Antevisão WEC: Testes e expectativas? Não, “sandbagging”

A primeira corrida da WEC será exatamente onde o prólogo foi realizado: Sebring. Os pilotos irão correr as 1000 milhas este fim de semana e começaram a testar as suas máquinas nos dias 12 e 13 de março. Mas, o que aprendemos com esses testes? É isso que vamos abordar neste artigo. Vamos falar por categorias para facilitar a compreensão de tempos e expectativas.

A “surpresa” (apesar de, mais uma vez, são testes) foi mesmo os LMP2 a liderarem a tabela de tempos por três treinos consecutivos. Sim, deveriam ser mais lentos que os LMDh, mas não o são, e por esse mesmo motivos, a ACO (Automobile Club de l’Ouest) decidiu que queria abrandar os carros da segunda classe em 2021 e para a frente. Mas nem assim, ficaram mais lentos. De notar que o primeiro dia de testes foi interrompido pela chuva.

CLASSES DA WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP

LMDh – Apesar de estarem só três equipas nesta categoria (Apine, Glickenhaus e Toyota), totalizando quatro carros, foi a equipa francesa #36 (André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere) que se destacou por conseguir ficar por três vezes à frente dos restantes carros. Com os tempos a baixarem a cada treino, foi possível entender que, também, aqui, há muito sandbagging (um género de esconder jogo). Comparado ao tempo de pole de 2019, que foi a última corrida antes da COVID-19, estão 8s mais lentos. A Toyota, que é a atual campeã da WEC, não se interessou em fazer melhores tempos ou causar boa impressão, ficando somente uma vez no primeiro lugar, com o carro #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopes) e com um tempo nada interessante (1,51.2s comparado a 1,48). Foi, também da Toyota, o #8 (Sebastian Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa) a conseguir mais voltas feitas nestes quatro dias de testes, com 218 voltas.

LMP2 – Com 15 equipas a prepararem-se para a 10ª temporada da WEC, o #41 da RealTeam By WRT, que conta com o anglo-luso Rui Andrade, Ferdinand Habsburg e Norman Nato, marcou dois dos quatro tempos mais rápidos na categoria. Já o #22 da United de Filipe Albuquerque, Philip Hanson e Will Owen, conseguiu o tempo mais rápido no último dia (1,48.439). A PREMA Orlen Team #9, conhecida equipa de F2/F3 e que apresenta as novas caras da academia Ferrari, estreia-se este ano na WEC com o #8 e pilotos como Robert Kubica, Louis Deletrás e Lorenzo Colombo, conseguiram ainda um melhor tempo no segundo treino. Quem também teve direito a um brilho foi a Richard Mille Racing Team #1 que tem, nada mais, nada menos que Sebastien Ogier, oito vezes campeão de WRC (World Rally Championship) que ainda conseguiu fazer o terceiro melhor tempo à geral.

GTE PRO – Entramos nos carros mais lentos do pelotão, começando com a categoria de Gran Turismo Pro. Tem cinco equipas a competir entre elas, mas foi a Porsche GT Team #92 (Michael Christensen e Kevin Estre) que liderou três das quatro de testes, com o seu companheiro #93 (Gianmaria Bruni e Richard Lietz) logo atrás nas duas primeiras. As AF Corse #51 (Alessandro Pier Guidi e James Calado) e #52 (Miguel Molina e Antonio Fuoco) não saíram dos últimos dois lugares e ainda foram quase dois segundos mais lentos que o esperado pelas Ferraris. No meio, ficou a Corvette Racing #64 (Tommy Milner e Nicholas Tandy), que ainda fez o melhor tempo na última sessão de testes.

GTE AM – Nos carros mais lentos da WEC, foi a Dempsey Proton Racing #77 com Sebastian Praiulx, Christian Ried, Harry Tincknell e Memo Gidley, que conseguiu dois dos quatro tempos mais rápidos dos testes. Mas até à terceira sessão, tivemos outras duas equipas a brilharem no primeiro lugar da categoria, sendo elas a Team Project 1 #46, com Matto Cairoli, Mikkel Pedersen e Nicolas Leutwiler e também a Iron Lynx #60, com os pilotos Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Giancarlo Fisichella.

Testes serão sempre testes. Muitas vezes o jogo está a ser escondido e só daqui a uma semana teremos a verdadeira competição dos carros.

Mas o mais certo, e mais seguro, será dizer que a Toyota pode continuar a equipa vencedora, sempre com um olho na Alpine e na própria Glickenhaus, o que pode ser uma surpresa. Para os LMP2, espero ver os portugueses Albuquerque, da Costa (JOTA #38) e Andrade em posições de pódio como tem feito nos últimos anos e levarem o nome de Portugal mais longe.

Nos GTE PRO, acredito que a Porsche consiga ter uma boa prestação e espero que a Ferrari não esteja realmente com problemas nos seus AF Corse e que seja só mesmo jogo escondido. Para terminar, nos GTE AM, aguardamos para ver se a Ferrari vai ser melhor que a Porsche ou se será o contrário, como foi nos testes.

Foto de Capa: FIA WEC

Artigo redigido por Ana Catarina Ventura

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.