Sporting CP x FC Famalicão: Tempo de poupanças? Há um enguiço para quebrar!

ANTEVISÃO: A AMBIÇÃO COMUM PARA PELEJAS DISTINTAS

A perseguição ao líder FC Porto subsiste por mais uma jornada do campeonato português. Sporting Clube de Portugal, atual segundo classificado, e Futebol Clube de Famalicão, 16.º na tabela classificativa, sinalizam o seu reencontro no Estádio José Alvalade XXI. A jornada 21 opõe aspirações de tom diferente, mas com possibilidade de execução.

OS LEÕES NÃO VENCEM O FC FAMALICÃO PARA O CAMPEONATO DESDE 93/94. SERÁ QUE É DESTA? APOSTA COM A BWIN

Se os leões de Rúben Amorim procuram estimular e adoçar o paladar com o doce sabor dos triunfos, usando o embalo da Taça da Liga e da vitória no Jamor, – perspetivando a continuidade, o espírito jogo a jogo – os famalicenses reúnem a pretensão de recuperar algo que lhes foge desde 13 de janeiro de 2021 e que podia ter sido carimbado na jornada anterior, defronte do Arouca.

Do lado do Tejo, a recuperação do capitão Sebastián Coates e a inclusão de Islam Slimani no plantel do Sporting CP, induzem ao aumento de opções para o embate com os minhotos. Porém, o perigo de exclusão é iminente e conduzirá a alterações para o Clássico: Pedro Porro, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Pedro Gonçalves e Paulinho urgem escapar ao levantar da cartolina. Do lado do Minho, Heriberto Tavares e Diogo Figueiras integram o lote de indisponíveis sob o comando técnico de Rui Pedro Silva.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Ao fim de 20 jornadas, o Sporting CP apresenta a defesa menos batida do campeonato com 13 golos sofridos;
  2. O último triunfo das duas equipas ocorreu diante do Belenenses SAD;
  3. Nos últimos cinco embates entre as duas formações, verificaram-se três empates e uma vitória para cada lado;
  4. Contabilizando apenas jogos para o campeonato, a última vitória dos leões diante do FC Famalicão remonta à temporada de 1993/1994;
  5. O leão Fernando Peyroteo foi quem mais vezes fez balançar as redes adversárias (oito golos). No sentido inverso, Álvaro Pereira apontou quatro tentos certeiros;
  6. Em Alvalade, os resultados mais comuns incidem sobre 3-0 ou 2-0 a favor do Sporting CP;
  7. Nos últimos cinco embates fora de portas, o FC Famalicão regista apenas um triunfo (2-5 vs. Boavista FC);
  8. Nas cinco jornadas anteriores, o Sporting CP sofreu oito dos 13 golos concedidos no campeonato português.
  9. O mercado de transferências arquitetado para as duas últimas épocas experimentou três mudanças de Famalicão para Alvalade: Pedro Gonçalves, Rúben Vinagre e Manuel Ugarte;
  10. Islam Slimani pode estrear-se (novamente) de leão ao peito diante do FC Famalicão.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pablo Sarabia – o internacional espanhol está a viver o melhor momento de leão ao peito. A qualidade técnica, a primazia conferida ao pormenor, o domínio e o controlo de bola e a visão de jogo demonstrada são acrescentos na certeza de qualquer sportinguista: o jogador mais diferenciado deste campeonato. Que o regalo aumente…

 

Sporting FC Famalicão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Iván Jaime – o jogador mais esclarecido do FC Famalicão parece não ter suporte e guarida do resto do plantel. O box-to-box mescla primor técnico, qualidade de passe, resistência e velocidade. A realização do resto de uma boa metade de temporada pode conduzir a voos mais altos…

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP (3-4-3): Adán; Coates; Inácio; Feddal; Matheus Reis; Matheus Nunes; Palhinha; Pedro Porro; Pedro Gonçalves; Pablo Sarabia; Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

“É o jogo mais importante. Ainda não ganhámos ao Famalicão, sabemos da qualidade dos seus jogadores. Queremos melhorar em relação ao jogo de lá, porque temos sempre essa referência, por isso vamos encarar este jogo como mais uma final.”

 

FC Famalicão (3-4-3): Luiz Júnior; A. Penetra; Riccieli; Alex; Ivo Rdrigues; Pickel; Gustavo Assunção; Adrián Marín; Bruno Rodrigues; S. Banza; I. Jaime.

Treinador: Rui Pedro Silva

“Olhando ao desempenho em toda a época, o Sporting é a equipa com um jogo mais padronizado. Se isso faria com que fosse simples identificá-lo, a verdade é que o torna mais forte. E a sua liderança mostra que estão juntos e unidos. No entanto, esse tipo de exigência também nos cria um desafio aliciante”

 

PREVISÃO DO RESULTADO: SPORTING CP 3-1 FC FAMALICÃO

Artigo revisto por Joana Mendes

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela viaja até Espanha e procura melhorar resultados em relação ao começo de 2025/26

O Tondela vai realizar um particular contra o Ferrol na quarta-feira. O jogo vai ser disputado n'A Malata, casa dos galegos.

Barcelona de olho em avançado que só pode contratar no verão de 2026

Etta Eyong está a impressionar na frente de ataque do Levante e o Barcelona encontra-se a avaliar a sua possível contratação.

Julian Draxler recorda passagem pelo Benfica: «Um clube realmente fantástico»

Julian Draxler, atualmente ao serviço do Al Ahli do Qatar, recordou com carinho a época que passou no Benfica, em 22/23, por empréstimo do PSG.

Lucas D’Agrella estreia-se nos convocados da Seleção Sub-20

O defesa do Farense, Lucas D’Agrella, foi chamado pela primeira vez à Seleção Sub-20. O jogador tem vindo a destacar-se ao serviço do emblema algarvio.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal está seguro sobre a situação de Viktor Gyokeres

O Arsenal está satisfeito com o começo de Viktor Gyokeres no clube, já que o jogador se encontra numa fase de integração.

Podcast À Prova de Bola #13 –  Análise ao Clássico entre o FC Porto e o Benfica

O À Prova de Bola analisa o Clássico entre o FC Porto e o Benfica deste domingo e as implicações para as formações de Francesco Farioli e de José Mourinho.

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.