Um problema extremo e Úma(ro) solução a ter em conta | SL Benfica

- Advertisement -

Extremos procuram-se. É, pelo menos, o que as constantes testagens táticas de Nélson Veríssimo aparentam indicar. O atual técnico da principal equipa do Sport Lisboa e Benfica tem encostado às linhas jogadores que teriam, num plano académico, maior preponderância em terrenos interiores – Paulo Bernardo, João Mário e até Rafa, que explanou o seu melhor futebol esta época em dinâmicas centrais.

Não será, de todo, a melhor solução, mas a verdade é que escasseiam extremos que cumpram com o desejado. Everton ainda se está a encontrar e até pode encontrar a porta de saída, Lázaro conta para lateral, Gil Dias ainda não convenceu e não tem sido aposta, Radonjic pode não completar sequer o mês de janeiro nas águias e Diogo Gonçalves começa agora a reaparecer.

Sobra Darwin pela esquerda e… quem pela direita? Olhando para o plantel principal é difícil encontrar um plano. Todavia, há sempre um plano B – o plano SL Benfica B. E olhando para os Bês dos encarnados damos de caras com uma solução chamada Úmaro Embaló. O extremo canhoto de 20 anos vem reclamando uma chamada ao patamar cimeiro toda esta época.

Num SL Benfica B em evidência e líder da Segunda Liga, todos parecem jogar bem. Úmaro Embaló, contudo, parece jogar melhor. Continua a potenciar em campo a sua enorme capacidade de desequilíbrio, mas de uma forma muito mais ponderada. Cada vez escolhe melhor os momentos em que deve aplicar a sua capacidade técnica e os momentos em que a vertente tática se sobrepõe.

Decide também cada vez melhor. E as sete assistências (a que se juntam quatro golos) em 18 partidas esta temporada exemplificam essa tomada de decisão que o “85” dos Bês tem evidenciado. Posto isto, ofensivamente está feito um tremendo futebolista para a sua idade e contexto. Todavia, não é só no último terço que tem crescido e ampliado o seu leque de capacidades.

Defensivamente está mais comprometido com a equipa. Apesar da sua iminente vertigem ofensiva, preocupa-se com o auxílio que tem que prestar à equipa no momento defensivo, vindo esta época adquirindo uma leitura do seu próprio posicionamento muito interessante. Além disso, tem pulmão e velocidade para encaixar bem nas tarefas de ala num 4-4-2 que Veríssimo queira implementar na equipa A.

É uma questão de oportunidade. Oportunidade essa que Úmaro Embaló reclama há já algum tempo e oportunidade essa que o SL Benfica não devia desperdiçar. Trata-se de um jogador diferenciado (como se viu pelo golo que lhe deu o prémio de melhor golo de dezembro da Segunda Liga) e que em 2018 esteve na porta de saída do clube e na de entrada do RB Leipzig. Ficou, trabalhou, melhorou e agora chegou o momento dele.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence Dibba Al Fujairah por 4-2

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Dibba Al Fujairah por 4-2, no jogo da 23ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Carlos Queiroz apresentado como selecionador do Gana: «Esta alma é grande»

Carlos Queiroz foi oficialmente apresentado como novo selecionador do Gana, assumindo a nona seleção nacional da sua carreira.

Carlos Alcaraz falha o Roland Garros devido a lesão

Carlos Alcaraz, de 22 anos, vai falhar o Roland Garros e o Masters 1000 de Roma devido a lesão, comprometendo a defesa do título em Paris.

As primeiras palavras de José Neto depois da renovação pelo Benfica: «Tenho muito a agradecer a José Mourinho pelo que tem feito por mim»

José Neto renovou contrato com o Benfica até 2031. O lateral esquerdo deu uma primeira entrevista depois da oficialização.

PUB

Mais Artigos Populares

Lens garante empate épico depois de estar a perder por 3-0 contra o Brest… mas abre caminho ao PSG na luta pelo título da...

O Lens esteve a perder por 3-0, mas resgatou um empate por 3-3 na visita ao terreno do Brest. Ainda assim, clube está mais longe do sonho do título.

Alverca vence Arouca e garante matematicamente a manutenção na Primeira Liga

O Alverca vai continuar na Primeira Liga. Emblema do Ribatejo confirma continuidade na prova com vitória sobre o Arouca.

Héctor Bellerín marca nos descontos e Real Bétis trava Real Madrid que pode ir a Camp Nou perder o título da La Liga

O Real Bétis conseguiu resgatar um empate contra o Real Madrid. Golo de Héctor Bellerín nos descontos deu pontos ao conjunto da casa.