e está de regresso à Premier League. Médio português aborda mudança para Inglaterra.