Luta a três? Parece que sim… mas ninguém sabe | Fórmula 1

Terminaram no sábado os testes de pré-temporada de Fórmula 1. Depois do shakedown em Barcelona, as equipas tiveram direito a três dias de testes no Bahrain, no mesmo circuito de Sakhir onde, na próxima semana, terá lugar a primeira ronda do Mundial de 2022.

Estes dias deixaram-nos com mais dúvidas do que certezas (o que é bom), mas houve uma equipa em particular que apresentou consistência para ser incluída no lote de candidata aos lugares da frente (e quiçá ao título).

A Ferrari esteve bastante bem, quer em Barcelona, quer no Bahrain. Não só na tabela de tempos, com Charles Leclerc e Carlos Sainz a fazerem tempos competitivos, mas também no que toca à fiabilidade, com ambos os pilotos a acumularem vários quilómetros, sem aparentarem ter problemas de maior. Mas quem terminou o último dia de testes com o melhor tempo foi mesmo o atual campeão do mundo.

Max Verstappen rodou em 1:31.720 minutos, com a Red Bull a trazer novidades para o último dia no que toca aos sidepods, à cobertura do motor e ao fundo do carro. Tal como a Ferrari, a Red Bull conjugou bons tempos com boa fiabilidade, e, tendo em conta que já tem nas suas fileiras o piloto campeão do mundo, é apontada pela maioria como a favorita para o início da época. Mas, nesta história toda, onde está a Mercedes?

Se acreditarmos nos seus pilotos, (Lewis Hamilton e agora George Russell) a Mercedes parte em desvantagem para Red Bull e Ferrari. Como a história ainda conta alguma coisa, tenho as minhas dúvidas. Mas as dificuldades sentidas pelos flechas de prata (de regresso à versão prateada) foram algumas. Apesar das novidades do primeiro dia, com a equipa a trazer um carro com pontões muito pequenos (muito mesmo), os dois britânicos têm tido dificuldades a guiar o carro, fazendo tempos discretos em comparação com os rivais. Diga-se ainda que o porpoising continua a ser um problema para algumas equipas, faltando saber se será resolvido antes do próximo fim de semana.

Abaixo destas três equipas, fica difícil adivinhar qual vai ser a ordem. A McLaren, que podia estar no lote dos melhores, debateu-se com dois grandes problemas. O primeiro foi o de sobreaquecimento nos travões, o que levou a que a equipa fizesse poucas voltas ao longo destes dias (sendo mesmo a equipa que rodou menos no último dia). O outro problema (provavelmente, o maior de todos) é que não tivemos Daniel Ricciardo nos testes do Bahrain. O australiano testou positivo à covid-19, Norris fez todas as sessões dos três dias e Ricciardo pode inclusive estar em dúvida para o próximo fim de semana.

Depois disso, todas as outras equipas tiveram altos e baixos. A Alpine foi tendo vários problemas de fiabilidade ao longo dos dias, mas, no último dia, Fernando Alonso fez o quarto melhor tempo, com os problemas de fiabilidade a não aparecerem. Depois dos problemas de Barcelona, a Alfa Romeo rodou muito no sábado, com 150 voltas efetuadas. A Williams, que na sexta-feira tinha visto os travões de Latifi incendiarem-se, recuperou bem no dia seguinte e também fez muitas voltas. Aston Martin e AlphaTauri também fizeram tempos interessantes.

E depois há a Haas. Com tanta turbulência à volta da saída de Nikita Mazepin, a equipa norte-americana parecia que ia continuar a ter azar, com o material dos carros a chegar atrasado e a fazer com que não pudessem rodar na quinta-feira de manhã. Assim, Kevin Magnussen e Mick Schumacher tiveram duas horas adicionais no final de cada dia para fazerem os carros rodar, aproveitando essas condições para se colocarem nos primeiros lugares da tabela de tempos (Magnussen mais rápido sexta-feira, Schumacher segundo no sábado). Isto quer dizer que a Haas é candidata ao título? Não, mas não é assim tão evidente que sejam últimos no campeonato (muito menos a passar mais um ano sem pontuar).

Para a semana é que conta e o que está escrito neste artigo agora pode vir a revelar-se totalmente errado dentro de uma semana. Mas essa é a grande curiosidade relacionada com um ano com novos regulamentos. Ninguém sabe o que esperar. E isso torna tudo absolutamente fascinante.

Foto de Capa: Red Bull Racing  

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC prepara mudanças radicais na baliza

O Vitória SC deverá ver o seu plantel a sofrer algumas mudanças. Bruno Varela e Charles poderão deixar o D. Afonso Henriques.

Guga Rodrigues no radar do Braga

Guga Rodrigues está referenciado pelo Braga. O médio português atua na China, mais precisamente no Beijing Guoan.

Al Hilal vira atenções para jogador emprestado ao Chelsea após recusa de Victor Osimhen

O Al Hilal pode avançar para a contratação de Jadon Sancho, depois de ver falhada a tentativa de assegurar Victor Osimhen.

Ricardo Velho apontado ao futebol mexicano

Ricardo Velho pode deixar o Farense no próximo mercado de transferências. O jogador é pretendido pelo Cruz Azul.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG avança para contratação de defesa do Bayern Munique

O PSG está interessado em contratar Kim Min-jae ao Bayern Munique. Luís Campos esteve reunido com os representantes do defesa central.

Benfica tem pressa para fechar reforço para o Mundial de Clubes 2025

O Benfica pretende a contratação de um lateral direito nos próximos dias. Tomás Araújo não viajou para os Estados Unidos da América.

Sporting: jovem pretendido por equipa da La Liga 2

O Sporting pode ver Adam Arvelo sair do clube no próximo mercado de transferências. O jogador interessa ao Las Palmas.