Juventus FC x Atalanta BC | 2 “senhoras” à procura de estabilidade

Liga Italiana, Jornada 14: sábado, 17h00, 27 de novembro de 2021

 ANTEVISÃO: Sem espaço para errar na luta… pelo quarto lugar

De um lado a “vecchia signora” [a velha senhora], do outro “la dea” [a deusa]. Duas senhoras, de impor respeito, que se encontram este sábado com olhos postos nos primeiros lugares, mas sabendo que há muitos adversários à espera de uma escorregadela.

UMA VITÓRIA DA JUVENTUS COM AMBAS EQUIPAS A MARCAR ESTÁ COM UMA ODD INCRÍVEL! VÊ E APOSTA COM A BWIN!

Tempos houve em que um Juventus x Atalanta seria um encontro banal no meio de uma jornada da Liga italiana. O saldo de confrontos extremamente desequilibrado, a favor da Juventus pois claro, espelha bem essa realidade. Durante muito anos a Atalanta foi um alvo fácil, uma equipa da segunda da metade da tabela, mas as coisas têm vindo a mudar. A formação de Bérgamo está a jogar Liga dos Campeões pelo terceiro ano consecutivo e, esta temporada, volta a ser candidata ao top-4 da tabela.

Quer isto dizer que Juventus e Atalanta atravessam ciclos muito distintos. Na época passada, a “Juve” viu a sua série de nove títulos seguidos ser interrompida e, este ano, as coisas correm ainda pior. O sexto lugar, a 11 pontos dos líderes AC Milan e SSC Napoli, é sinónimo de desastre para um clube com as aspirações da Juventus.

A verdade é que o problema da “vechia signora” não vem de agora. Já há alguns anos que fica a sensação de que, mesmo com títulos, a qualidade de jogo estava muito aquém do expectável. Quando os adversários começaram a crescer, e neste momento são várias as equipas italianas em fase ascendente, a Juventus começou a pagar o preço. A base do plantel é a mesma há vários anos e as contratações pouco ambiciosas, para além da dependência excessiva de Ronaldo, revelam algum comodismo de Agnelli, Nedved e companhia.

Hoje, a pressão vai estar do lado da Juventus. Os adeptos esperam uma resposta à goleada sofrida a meio da semana, em Londres, frente ao Chelsea FC e não querem ver a sua equipa ainda mais longe dos lugares cimeiros. No pior dos cenários, uma derrota pode empurrar a “vecchia signora” para o nono lugar, o que até poderia colocar o lugar de Allegri em risco.

Já do lado da Atalanta, o momento mais tranquilo não significa que os “orbini” não estejam à procura da vitória. O sucesso recente traz também mais responsabilidade para um clube que vai deixando de ser um outsider e é já um assumido candidato aos lugares de Liga dos Campeões. O momento é ideal para conseguir a primeira vitória em 32 anos no terreno da Juventus. A diferença está entre pressionar o terceiro lugar do FC Internazionale Milano ou ver a concorrência da AS Roma, SS Lazio, Juventus e ACF Fiorentina a aproximar-se.

 

10 DADOS RÁPIDOS DA JUVENTUS E ATALANTA

  1. Estas equipas já se defrontaram em 134 ocasiões. O saldo é de 72 vitórias para a “Juve”, 46 empates e 16 triunfos da Atalanta.
  2. O primeiro duelo ocorreu em 1948 e a Juventus venceu por 4-2.
  3. Olhando apenas aos jogos em Turim, só se encontram quatro vitórias da Atalanta, contra 43 da Juventus.
  4. A maior goleada foi um 7-1, favorável à Juventus, em 1951/1952.
  5. A última vitória dos homens de Bérgamo no terreno da “Juve” foi em 1989. O único golo do jogo foi marcado pelo então jovem, Claudio Caniggia.
  6. Ainda assim, a Juventus não vence a Atalanta em casa há três temporadas.
  7. Alessandro del Piero é o melhor marcador dos jogos entre Juventus e Atalanta, no século XXI, com 10 golos.
  8. Do lado da Atalanta, os mais concretizadores são Dúvan Zapata e Andrea Lazzari, com cinco golos frente à Juventus neste século.
  9. O treinador da Atalanta, Gian Piero Gasperini, começou tanto a carreira de jogador como a de treinador na Juventus. Em campo passou despercebido, entre 1976 e 1978. No banco, treinou vários escalões jovens entre 1994 e 2003.
  10. No frente a frente entre Allegri e Gasperini, a vantagem vai para o técnico da “Juve” com o registo de 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas.

 

JOGADORES A TER EM CONTA


Morata –A Juventus tem apenas o 12º melhor ataque da Liga italiana e muitas das responsabilidades estão sob os ombros do avançado espanhol, que só marcou duas vezes no campeonato. A Atalanta sofre há nove jogos seguidos para a Liga e Morata terá de se certificar que esse registo negativo continua.

Dúvan Zapata –Depois de um começo mais lento, o colombiano voltou à boa forma e marcou nos últimos seis jogos da Atalanta, levando oito golos em onze jogos na Liga. Frente à “Juve”, Zapata vai tentar continuar o bom momento.

 

XI’S PROVÁVEIS DA JUVENTUS E ATALANTA

Juventus FC: Szczesny; Danilo, Chiellini, De Ligt, Alex Sandro; McKennie, Locatelli, Cuadrado, Chiesa; Dybala, Morata

Treinador: Massimiliano Allegri

“Temos de dar os parabéns à Atalanta pelo que têm feito nos últimos anos. Jogar contra eles é sempre complicado. Eles marcam muito, mas também sofrem, vamos ter de fazer um bom jogo tanto no ataque como da defesa”

 

Atalanta BC: Musso; Zappacosta, Marten de Roon , Tóloi, Palomino, Maehle; Freuler, Koopmeiners, Pasalic, Ilicic; Zapata

Treinador: Gian Piero Gasperini

Não foi possível recolher declarações do treinador da Atalanta BC.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.